Terrário de suculentas: o que é e como fazer o seu
Os terrários de suculenta trazem verde e vida para a decoração. Entenda como eles funcionam, aprenda a fazer o seu e confira nossas dicas!
- 316Shares

- Continue depois da Publicidade -
O terrário de suculentas é uma opção para aqueles que querem trazer natureza para seus ambientes, mas não dispõe das melhores condições. Afinal, esse arranjo demanda pouco espaço, pouca luz e quase nenhuma manutenção.
Além disso, a montagem do terrário de suculentas é bastante simples. Sendo assim, preparamos esse artigo para você saber tudo sobre como montar e cultivar o seu. As possibilidades são muitas! Saiba tudo.
Elas também são uma ótima opção para Jardim pequeno, pois, mesmo que o espaço disponível seja reduzido é possível ter uma área verde dentro e fora de casa.

- Continue depois da Publicidade -
O que é um terrário de suculentas?
Primeiramente, o terrário de suculentas nada mais é do que um jardim concentrado em um recipiente. Assim, procura-se recriar todas as condições de existência dessas plantas dentro de um espaço limitado.
- Continue depois da Publicidade -
Na verdade, existem terrários de diversas espécies. Porém, os terrários de suculentas se popularizaram em função de sua resistência e adaptabilidade.
Para saber como cuidar de jardins de suculentas, confira nosso artigo Jardim de Suculentas: descubra tipos e 47 fotos de inspiração, pois as suculentas são tendência na decoração e servem para dar vida à qualquer ambiente. Por isso, confira fotos de diferentes espécies. Além de dicas de como cuidar, fazer quadros de suculentas e muito mais!
Como fazer um terrário de suculentas?
- Continue depois da Publicidade -
Para fazer o terrário de suculentas, você precisará de:
- 1 recipiente grande, como um aquário ou vaso
- Argila expandida ou pedrinhas
- Carvão vegetal
- Musgo
- Substrato para suculentas
- Cactos ou suculentas
- Pedras e enfeites a escolha

Montagem da base
Comece pela argila expandida, criando uma camada que cubra todo o fundo do recipiente. Após, é a vez do carvão. A princípio, é preferível utilizar o carvão vegetal granulado, facilmente encontrado em mercado. Na falta, é possível utilizar o carvão comum para churrasco, quebrado em pedaços bem pequenos.
Deite uma camada fina do carvão sobre a camada de argila expandida. Dessa forma, evita-se o surgimento de odores indesejáveis. Em seguida, cubra o carvão com uma camada generosa de musgo. Essas três camadas são o que garante a boa drenagem da terra.
A seguir, faça a camada de substrato para suculentas. Essa é camada deve ser significativamente maior o que as outras, com cerca de três dedos de largura. Afinal, é nela que as suculentas se acomodaram.
Harmonização do topo
- Continue depois da Publicidade -
Após, é hora de acomodar suas plantas. Lembre-se de escolher espécies que não necessitam de luz solar direita. Na verdade, diversas suculentas se contentam apenas com claridade natural. Porém, algumas precisam de incidência de luz solar e morreram sem a mesma.
Aos poucos, vá harmonizando a composição com suculentas altas e baixas. Pedras e tamanhos variados também ajudam a compor o visual. Por exemplo, você pode utilizar alguns cristais também, para dar um toque colorido.

Como cuidar de um terrário de suculentas?
Ainda que o terrário de suculentas não exija muita manutenção, alguns cuidados são importantes.
- Antes de mais nada, mantenha o recipiente em algum lugar da casa onde haja boa incidência de luz natural. Veja, não é necessário luz solar direta. Na verdade, o sol direito pode ser extremamente prejudicial, criando uma estufa e cozinhando as plantas. Por exemplo, uma sala bem iluminada ou um canto próximo de uma janela são o suficiente.
- A poda eventual não está descartada. Assim, sempre que perceber folhas secas nas suas suculentas, remova-as com a ajuda de uma tesoura pequena.
- Na hora de regar, leve em consideração se o seu terrário é aberto ou fechado. Geralmente, os abertos permitem maior evaporação da água, necessitando de rega mais frequente. A rega pode ser feita com borrifador ou com uma bisnaga. No entanto, o tempo entre regas pode chegar a até 15 dias nos meses de inverno.
No vídeo a seguir, você pode conferir um passo a passo ao vivo para montar, decorar e regar seu terrário de suculentas:
Toque final
Assim como no vídeo, você pode usar pequenos enfeites e brinquedos para enfeitar e dar cor ao seu terrário de suculentas. Além disso, você pode criar terrários em recipientes com finalidades originais diferentes. Por exemplo, veja estas ideias.
Trocou de cafeteira? Use o bule antigo para criar um divertido terrário fechado. Dessa forma, fica perfeito para dar um toque de verde à decoração da cozinha!

De repente, copos guardados no armário encontram uma finalidade nova. Além isso, veja como o uso de uma camada de pedras coloridas deu todo um charme à composição!

Aliás, pedrinhas e terra coloridas podem tornar o seu terrário uma peça de destaque na decoração! Nesse caso, usa-se um número menor de plantas e adereços na parte de cima a estrutura. Assim, se dá destaque a composição de cores abaixo.

Enfim, não há limites para a imaginação quando falamos de terrários de suculentas! Você pode variar recipientes, tipos de areia, pedra e espécies de plantas. Assim, é possível montar o arranjo ideal para a sua decoração.
Para mais dicas de decoração, confira nossos artigos sobre decoração com plantas e as tendências de cor para 2021.
- 316Shares
- Continue depois da Publicidade -