Montagem com duas fotos. De um lado, uma mesa posta com louças com desenhos azuis, taças, enfeite de pássaro e talheres prata. Do outro, mesa posta com pratos azuis e brancos, flores, talheres rosé gold, velas, etc

Mesa posta em estilo português: aprenda como montar usando os produtos importados de Portugal do Sam’s Club

Descubra como não errar na mesa posta em estilo português com dicas de cores, estampas e produtos gastronômicos

Compartilhe

Você já pensou em montar uma mesa posta em estilo português para receber os seus amigos e familiares em uma ocasião especial? Essa é uma forma de trazer um pouco da cultura, da história e da gastronomia de Portugal para a sua casa. Além disso, é possível impressionar os seus convidados com uma decoração charmosa, elegante e cheia de sabor.

Em seguida, você confere como fazer uma mesa posta em estilo português usando os produtos importados de Portugal do Sam’s Club, um clube de compras recheado de benefícios. Você vai aprender o que é e qual o verdadeiro sentido da mesa posta, como não errar na hora de montar a sua e muito mais. Continue lendo!

Qual o verdadeiro sentido da mesa posta?

Certamente você já ouviu falar em mesa posta! Trata-se da arte de arrumar a mesa com capricho e harmonia, usando elementos que combinem entre si e com a ocasião. Acima de tudo, é uma maneira de demonstrar o seu cuidado e atenção com as pessoas que você recebe em sua casa, pois cria um ambiente acolhedor e agradável para compartilhar uma refeição.

Mesa posta em estilo português com uma mesa de madeira com um pano preto cobrindo-a. Há quatro pratos brancos com desenhos florais azuis, um em cada canto da mesa. Cada prato tem uma colher de prata ao lado. Há também quatro jogos americanos de palha sob os pratos. No centro da mesa, há um cesto de frutas com uvas e maçãs. Há também um bule e um açucareiro brancos, e duas velas listradas de amarelo e branco. A imagem transmite uma sensação de aconchego e tradição.
Fonte: Canva

Mas você sabia que a mesa posta também pode trazer benefícios para a sua saúde e o seu bem-estar? Pois é, estudos mostram que comer com outras pessoas em uma mesa bem arrumada pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar a digestão, aumentar a autoestima e estimular a conversa e a convivência entre os convidados.

Assim sendo, que tal surpreender as pessoas que você vai receber em sua casa com uma mesa posta incrível, apostando no estilo de Portugal? Essa é uma forma de homenagear a cultura e a gastronomia desse país tão rico e diverso, com muito a nos ensinar sobre o prazer de comer bem.

Continue lendo a fim de descobrir o que você precisa para montar uma mesa posta em estilo português, com dicas de produtos e muito mais. Confira!

Como não errar na mesa posta?

Para acertar na decoração, é importante ter alguns itens essenciais, que vão servir para proteger, delimitar e enfeitar o seu espaço. Dessa forma, veja o que não pode faltar na sua mesa posta:

A imagem mostra uma mesa de madeira. Há quatro pratos brancos com o mesmo padrão floral. Os pratos estão acompanhados de talheres de prata e guardanapos bege. A mesa está decorada com um vaso com flores brancas e uma figura de um pássaro. A mesa está servida com copos de cristal e xícaras no mesmo padrão dos pratos. O fundo consiste em uma cadeira de madeira almofadada em azul e branca e um aparador de madeira com um vaso azul e branco. A imagem transmite uma sensação de requinte e classe.
Fonte: Canva
  • Jogo americano ou sousplat: são bases que protegem a toalha e delimitam o espaço de cada pessoa;
  • Prato raso: é o principal prato usado para servir a refeição. Ele pode ser de cerâmica, porcelana, vidro, madeira ou outro material;
  • Prato fundo: usado para servir sopas, caldos ou massas. Ele pode ser do mesmo material e estilo do prato raso, ou pode ser diferente, criando um efeito de sobreposição;
  • Prato de sobremesa: usado para servir doces, frutas ou queijos. Ele pode ser do mesmo material e estilo do prato raso e do prato fundo, ou não, trazendo contraste;
  • Talheres: são colocados ao lado dos pratos, seguindo a ordem de uso: faca e colher à direita e garfo à esquerda;
  • Copos: são colocados acima dos talheres, seguindo a ordem de tamanho: copo de água, copo de vinho e copo de licor.
  • Guardanapo: colocado sobre o prato raso ou ao lado esquerdo dos talheres, dobrado de forma simples ou decorativa;
  • Arranjo de mesa: é um elemento que traz charme e personalidade à sua mesa posta, podendo ser um vaso de flores, uma fruteira, uma vela, um objeto temático, ou uma composição com vários desses itens.

Dicas para não errar na mesa posta

Agora que você já sabe o que não pode faltar na sua mesa posta, vamos te dar 4 dicas para não errar na hora de arrumar a sua mesa, seguindo as regras de etiqueta e bom senso. Confira:

A imagem mostra uma mesa decorada com um tema floral e português. A mesa posta tem um prato branco com um desenho floral preto, talheres com cabo de bambu e um guardanapo rosa. Há também flores rosas na mesa. A toalha de mesa é de cor rosa-claro.
Fonte: Canva
  1. Escolha uma paleta de cores que combine com a ocasião;
  2. Harmonize os estilos dos elementos da mesa, evitando misturar peças muito diferentes ou contrastantes;
  3. Respeite o espaço dos convidados, deixando pelo menos 60 cm entre cada lugar e evitando colocar objetos muito altos ou volumosos que atrapalhem a visão ou a conversa;
  4. Sirva os alimentos de forma adequada, seguindo a ordem dos pratos e dos talheres, e usando travessas, bandejas, saladeiras e molheiras que combinem com a mesa.

Ideias de mesa posta em estilo português

Para inspirar você a montar uma mesa posta em estilo português, separamos algumas ideias que vão deixar a sua casa mais bonita e convidativa. Confira as dicas de como combinar cores, estampas, vinhos, azeites e louças portuguesas na sua mesa posta.

Cores

Sem dúvida, uma das características mais marcantes da mesa posta em estilo português é o uso de cores vivas e alegres, que remetem ao clima e à paisagem do país.

Tons de azul, verde, amarelo, vermelho e branco podem ser escolhidos, pois combinam entre si e criam um contraste interessante com a toalha branca ou bege. Outra opção é usar cores mais neutras, como cinza, marrom ou preto, para dar um toque de sofisticação e elegância à mesa.

A imagem mostra uma mesa coberta por um pano branco com um padrão floral azul e vermelho. O centro da mesa é um vaso de rosas-vermelhas e brancas. Há um vaso de cerâmica branco e um desenho floral azul e rosa. Há dois copos, um é um copo de vinho transparente rosado e o outro é um copo de vidro azul. Há um prato de cerâmica azul e branco com uma flor rosa nele. Há dois limões e um ovo na mesa. O fundo é uma parede branca. A imagem transmite uma sensação de frescor e romantismo.
Fonte: Canva

Estampas para mesa posta em estilo português

Outra forma de trazer o estilo português para a mesa posta é usar estampas típicas, como os desenhos de azulejos, as rendas, os bordados e os motivos florais.

Uma estampa principal pode ser escolhida para os pratos, os copos ou os guardanapos, e complementada com outras estampas menores ou lisas para os demais elementos. Acima de tudo, o importante é criar uma harmonia visual e evitar o excesso de informação.

aparelho de jantar Tavira Azul para a mesa posta em estilo português
O aparelho de jantar Tavira Azul é uma boa pedida para a mesa posta em estilo português. Fonte: Sam’s Club

Você pode encontrar diversas opções de estampas nos produtos importados de Portugal do Sam’s Club, que têm garantia de qualidade e beleza.

Produtos gastronômicos

Para completar a mesa posta em estilo português, não podem faltar os produtos gastronômicos que fazem parte da cultura e da tradição do país.

Vinhos e azeites portugueses podem ser servidos, dando um sabor especial à refeição. Entre os vinhos, há tintos, brancos ou rosés, que harmonizam com diferentes tipos de pratos e paladares. Os azeites portugueses, extraídos de olivas selecionadas e com um aroma e um sabor únicos, também são uma ótima escolha.

fundo de azulejo azul com foto de azeite de oliva extravirgem Member's Mark, uma ótima adição à mesa posta em estilo português
O azeite de oliva extravirgem Member’s Mark é uma ótima adição à mesa posta em estilo português. Fonte: Sam’s Club

E para servir os alimentos, as louças portuguesas, feitas de cerâmica, porcelana ou vidro, com formas e desenhos variados, são boas apostas. Todos esses produtos podem ser encontrados no Sam’s Club, que tem uma seleção exclusiva e diferenciada de produtos importados de Portugal.

Como montar uma mesa posta corretamente?

Para montar uma mesa posta corretamente, você deve seguir alguns passos simples, mas que fazem toda a diferença. Em seguida, confira as dicas:

A imagem mostra uma mesa branca e retangular. A mesa está servida com pratos brancos com padrões florais azuis, guardanapos brancos e talheres de prata. O centro da mesa é um vaso com flores brancas e um bule branco. O fundo consiste em uma parede azul com um relógio e uma janela com persianas brancas. O fundo também inclui um banco com almofadas azuis e brancas. A imagem transmite uma sensação de simplicidade e conforto.
Fonte: Canva

Como montar mesa posta?

  1. Escolha um tema


    Para criar uma mesa posta em estilo português, por exemplo, inspire-se na cultura, na gastronomia e na decoração desse país. Use as dicas de cores, estampas e produtos gastronômicos que detalhamos acima.

  2. Defina o número de convidados e o tipo de refeição


    Dependendo de quantas pessoas e se você vai servir café da manhã, almoço ou jantar, escolha o tamanho e o formato da mesa, bem como os utensílios e acessórios adequados.

  3. Arrume a mesa com harmonia e simetria


    Para criar uma mesa posta elegante e aconchegante, você deve seguir algumas regras básicas de etiqueta e disposição dos itens.

    Por exemplo, é recomendável colocar os pratos no centro da mesa, a cerca de 2 cm da borda, e alinhá-los com os copos, que devem ficar na parte superior direita.

    Os talheres devem ser colocados na ordem de uso, da parte externa para a interna, e com os cabos voltados para baixo.

    Além disso, um espaço de cerca de 60 cm entre cada lugar deve ser deixado, para que os convidados tenham conforto e mobilidade.

  4. Decore a mesa com criatividade e bom gosto


    Por fim, para dar um toque especial à sua mesa posta, você pode usar alguns elementos decorativos que combinem com o tema escolhido e que valorizem os produtos, como os importados de Portugal do Sam’s Club.

Conheça o Sam’s Club

Já imaginou ter acesso a produtos do mundo inteiro, exclusivos, com preços diferenciados e alto custo-benefício? Essa é a proposta do Sam’s Club, o maior clube de compras do Brasil, que faz parte do Grupo BIG e conta com mais de 2 milhões de sócios no país e mais de 700 clubes ao redor do mundo.

A imagem mostra uma mesa coberta com um pano de quadriculado bege. A mesa está servida com um prato verde abaixo de outro prato com um desenho floral azul e branco no centro. O prato está sobre um guardanapo azul. Há dois copos de vinho na mesa. Há um vaso de flores brancas e uma alcachofra verde na mesa. A mesa está servida com um garfo e uma faca com cabos com gravuras. O fundo é uma parede de tijolos brancos. A imagem transmite uma sensação de sofisticação e bom gosto.
Fonte: Canva

No Sam’s Club, você vivencia uma verdadeira experiência de caça ao tesouro, por meio de um conceito chamado in and out, que significa sempre levar novidades aos sócios, além do que há de mais excepcional em itens nacionais e importados. São produtos que vão desde as necessidades básicas do dia a dia até artigos tecnológicos e importados.

Para fazer parte, é necessário se associar e aproveitar todas as vantagens de ser Sam’s Club. Você terá benefícios dentro e fora do clube, como descontos em parceiros, serviços exclusivos, atendimento personalizado e muito mais.

Mesa posta em estilo português: conclusão

A mesa posta em estilo português é uma forma de surpreender e encantar os seus convidados, criando um ambiente acolhedor, elegante e cheio de sabor. Para montar a sua mesa posta, aproveite e siga as dicas e as regras que apresentamos aqui, e também use e abuse da sua criatividade e do seu bom gosto.

E, para deixar a sua mesa posta ainda mais completa, pode contar com os produtos importados de Portugal do Sam’s Club, que vão trazer um toque de sofisticação e qualidade para a sua refeição. Enfim, a fim de ver mais dicas de Decoração, acesse nossa categoria!

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Alane, Davi, Isabelle ou Michel; quem vai para o Paredão?

Alane, Davi, Isa e Michel são os alvos do Líder Lucas Henrique, e no domingo, um deles vai ser colocado no Paredão. Qual dos brothers você acha que será indicado? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias