Sofá de pallet: passo a passo para montar o seu +18 fotos

Aprenda a fazer sozinha seu próprio sofá de pallet e ainda veja os melhor lugares para colocar, assentos e almofadas em +18 fotos!

  • 1K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Se você soubesse o quão simples é fazer um sofá de pallet, com certeza você já teria um em casa. Seja na sala, na varanda ou até na sua área de churrasco gourmet, esse móvel prático veio para ficar!

Além disso, você sabia que esse sofá é sustentável? O pallet é utilizado, em sua forma original, para o transporte de cargas em caminhões. E, para não jogá-lo fora, muitas pessoas tiveram ideias super criativas para reaproveitar esse objeto e transformá-lo em móveis, como o sofá, por exemplo.

Justamente por serem utilizados para carregamento de cargas, este é um material muito resistente.

Por isso, trouxemos um passo a passo simples para você aprender a montar o seu próprio sofá de pallet. E não podemos esquecer dos assentos e almofadas. Afinal, é eles que garantem o conforto!

 

Quanto custa um sofá de pallet

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha para seguir.

 

Sofá de pallet triplo.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Em primeiro lugar, é preciso entender que tudo vai depender do tamanho que você quer o seu sofá. Quanto menos pallest forem necessários, mais barato ficará. Porém, isso irá interferir na altura dele, por exemplo.

Alguns supermercados e até mesmo transportadoras descartam esse material. Por isso, você pode tentar pedir esses pallets gratuitamente. Mas lembre-se que é preciso ficar atento a qualidade do produto, veja se o material está bom para ser usado ainda.

Por outro lado, existem lojas especializadas em pallets que já vendem o material pronto e tratado. Como resultado, apesar de ser um pouco mais caro, você não terá o trabalho de tratar a madeira antes de montar seu sofá de pallet.

- Continue depois da Publicidade -

Por fim, antes de fechar seu orçamento, não esqueça de acrescentar as almofadas e assentos. Caso você opte por utilizar um colchão como assento, você poderá até mesmo reaproveitar um que não esteja em uso.

Mas, se você ainda está na dúvida, não se preocupe! Mais para frente falaremos sobre cada tipo.

 

Como fazer um sofá de pallet

 

Sala de vidro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Antes de seguir estritamente esse passo a passo lembre-se que a quantidade de material vai depender do tamanho que você quer seu sofá de pallet. Para este tutorial, utilizamos como modelo um sofá de três lugares com altura padrão.

Materiais necessários

  • 6 pallets
  • Verniz
  • Parafusos
  • Lixa grossa
  • Tinta (caso você queira dar um toque de cor ao móvel)

Passo a passo

1. Em primeiro lugar, lixe todos os pallets até remover todas as farpas. Além disso, para evitar acidente, dê uma leve arredondada nas pontas;

 

Lixando o pallet
Fonte: Reprodução/YouTube

 

2. Assim que estiverem todos limpos, passe verniz para enriquecer a cor do sofá de pallet;

 

Passando verniz
Fonte: Reprodução/Google

 

3. Em seguida, use os parafusos para prender um pallet ao outro, sendo dois andares de três pallets cada;

 

Pallets sendo pregados.
Fonte: Reprodução/YouTube

 

4. Caso você queira acrescentar cor ao sofá, esta é a hora. Não esqueça de comprar tintas que sejam próprias para madeira;

 

Pallet branco
Fonte: Reprodução/YouTube

 

5. Por fim, basta acrescentar os assentos e almofadas!

 

 

Assentos e almofadas

 

Sofá de pallet na varanda.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

De fato, o que deixa o móvel confortável são estes dois itens. O mais comum é utilizar um colchão como assento. Mas, antes de sair comprando um colchão novo, lembre-se de medir o móvel para comprar o assento do tamanho certo.

Por outro lado, é possível utilizar um colchão velho que já tem em casa. Caso ele esteja murcho, basta comprar algumas espumas de enchimento e colocar dentro. Além disso, essa é a opção mais barata.

Há ainda as almofadas próprias para assento de sofá de pallet. Inclusive, elas podem ser encomendadas sob medida.

Não se esqueça das almofadas, além de ficarem lindas na sala decorada, elas proporcionam um conforto extra ao sofá de pallet.

 

Cuidados ao usar o Pallet

 

Há a chance de desenvolvimento ou proliferação de bactérias e fungos, no caso de paletes reutilizados e não tratados. Para evitar esse tipo de problema, é preciso preparar o palete adequadamente antes de utilizá-lo para montar o sofá.

 

Você também pode gostar!

Galeria

 

Por fim, separamos uma galeria repleta de modelos incríveis de sofá de pallet. Seja para sala, área de lazer e até para varanda pequena. Além disso, são vários modelos, tamanhos e almofadas para você se inspirar!

 

Varanda

 

Para dar um toque ainda mais rústico à área externa, que tal uma mesa de centro de madeira e alguns banquinhos?

 

Sofá azul.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

As luminárias estão super em alta no mundo da decoração. Por isso, use a criatividade para usar os espaços vagos do seu pallet para dar um toque de luz ao ambiente.

 

Sofá pequeno preto.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Já pensou em ter um balanço de pallet na sua varanda?

 

Balanço de pallet.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Área de lazer

 

Se você é do tipo que adora ficar trocando os móveis de lugar, tenho uma dica de ouro! Insira rodinhas no sofá de pallet. Assim, ele poderá ser transportado com muito mais facilidade.

 

Sofá com colchão.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O pergolado de madeira tem ganhado o coração de muitos decoradores. E, um sofá com o mesmo material deixa o ambiente harmônico e muito mais relaxante.

 

Pergolado de madeira com cortina.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Forro com colchão

 

Além de ter um sofá super confortável na sala, o assento feito com colchão torna o móvel perfeito para acomodar as visitas para passar a noite.

 

Sofá cama.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Este exemplo de sofá de pallet simples ainda mostra um segredo. Os vãos de madeira podem servir de prateleira para guardar os livros e revistas.

 

Sofá de pallet baixo.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Sofá de pallet com almofadas

 

Neste caso, a mesma almofada do assento foi utilizada também para o encosto. Caso seu sofá fique próximo da janela, aposte na decoração com plantinhas suculentas.

 

Sofá em L.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A madeira está inclusa nos elementos naturais que são tendência na decoração de 2021. Além disso, o papel de parede merece destaque nesta sala de estar.

 

Papel de parede de tijolos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Este sofá de pallet possui espaço extra para servir de mesa de canto. As cores neutras do espaço externo garantem o aconchego e a tranquilidade de uma área de lazer. Como resultado, o minimalismo resulta em um novo estilo de decoração, o japandi.

 

Área externa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, para quem gosta de um toque de cor, aqui está um sofá de pallet laranja. Para evitar que o ambiente fique sobrecarregado, invista em outros elementos de cores neutras.

 

Sofá de pallet laranja.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Vídeos

 

Quer ver na prática como montar seu próprio sofá de pallet? Então dá uma olhadinha nesses vídeos com tutoriais sobre fáceis que separamos para você!

 

 

 

 

 
 
 
  • 1K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes