“Falas da Terra” Globo reprisa o especial sábado (24/04), às 06h

Imperdível, o especial foi ar no dia 19/04. “Falas da Terra” mostra a história dos índios no Brasil. Perdeu o programa? Veja sábado (24/04) às 06 h! Também assista a alguns dos melhores momentos aqui!

- Continue depois da Publicidade -

“Falas da Terra”: Reprise dia 24/04, às 06 h, na TV Globo

 

 

A seguir você tem acesso aqui, no Fashion Bubbles, a alguns dos melhores  momentos. Veja !

 

Entrevista com a primeira médica cirurgiã cardiovascular do Brasil:

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Depoimentos dos indígenas:

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Mais sobre o especial

 

Foi ao ar dia (19/04), Dia do Índio, o especial da TV Globo “Falas da Terra”. O programa, imperdível, começará às 23 h 45 – depois do BBB 21 .

Nas filmagens, pajés, caciques, biólogos, ativistas e outros personagens que contarão a história dos índios no Brasil. Além disso, a própria história do nosso país…

- Continue depois da Publicidade -

O especial “Falas da Terra” contou com indígenas de diversas etnias, de diferentes regiões do país.

 

 

“O massacre dos povos indígenas não é uma história do passado, uma história de 1500. É uma história de hoje. Uma história lamentável, o sangue que continua sendo derramado não é contado”, fala a indígena Fernanda Kaingang.

 

 

 

  • Bastidores do especial “Falas da Terra”: conheça os personagens desta história real e emocionante!

 

 

Fernanda conta que é advogada, porém, não por vocação. De acordo com ela, cursou Direito a fim de representar os povos indígenas na luta pelos seus direitos.

Atualmente, a advogada indígena representa os povos indígenas em vários órgãos das Nações Unidas.

Você também pode gostar!

No especial, histórias de superação também de indígenas que, apesar das dificuldades, realizaram sonhos e se tornaram médicos, estilistas, etc. No entanto, que não abrem mão de suas origens, apesar de suas profissões.

 

 

A advogada Fernanda Kaingang em “Falas da Terra”

 

 

Vozes silenciadas

 

Outro ponto de “Falas do Brasil” são as chamadas vozes silenciadas. Por exemplo, será possível conhecer Valdelice Guarani Kaiowá, que revela:

 

“Em 2001, quando eu já estava com 18 anos, nos arrancaram de lá por meio de uma liminar judicial e debaixo de muita bala. Todas as mulheres crianças foram colocadas dentro de uma casa de sapé, uma casa sagrada, e tentaram atear fogo. O meu pai, o cacique Marcos Veron, então, se ajoelhou para os pistoleiros e os policiais, e falou não façam isso, a gente se rende. Então, nos jogaram pra beira da estrada”, diz a indígena.

 

 

Direitos Indígenas, entrevistas exclusivas e imperdíveis!

 

Também em “Falas da Terra”, mais de dezoito personalidades indígenas que falarão sobre suas culturas, memórias e ativismos. São lideranças indígenas que deram entrevistas exclusivas ao especial, como, por exemplo: Davi Kopenawa, Ailton Krenak, a cantora Djuena Tikuna, o artista Emerson Uýra, Alessandra Munduruku, Elisa Pankararu, entre outros.

São corpos e trajetórias diferentes. No entanto, que falam a mesma língua: a da Terra!

 

 

falas-da-terra
Myriam Krexu (Povo Guarani Mbyá). Primeira médica cirurgiã cardiovascular indígena do Brasil, em “Falas da Terra”. crédito: Rede Globo

 

 

Ainda, em “Falas da Terra”, violação de direitos, falta da dignidade e a gestão inadequada das terras indígenas são alguns dos exemplos que também o especial mostrará. No caso, em relação aos problemas atuais que os povos indígenas enfrentam no Brasil contemporâneo..

 

 

 

Outro ponto curioso de “Falas do Brasil” é que os próprios indígenas  participaram da produção do especial, além da equipe.

 

“Foi um desafio, ao mesmo tempo um presente pela oportunidade que nós tivemos de construir algo que é um marco. Não deixa de ser um marco, na história da TV aberta brasileira. Algo que fala sobre os povos indígenas, ou seja, os povos originários, construído pelos povos indígenas”, diz o indígena Ziel Karapotó – um dos índios que participaram da realização do especial.

 

 

 

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes