Os benefícios da água termal, uma “frescurinha” necessária

Pra muitos ainda é uma futilidade, mas quem experimenta uma boa água termal vai levantar a bandeira desse cosmético que já item indispensável na nécessaire de muitas mulheres.

A água termal parece mesmo uma mágica, mas na verdade é um tipo de água enriquecido com minerais contidos em rochas. É rica em sais minerais e oligoelementos, tais como cálcio, zinco, ferro, selênio e magnésio, possui ação anti-inflamatória, cicatrizante, ajuda a diminuir os poros e ainda ajuda a combater os radicais livres causados por agentes externos, como poluição, raios solares e cigarro.

No verão ela vai te ajudar com a vermelhidão e irritação se você tomou sol demais; no inverno ela é o coringa para combater o ressecamento; no escritório é ótima para enfrentar os males do ar-condicionado; após a depilação serve para aliviar o ardido e minimizar a pele vermelha; nos dias mais quentes é sensacional para enfrentar o calor – basta dar aquela borrifadinha super refrescante e voilá!

Não há restrições – qualquer pessoa pode fazer uso da água termal em qualquer tipo de pele. O ideal é usar pelo menos três vezes ao dia. Pra quem passa o dia maquiada, a dica é usar logo que acordar, antes de aplicar a maquiagem e depois mais uma vez antes de dormir. Pode ainda ser usada antes do hidratante facial para turbinar os resultados ou ainda para ajudar a remover a maquiagem. Quer uma “refrescância” extra nos dias mais quentes, basta manter sua água termal na geladeira ou deixar por lá uns 10 ou 15 minutinhos antes de aplicar!

A novidade no mercado é a Samui, uma água termal com o poder do ácido hialurônico. A nossa pele, quando jovem é caracteristicamente lisa e elástica. Contém muito ácido hialurônico, uma substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Com o avanço da idade o ácido hialurônico cai, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento de rugas.

“Quanto mais jovens nós somos, mais o temos nas camadas profundas da pele. Ele é responsável pela fixação da água nas camadas da derme. Os cremes que possuem este ácido são responsáveis por devolver, ainda que parcialmente, a vitalidade da pele. É por isso que cada vez mais, existe nos rótulos dos produtos mais sofisticados a presença do ácido hialurônico. Ele pode ser extraído de animais e também pode ser sintetizado”, explica a dermatologista Ligia Kogos.

Este composto também é usado como preenchedor para atenuação de sulcos e rugas de expressão e não há uma idade específica para começar a se prevenir: “Não existe uma indicação de uso por idade, já que o envelhecimento e o estado de hidratação cutânea são influenciados por múltiplos fatores. A indicação é feita de acordo com o estado da pele”, explica o dermatologista do hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, Marcos Eiji Hayaashida.

águaágua termalágua thermalBelezaBeleza e CosméticosCosméticosCuidados com a peleDicas de Belezalimpeza de pelePelepele hidratadaPele Oleosapele secaprodutos para a peleSamui