Páscoa: Qual é a origem da tradição do coelhinho da Páscoa e dos ovos?

Durante a Páscoa é tradição fazer entregas de ovos de chocolate pintados e decorados. Mas qual a origem dessa tradição?

- Continue depois da Publicidade -

Uma das datas mais importantes para a Igreja Católica e Cristã na Semana Santa é a Páscoa, dia em que os devotos celebram a ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após a crucificação, conforme narrado no Novo Testamento da Bíblia.

Durante a Páscoa, também conhecida como Domingo de Páscoa ou Domingo da Ressurreição, é tradição fazer entregas de ovos de chocolate pintados e decorados.

Mas de onde vem essa tradição?

 

De acordo com a National Geographic, o ovo ganhou importância na mitologia egípcia quando a fênix queimou em seu ninho e renasceu do ovo que o criou.

- Continue depois da Publicidade -

Porém, foi no início do século 19 que na Alemanha, Itália e França surgiram os primeiros ovos feitos com chocolate com pequenos presentes dentro.

 

ovos de páscoa

 

- Continue depois da Publicidade -

Com o tempo, as várias culturas decoraram os ovos de maneira diferente. No início, eles foram pintados à mão com cores estridentes que representavam a luz do sol; enquanto agora eles podem ser encontrados não apenas pintados, mas também decorados com diferentes motivos.

Atualmente, em alguns países europeus, como a Itália, no Domingo de Ramos, muitas famílias trazem ovos à igreja para abençoá-los e consumi-los no Domingo de Páscoa.

A ideia de que os ovos eram escondidos por um coelho é uma tradição que surgiu nos Estados Unidos para permitir que as crianças participassem dessa atividade e, também, se tornassem uma boa tradição familiar.

- Continue depois da Publicidade -

Essa tradição se espalhou para outros países como Chile, México, Brasil, Argentina, Peru, Uruguai , entre outros.

 

Você também pode gostar!

Publicidade

 

Ovos de páscoa: origem pagã x religião cristã

 

O ovo de Páscoa é um tradição que mistura a origem pagã da Páscoa com a religião cristã. Na Grécia e na Roma antigas, os ovos pintados eram dados como presentes durante o equinócio da primavera, para desejar prosperidade e fertilidade.

 

 

Filmes e música inspirados na paixão de Cristo

 

A Vida de Jesus Cristo inspirou grandes produções de Hollywood, como A Paixão de Cristo (2004), dirigido e estrelado pelo ator Mel Gibson.

Esta versão foi filmada em latim e aramaico, as línguas faladas na época de Jesus. O filme gerou polêmica pelo realismo de suas imagens.

Igualmente controverso foi The Last Tentation of Christ (1988), de Martin Scorsese. Baseado no romance de Nikos Kazantzakis, o filme mostra uma visão de Jesus como um homem com dúvidas, limitações e necessidades.

Outro filme típico dessas datas que reconstrói os últimos dias de Cristo é Jesus de Nazaré (1977). Obra do diretor Franco Zefirelli, é considerada o melhor relato mundial do nascimento, obra e morte de Jesus Cristo.

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes