Glossário de Moda, Têxtil e Variedades facilita a vida dos fashionistas

- Continue depois da Publicidade -


Foto de Casa Pinto

Você sabe a diferença entre brim e jeans? Faz alguma ideia de como se dá o processo de confecção do chiffon? Sabe diferenciar trama de urdume? Se souber, meus parabéns, mas se não, não há motivo para pânico, o site da Casa Pinto pode lhe ser de grande valia.

A Casa Pinto é uma tradicional rede de lojas de tecidos do Rio de Janeiro e coloca a disposição dos internautas, alunos de moda, fashionistas – e quaisquer outros interessados – um glossário têxtil super completo. Lá há explicações bastante simples sobre o processo de confecção de vários tecidos, bem como explicações muito elucidativas sobre alguns termos do mundo têxtil.

A página é bastante completa e alguns verbetes contam com um pequeno histórico. O verbete “estampagem”, por exemplo.

“Estampagem: processo muito antigo, destinado a valorizar o aspecto de qualquer tecido. Foi iniciado na China e Egito, com pintura a mão e depois na Índia, Pérsia, etc. Na Índia foram utilizados 3 processos, todos a mão: 1) estampado com cera, 2) com gabarito, 3) com tábua. Foi introduzido na Europa no século XVIII.”

- Continue depois da Publicidade -

Você também pode gostar!

Logo após, há uma listagem de diversos tipos de processos de estampagem, com suas respectivas explicações.

- Continue depois da Publicidade -

O melhor de tudo é que as informações estão dispostas de maneira bem simples, como se fosse um dicionário. O Glossário Têxtil da Casa Pinto é útil não só para costureiros e trabalhadores de confecções, mas para qualquer um que esteja inserido no mercado de têxtil/moda, como produtores e jornalistas. Os verbetes sucintos e claros permitem ao leitor ter uma ideia de como é o caimento e a textura do tecido.

O objetivo dos criadores dessa “mini enciclopédia fashion” é esclarecer dúvidas e auxilar pessoas que tenham curiosidade sobre o assunto. Atenciosos, né?

Quem não quer falar bobagem quando o assunto for “tecidos” deve acessar hoje mesmo o Glossário de Moda, Têxtil e Curiosidades!

- Continue depois da Publicidade -


Foto de Casa Pinto

Por Augusto Paz

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes