Karol Conká tem mitomania? Conheça doença que faz mentir sem parar

- Continue depois da Publicidade -

Desde a sua entrada para o BBB 21, Karol Conká já se envolveu em diversas polêmicas e vem chamando a atenção na internet.

Agora muitas pessoas que acompanham o programa estão associando a rapper a um transtorno psiquiátrico chamado de mitomania.

Isso porque frequentemente a moça inventa histórias ou as distorce, o que condiz com a doença em que a pessoa tem uma forte tendência a mentir.

No entanto, essa é apenas uma hipótese levantada pelos seguidores, mas a moça não tem nenhum diagnóstico confirmado.

 

O que é Mitomania?

 

- Continue depois da Publicidade -

Na foto, aparece Karol Conká no BBB
Foto: reprodução Globoplay / Notícias da TV

 

“Mitomania significa uma tendência mórbida para a mentira. Para o mitômano, funciona como um mecanismo de defesa e, por mais que ele tenha ciência de que o que diz não é verdade, não consegue controlá-las e sofre, pois sabe que as relações sociais construídas através das declarações falsas podem ser rompidas”, explicou a médica psiquiatra Karen Peixoto.

- Continue depois da Publicidade -

Muitas vezes as mentiras não são intencionadas, mas em geral elas favorecem a pessoa que as está contando.

“A mentira geralmente é no sentido de querer conquistar o afeto das pessoas, se colocar em uma posição de vítima, querer sempre ser o centro das atenções”, detalhou a psiquiatra.

“Os mitômanos sempre sabem de alguma forma que o que dizem não é totalmente verdadeiro. Eles tentam suprir o que falta em suas vidas por meio da fantasia. É uma característica inata da personalidade dele. Não é [uma ação] provocada por situações imediatas ou pressão social”, falou a profissional ainda.

- Continue depois da Publicidade -

Você também pode gostar!

Karol Conká no programa

 

Karol Conká
Karol Conká vence prova do Bate Volta e está livre do Paredão – Globo

 

Durante o programa fica claro que Karol conta diversas mentiras aos seus colegas na casa. Uma das mais evidentes foi a história sobre o seu relacionamento com Acrebiano.

Depois de ela própria ir atrás dele para tentar ganhar um beijo, a moça disse aos seus companheiros que ele que foi atrás dela primeiro.

Vale ressaltar que a mitomania é diferente de hábito de mentir. O primeiro caso é realmente uma doença, em que a pessoa acredita nas próprias mentiras.

“Sempre as pessoas mais próximas acabam descobrindo sobre a mentira”, afirma Karen. Porém não é possível fazer um diagnóstico apenas levando em relação as atitudes de Karol Conká no programa.

Mas caso ela seja realmente mitomaníaca, isso é uma doença que deve ser levada a sério. É preciso fazer acompanhamento.

Os mitomaníacos não conseguem parar de mentir, pois procuram sempre ganhar um pouco de atenção contando fatos.

Depois de entrar no programa, Karol Conká já admitiu que sofre de ansiedade e que tentou fazer terapia mas acabou deixando as sessões de lado.

“A terapia é considerada o padrão ouro para o tratamento”, declara Karen. “Medicações psiquiátricas não ajudam no problema em si, mas podem tratar as comorbidades associadas”, completou a doutora.

Por fim, veja também: Karol Conká BBB 21: rapper é eliminada com rejeição histórica de 99,17% dos votos.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes