foto de Vinícius Rodrigues, atleta paralímpico e participante do BBB 24

BBB 24: como Vinícius Rodrigues perdeu a perna?

O atleta paralímpico e participante do BBB 24 Vinícius Rodrigues teve a perna amputada há dez anos. O rapaz revelou como isso aconteceu

Compartilhe

O atleta paraolímpico Vinícius Rodrigues, de 29 anos, que está no Camarote do BBB 24, teve a perna amputada aos 19 anos. Hoje, o rapaz utiliza uma prótese e segue carreira no atletismo.

O brother já revelou algumas vezes que a visita da medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina, quando ele ainda estava no hospital, foi o que o motivou a seguir a carreira no esporte.

Hoje, o atleta participa de seu primeiro reality show. Logo no primeiro dia de confinamento, a participação do paranaense já gerou debates sobre acessibilidade dentro da casa mais vigiada do Brasil e gerou dúvidas sobre como Vinícius Rodrigues perdeu a perna.

O que aconteceu com o Vinícius Rodrigues do BBB 24?

foto do atleta paralímpico Vinícius Rodrigues. O esportista está em pé e com os braços cruzados
Foto: Reprodução/Instagram/@viniciusbellator.rodrigues

O esportista Vinícius Rodrigues perdeu a perna esquerda acima do joelho após sofrer um acidente de moto em Maringá, no Paraná, há dez anos. Desde então, o rapaz conta com o auxílio de próteses para se locomover.

Antes mesmo do acidente, o brother já tinha o sonho de ser atleta, mais especificamente jogador de futebol. Ao Gshow, em janeiro, Vinícius revelou que foi a visita de Guilhermina que fez com que ele optasse por seguir carreira no atletismo. “Ela foi meu grande incentivo e é minha madrinha no esporte”, disse. Anteriormente, o brother já havia praticado judô quando era criança por oito anos.

Quando Vinícius começou a competir?

O atleta já conquistou grandes feitos na modalidade, na qual começou a competir em 2015, na classe T63, para amputados de perna acima do joelho. Em abril de 2019, Rodrigues bateu o recorde mundial dos 100m logo na abertura do Open Internacional de Atletismo e Natação, no CT Paralímpico, em São Paulo.

Posteriormente, ainda em 2019, o paranaense ganhou a medalha de bronze no Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai. Dois anos depois, ficou em segundo lugar nas Paralimpíadas de Tóquio 2020. Foi apenas depois de começar a carreira no atletismo que o brother teve a oportunidade de viajar para o exterior. “Precisei perder uma perna para conhecer o mundo. Fui para Dubai, Paris, Portugal, Alemanha”, disse em sua entrevista ao BBB.

Além disso, Vinícius também se destaca em outra habilidade totalmente diferente: a dança. O atleta gosta de dançar desde pequeno, principalmente as músicas do grupo de axé Tchakabum. “Eu era meio feio e então eu tinha que saber dançar. Vou dançar bastante na casa para vocês verem. Anitta vai querer me contratar, mas eu não vou, não”, brincou.

Atualmente, Vinícius Rodrigues está solteiro. O atleta é pai de uma menina de 7 anos, por quem quer ganhar o prêmio. “Para aposentar minha mãe e dar uma condição de vida melhor para a minha filha. Hoje ela tem uma condição boa, não tenho o que reclamar. O esporte me proporcionou isso”, finalizou.

Web critica Globo por falta de acessibilidade

A condição física de Vinícius Rodrigues gerou debates entre os internautas durante a primeira Prova do Líder, que aconteceu logo na estreia do programa, na última segunda-feira, 9. Isso porque o atleta precisou retirar a prótese no meio do circuito, antes de mergulhar na piscina de gosma.

participante do BBB 24 Vinícius Rodrigues retira prótese durante a Prova do Líder antes de entrar em piscina de gosma verde
Foto: Reprodução/Rede Globo

O participante não tinha conhecimento de que a prova incluiria uma etapa com possibilidade de molhar a prótese, e estava utilizando um modelo inadequado para esse tipo de atividade. Posteriormente, a produção interrompeu a dinâmica, possibilitando ao atleta realizar a troca para uma prótese adequada ao contato com água. No entanto, os internautas já estavam criticando a emissora, apontando a falta de acessibilidade.

“Meio tarde, mas a produção chamou o Vinicius para trocar a prótese pela que pode molhar. Ainda assim, o problema seria evitado se tivesse alguém na produção, especializado no assunto, que percebesse antes”, escreveu Sérgio Calado.

https://twitter.com/serginhocalado/status/1744678900830023775

“Essa prova foi uma bomba para o Vinícius. Ele teve que suportar o descaso da produção com essa porcaria de prova sem acessibilidade. Demoraram horas para entregar a prótese que poderia ser molhada. Por fim, ainda teve que lidar com os diversos comentários sem noção do Maycon”, publicou Jess.

“A produção precisa entender uma coisa simples. O Vinícius pode participar de qualquer prova, mas ele precisa ser informado da dinâmica da prova e dado tempo pra trocar a prótese dele”, disse Camila.

https://twitter.com/CamilaAngel/status/1744557789664444834

“Colocam uma pessoa com uma deficiência que usa uma PRÓTESE para cair de cima de uma plataforma, sabendo que pode afrouxar, como aconteceu, e não se importam com a adaptação. Igualdade e equidade são coisas diferentes”, criticou Eduardo.

https://twitter.com/oeduardovictor/status/1744558120347599252

Relacionadas

Público se revolta com comentário de Maycon sobre Vinícius Rodrigues

Outra questão envolvendo Vinícius Rodrigues foi um comentário feito por Maycon, julgado como capacitismo pelos internautas, que se revoltaram contra o merendeiro do BBB 24.

Durante a Prova do Líder, o membro do grupo Pipoca perguntou se poderia colocar um apelido na perna de Vinícius, chamando-a de “cotinho”. “Nós vamos botar um apelido, um nome no ‘cotinho’, hein. Vamos colocar um nome”, disse. Marcus Vinícius repreendeu o colega afirmando que não era uma boa ideia, mas o cozinheiro insistiu ainda que tivesse sido alertado.

“A gente pode botar um nome no ‘cotinho’, batizar?”, perguntou Maycon ao atleta, que não respondeu e ficou com a expressão séria.

foto mostra Vinícius Rodrigues do BBB 24 durante a Prova do Líder. Rapaz está com uma expressão séria, vestindo um capacete de cor branca
Foto: Reprodução/Rede Globo

Nas redes sociais, os internautas ficaram indignados com a fala do merendeiro e pediram a sua eliminação. “Impressionante, o Vinicius morrendo de dor por conta da perna mecânica dele e o Maycon querendo apelidar a perna do rapaz. Que nojo”, repreendeu Lipe.

“Menos de 24 horas de programa e o Maycon já foi capacitista 2 vezes com o Vinícius. Independente de ele incomodar ou não, esse tipo de pergunta não se faz para uma pessoa amputada se você não tiver o mínimo de intimidade”, criticou Ivan.

https://twitter.com/ivanbaron/status/1744708589745311841

Agora que você já sabe como Vinícius Rodrigues perdeu a perna, que tal conferir nosso canal sobre o Big Brother Brasil? Lá você encontra todas as novidades sobre o reality show, confere quem ganhou as provas, quem está no Paredão, pode votar nas Enquetes e muito mais!

  • Por fim, leia também 1ª Madrugada do BBB 24 é marcada por aliança, possível romance e pum fedido na Prova do Líder

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem é o participante favorito?

Entramos no top 15 do BBB 24, e muitas pessoas já possuem seus participantes favoritos no jogo. Qual dos brothers você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias