Flor de lótus: simbolismo e significado da flor do renascimento

Fascinante e dotada de uma aura particular de mistério: a flor de lótus é famosa por sua beleza, mas também por sua história milenar nas culturas orientais

- Continue depois da Publicidade -

A flor de lótus fascina a todos, não só pela sua beleza, mas também e sobretudo pela sua história milenar e pelo seu significado profundo. Vamos ver exatamente qual simbolismo está associado a esta flor maravilhosa.

A flor de lótus é uma planta aquática pertencente à família Nelumbonaceae e na natureza existem apenas duas variedades que crescem principalmente entre a América, Ásia e Austrália; no entanto, esta planta é difundida principalmente na América do Norte para fins alimentares.

 

Qual o simbolismo da flor de lótus?

 

flor de lotus
Foto: Pexels

 

A flor de lótus é um símbolo muito antigo. A principal característica associada à flor é a pureza junto com a capacidade de manter a beleza em meio à lama, onde ela nasce e vive.

- Continue depois da Publicidade -

Desde os tempos antigos, influenciou as culturas de muitos povos, desde o antigo Egito e por toda a Ásia.

 

flor de lotus
Foto: Pexels

 

- Continue depois da Publicidade -

Na cultura egípcia, por exemplo, a flor de lótus estava associada ao renascimento, no budismo está conectada à pureza divina e à iluminação, enquanto no hinduísmo está associada ao bem-estar.

O lótus tem a particularidade de ter raízes que se afundam na lama e de se manter sempre imaculado apesar de estar em águas estagnadas. Portanto, em geral torna-se o símbolo de quem consegue se manter puro e incontaminado em meio às dificuldades do mundo.

 

O significado da flor de lótus com base na cor

- Continue depois da Publicidade -

 

flor de lotus
Foto: Pexels

 

As flores de lótus mais famosas são brancas ou rosa. No entanto, existem muitas outras cores, que variam de significado.

  • Branco: indica a pureza espiritual, da mente, mas também a do corpo.
  • Rosa: a mais conhecida, representa as divindades, principalmente no budismo em que representa Buda.
  • Vermelho: um sinal de paixão, mas também de compaixão, esta flor representa todas as qualidades do coração.
  • Roxo: esta cor sempre esteve próxima do mistério e da espiritualidade. Novamente, a roxa é considerada o símbolo da meditação e ascetismo.
  • Azul claro ou azul: indica a vitória da espiritualidade sobre as paixões e apegos terrestres. Além disso, assume o significado de sabedoria e inteligência.

 

O significado da flor de lótus em tatuagens

 

 

Pelo seu extenso simbolismo, a flor de lótus, juntamente com a rosa e o lírio, é uma das flores mais tatuadas pelas mulheres. O fato desta flor crescer do lodo é o símbolo do renascimento e torna-a particularmente apreciada e por isso tem um significado profundo.

Na verdade, muitas pessoas optam por tatuá-la no final de um relacionamento amoroso como um sinal do fim de uma história e da relativa superação da decepção.

Em geral, fazer uma tatuagem de flor de lótus simboliza a força para superar as adversidades da vida, sentimentais ou não.

 

 

  • Confira também: Ora-pro-nobis: A planta rica em proteínas que você precisa conhecer

 

A flor de lótus no Yoga

 

A flor de lótus na Índia é o próprio símbolo do Yoga e da pessoa realizada. É um símbolo de pureza e grande beleza interior. Simboliza pureza de coração e mente.

À noite a flor se fecha e volta para o subsolo, ao amanhecer ela se abre novamente, mas sua beleza não é comprometida pela lama.

 

 

A flor de lótus no budismo

 

Você também pode gostar!

Publicidade

flor de lotus
Foto: Pexels

 

A flor de lótus no budismo é um símbolo auspicioso. No budismo, a história da flor indica o caminho de crescimento da alma, desde a lama do materialismo até a iluminação, passando pelas águas da experiência.

A alma dos melhores homens do budismo é imaculada, assim como a flor de lótus, que não é suja pela lama que a cerca.

 

flor de lotus
Foto: Pexels

 

Para o budismo, nosso coração é como uma flor de lótus fechada que floresce apenas graças às virtudes que se desenvolvem dentro dele. É por isso que Buda é retratado sentado em uma flor de lótus ou em posição de lótus.

No budismo, ela pode representar :

  • Paciência;
  • Pureza;
  • Ausência de desejos;
  • Amor por todas as coisas;
  • Estado de iluminação;
  • Desenvolvimento espiritual;
  • Confiança;
  • Autoconsciência.

 

A flor de lótus no Japão

 

flor de lotus
Foto: Pexels

 

No Japão, a flor de lótus está ligada àqueles que estão aprofundando seu conhecimento de si mesmos por meio de uma jornada em seu próprio mundo interior.

Ela é acima de tudo um símbolo de elegância e simplicidade, bem como pureza e beleza. É o símbolo da capacidade de permanecermos puros e inteiros, apesar do que nos rodeia.

 

 

A flor de lótus no Egito Antigo

 

flor de lotus
Foto: Pexels

 

No Antigo Egito, a flor de lótus estava ligada ao simbolismo do feminino. É um símbolo com qualidades puramente femininas e está ligado ao tema do nascimento e da renovação.

A pureza, delicadeza e beleza do lótus são uma reminiscência das qualidades femininas. Em particular, o lótus é um símbolo adequado para aqueles que estão passando por um momento de renascimento.

 

  • Veja também: Decoração com Plantas – Selva urbana é tendência. Saiba como escolher e cuidar das plantas em casa

 

 

Flor de lótus, como ela floresce?

 

flor de lotus branca
Foto: Pexels

 

As flores de lótus precisam de pelo menos um período de 60-90 dias com temperaturas entre 24 ° – 30 ° C e pelo menos 6 horas de luz solar direta para florescer.

Se você tem um lago artificial ou natural no jardim, ela pode ser plantada lá, mas deve-se levar em conta que é uma erva daninha que em pouco tempo se multiplicará por toda parte.

A planta se desenvolve em altas temperaturas e a floração ocorre no meio do verão. Mesmo nos meses de inverno, porém, não teme o frio e resiste mesmo que a superfície da água congele.

Uma vez adulta, a flor de lótus não requer cuidados especiais: a fertilização e a poda não são necessárias e é difícil de ser atacada por parasitas e doenças.

 

flor de lotus rosa
Foto: Pexels

 

flor de lotus
Foto: Pexels

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes