Coral antecipa tendências e anuncia “Violeta Inspirado” como a cor de 2013

Companhia divulga seu estudo internacional de cores, o “Colour Futures 2013”, e apresenta as tendências que serão referências no segmento de decoração para o próximo ano

Em sua missão de levar cor à vida das pessoas, a Coral, maior fabricante de tintas decorativas do mundo, anunciou o Colour Futures 2013, o tradicional estudo internacional da empresa, resultado de constantes pesquisas mundiais sobre tendências, previsões e desenvolvimento de cores. Para 2013 a Coral apresenta o Violeta Inspirado, um tom de índigo que possui influência do violeta – uma cor nobre, sábia e profunda, também associada à honestidade.

Na paleta de cores o Violeta Inspirado se torna versátil, combinando com tons brilhantes brilhantes do mesmo nível de saturação, com cores cítricas ou com neutros mais quentes, como também com outros roxos, azuis e verdes. “O Violeta Inspirado é capaz de agradar aos mais diferentes gostos, pois ele tanto remete aos uniformes índigos que passam a ideia de segurança e autoridade como também mistura a sensação de onírico, de relaxamento, além de ser um tom elegante e até surpreendente, quando aplicado para repaginar ambientes”, afirma Heleen van Gent, Diretora do Centro de Estética Global da Coral, localizado na Holanda.

Segundo Heleen, a evolução da cor do ano está intimamente ligada à evolução do tema-chave. O azul em 2010, “Céu Californiano”, representava muito bem o conceito de “recuperação”. O amarelo de 2011, “Toque de Limão”, era o tom que melhor mostrava “apreciação”, enquanto o avermelhado “Chá Dançante” de 2012 é o melhor exemplo para remeter a “possibilidades”. Para 2013, as comunidades e os indivíduos abraçam essas “possibilidades”, formando “conexões”, o tema-chave a partir do qual cada uma das cinco tendências de cores é criada. A vida moderna é centrada nessas “conexões”. Não se trata apenas de mídias sociais, de aplicativos e dispositivos, mas também da maneira como essas tecnologias influenciam nosso estado de espírito, nossa necessidade de entendimento e de nos desligarmos de vez em quando.

As cinco tendências

Interligadas pelo tema-chave de 2013 – “Conexões” –, o Colour Futures apresenta cinco tendências, cada qual traduzida em uma paleta de cores diferente. São elas: “Paixão Coletiva”, “Desconectando”, “A Arte da Compreensão”, “Feito em Casa” e “Conforto Visual”.

Paixão Coletiva

Baseia-se fortemente em como as pessoas se unem em torno de um propósito comum nos tempos modernos, inspirados no comportamento espontâneo e energético dos pássaros, que mudam de direção, se dispersam e se reagrupam novamente quase como um organismo único.

Esses novos tipos de reunião podem ser considerados mais como “paixões coletivas” – uniões por uma combinação de intenção e vontade – do que um movimento propriamente dito. Tal comportamento foi muito facilitado pela evolução das mídias sociais, que criaram novas possibilidades para conectar e compartilhar ideias, fazendo com que as tendências que antes se desenvolviam devagar agora se espalhem com muito mais velocidade.

Diante desse interessante cenário, a paleta de cores nesse tema precipita-se de uma nuvem de cor para outra, com distintos grupos de tons fluindo em conjunto. O grupo formado por cores fluorescentes e pastel expressa energia, criatividade, alegria e sempre algum propósito. O visual é arrojado e mostra o uso de “justaposição” de cores, mas também pode ser mais sutil, quando se agregam tonalidades vivas a nuances brancas e cinzas quentes e aconchegantes.

Dentro desse tema, estão as cores Limão Verde, Lima Suave, Trilha para Caminhada, Pêssego Real, Creme de Pitanga, Laranjal, Delícia, Jazz de Bongô, Rosa Carnaval, Lilás Primavera, Azul Arcadiano, Canto do Azulão, Montanhas da Escócia, Safira Intensa e Recife Prateado.

Desconectando

Esse tema reforça a necessidade de as pessoas se desconectarem de vez em quando para poder se recompor sem demasiada interferência do mundo exterior. Para algumas pessoas, trata-se da busca pelo silêncio, pela limpeza da mente para criar espaço para novos pensamentos. Para outras, é um tipo de permissão para ficar, simplesmente, um tempo sem fazer nada (como se apertasse o botão “pausa” para uma saída da realidade!).

Após esse “retiro”, o que permanece é a sensação de tranquilidade e equilíbrio, ainda que temporária. A paleta é silenciosa – cores que podem ser associadas a paisagens de neve, neblina e noites estreladas. Os tons delicados e esfumaçados se transformam em contrastes sofisticados, misturando opacidade e brilho. É aqui que tons harmônicos, como a cor de vinho e os pretos, que possuem um leve toque de azul, criam um espaço repousante e tranquilo.

Dentro do tema estão as cores Magia Negra, Mica Negra, Tratamento Real, Chocolate Amargo, Art Déco, Crescente Cósmico, Cinza Névoa, Cosmos, Branco Esfumaçado, Branco Memória, Brisa de Inverno, Cinza Alpino, Inocência, Carvão do Ártico, Porcelana e Andino.

A Arte da Compreensão

A vontade dos seres humanos de decodificar o mundo é o foco da Arte da Compreensão. A antiga fascinação por desmontar objetos para entender seu funcionamento interno teve um renascimento com o surgimento da internet: diversos blogs de arte mostram objetos na sua forma desconstruída, apresentando até os menores parafusos, para criar sensações de clareza e agradar aos olhos do público.

A paleta mostra cores ensolaradas e também com gosto de infância. Cerejas com chocolate, biscoitos de amêndoa, céus azuis e “raspadinha” de groselha fazem parte do tema. Esses tons, combinados com neutros descontraídos, com verde azulado profundo ou até mesmo com marrom, produzem um resultado muito estiloso.

Dentro do tema, estão as cores Trilha para Caminhada, Cogumelo Japonês, Magnólia da Primavera, Ornamento em Relevo, Adorno Rupestre, Pelicano, Flor de Lótus, Bronze Toscano, Laço de Amor, Lago Vienense, Calça Capri, Azul Tempestade, Flamenco, Fascinação, Rosa Vermelha e Rainha.

Feito em Casa

A busca por manter as coisas simples e claras. A fascinação atual com a produção caseira, iniciada quando as pessoas desejam entender o que está por trás da estrutura e descobrir o que dá suporte à vida, como conhecimento e poder, permeia o tema Feito em Casa. Esse contexto significa certa renúncia a alguma parte do controle da vida, em que, em alguns casos, muitas pessoas estão buscando retomá-lo, ainda que pouco a pouco.

Esse movimento pode se desenvolver em larga escala, já que é comum cada vez mais pessoas produzirem alimentos em casa, por exemplo, ainda que como hobby ou até mesmo como segunda profissão. Essa produção em nível pequeno e pessoal possibilita uma completa liberdade criativa.

Com isso, as cores dessa paleta são inspiradas nos pigmentos da natureza. São cores saturadas, porém simples e, no entanto, ricas e autênticas. Há vermelhos provenientes da beterraba e das frutas do bosque. Tons como o laranja queimado, os verdes vivos como alfafa e o azul índigo do brim.

Related Post

Dentro do tema estão as cores Branco Chinês, Calma, Bege Mineral, Caule de Rosa, Preto Floresta, Preto Zibelina, Canto de Sereia, Pote de Argila, Rebento, Violeta Inspirado, Águas Calmas, Ondas da Lua, Toque de Imbuia, Rocha Castelo, Renda Primorosa e Estratosfera.

Conforto Visual

Aqui, a busca das pessoas pelo conforto visual na arte e na natureza é o principal retrato. O que se deve manter na mente é que tanto arte quanto a natureza são especiais, pois trazem à tona o melhor do ser humano.

Certos tipos de beleza têm o poder de encantar profundamente e se comunicam em níveis que não são possíveis traduzir em palavras. Por isso, a paleta Conforto Visual tem nos jardins floridos e nas pinturas dos antigos mestres suas principais inspirações. Os tons frágeis das pinturas impressionistas ganham novo frescor quando combinados com branco puro, com detalhes na cor de violeta intenso. Entram nessa família também os tons de malva e de rosa, com matizes dourados e bronzes, bem como tons naturais de linho e juta. A paleta é complementada por violetas mais escuros, que proporcionam uma sensação agradável e calorosa, num resultado suave e feminino.

Dentro do tema, estão as cores Sonata, Rosa Capri, Cascalho, Creme de Café, Chá da Tarde, Feriado Romano, Castelo de Areia, Istambul, Branco Memória, Anoitecer, Sorvete de Ameixa, Sorvete de Amora, Roxo Escocês, Cruzeiro Noturno e Zona do Crepúsculo.

Como é feita a escolha da cor?

O Colour Futures é um estudo internacional de tendências de cores elaborado por uma equipe de consultores especialistas da Coral, internos e externos, vindos de diversas partes do mundo. O livro é resultado de constantes pesquisas mundiais sobre tendências, previsões e desenvolvimento de cores.

O “Analogue Team”, grupo formado por aproximadamente 30 pessoas, se reúne uma vez por ano e discute as tendências gerais de comportamento, moda, design, etc. Após a “tradução” do resultado desse encontro, é definida a cor do ano.

As influências do cotidiano, atualidades (econômicas e políticas), percepções dos consumidores e desejos de mudança dos públicos representativos para a marca, além de alterações globais na população dos cinco continentes, são determinantes para a seleção da paleta de cores do ano e a eleição da cor principal.

De acordo com Heleen van Gent, da Coral, “dentro de Conexões, tema-chave de 2013, estão inseridas características consideradas de base como tranquilidade, estabilidade, honestidade. O tom índigo com influência de violeta – destaque do próximo ano – é considerado uma cor contundente, mas de fácil assimilação, que transmite sensação de tranquilidade e estabilidade – pontos sempre procurados pela maioria da população nos quatro cantos do mundo atualmente”.

Sobre o Colour Futures
O Colour Futures é o maior estudo global de cores da AkzoNobel. O estudo está em sua décima edição e envolve diversos especialistas em cores e tendências que, por meio de constantes pesquisas e estudos de campo, chegam a um consenso dos tons que serão os símbolos de cada ano, levando em consideração áreas como moda, arquitetura, decoração e comportamento.

Os resultados dessa grandiosa pesquisa são englobados em um livro que, a cada ano, ganha maior prestígio e torna-se referência para os arquitetos, decoradores, designers de interiores e demais profissionais da área, além do consumidor final, que passa a reconhecer a importância e a transformação que as cores promovem em seu dia a dia.

Sobre a Coral
A Coral, reconhecida por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. A expertise em cores da Coral resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores, e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter (@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral – ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore – simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços.

A marca Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e é a única que, além de códigos, traz os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

Sobre a AkzoNobel
A AkzoNobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas. A empresa fornece produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalha com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para seus clientes. O portfólio inclui marcas como Coral, Eka, Wanda, Dulux, Sikkens e International. Com sede em Amsterdã, na Holanda, é classificada como uma das companhias do Global Fortune 500 e ocupa posição de destaque na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, seus 55 mil colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos com a excelência e com o cumprimento da filosofia “As Respostas do Amanhã Hoje” (Tomorrow’s Answers Today™).

www.coral.com.br
@TintasCoral

Samantha Mahawasala: Paulistana criadora de conteúdo, em jornalismo e marketing digital, há mais de 13 anos.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais