Première Vision apresenta tendências para o Inverno 2012

- Continue depois da Publicidade -

A quarta edição da Première Brasil, evento especializado em matérias-primas para a indústria da moda, contou com uma palestra de tendências para o Inverno 2012 apresentada por Pascaline Wilhelm, diretora de moda da Première Vision.

A estação chega para movimentar de uma maneira radical as proporções e os equilíbrios entre cor e neutralidade, rigor e loucura, raridade e profusão, ultra moda e atemporal. O Inverno 2012 se abre para o nomadismo das ideias, a agilidade da técnica e inovações em rumo a novos territórios da moda com a poesia do realismo e a força do imaginário. “É uma estação que se anuncia radical, colorida, extremamente compacta e heterogênea também”, disse Pascaline Wilhelm.

O grande destaque do Inverno 2012 são as cores, que saltam sobre a neutralidade e se impõem expressivamente, até mesmo como objeto de diferenciação. “Nessa estação a cor vai nos ajudar muito. Nós estamos passando por uma grande mudança do emprego da cor – as sombras não serão mais as detentoras do chique. A cor está nas revistas, já saiu nas ruas e na Première Vision, nós mostramos que a cor realmente vai continuar e será usada de uma forma diferente nessa estação”, explica Pascaline.

Cartela de cores Inverno 2012

- Continue depois da Publicidade -

Cartela majoritariamente muito colorida, as cores são organizadas em três famílias que se misturam com uma certa normalidade:

Entre um vermelho sangue frio e laranja inflamado: as tonalidades, bastante pigmentadas, se alternam entre cores quentes e frias, e contrastam-se com a neutralidade total do cinza.

- Continue depois da Publicidade -

De um pouco de cáqui ao bege goldsilver: uma modulação de nuances suaves bem iluminadas.

Do azul metalizado ao bordô radical púrpura: os sóbrios intensos brincam com associações sérias, mas com a vivacidade de um rosa sedutor.

- Continue depois da Publicidade -

Sem Compromisso

O tema assume um estilo de linhas e cores radicais. As texturas, super visíveis, chamam a atenção pelo toque, já as estampas são gráficas. A inspiração vem do design, da arquitetura e das correntes artísticas atuais.

Esses conceitos influenciam na escolha de materiais pela sua capacidade de estruturação, conforto e elasticidade. A moda fica elegante e determinada, com cores nítidas, linhas estruturadas e acabamentos precisos.

“A ideia de uma simplicidade aparente pode ter um design que vai até o ultra espetacular, se impondo através de uma dimensão, de uma cor, de um volume específico”, diz Pascaline.

Moda Feminina Inverno 2012 – Franqueza Colorida

Construído e flexível – a silhueta vem fluida nas linhas rigorosas, o volumoso se opõe ao longilíneo, botões e acessórios se misturam em cores e chegam maiores.

Absolutamente fosco – panos, gabardines finas ou malhas milanos densificam e magníficam os lisos.

Texturas espetaculares – covers e cotelês brincam como adornos ton-sur-ton.

Desenhos poderosos – listras oversized, motivos ultra gráficos, zíperes e botões se deslocam em peças fluidas.

Moda Masculina Inverno 2012 – Minimalismo Color

Formal e funcional – uma integração do chic e do urbano.

Listras não tão rigorosas – listras espaçadas e imperfeitamente traçadas em lãs e flanelas finas e leves, de coloridos plenos.

Lisos lavados e intensos – em camisas sem desenhos, twills e oxfords, micro piques e damassês monocromáticos. Malhas finas e blocadas são cortadas como tecidos planos.

Funcionais protetores – Double-faces técnico/cosy, lãs ou sintéticos para paletós acolchoados.

Sportswear Inverno 2012 – Suave Design

Sólido e limpo – tecidos espessos e com caimento suave formam silhuetas descontraídas e com ângulos arredondados.

Mantôs coloridos – moleskines, gorgurão rasos e grossos algodões esmerilados com tintas passadas.

Frente-verso – double faces com versos coloridos, jeans e calças com verso fantasia, camisas reversíveis ou sobretintas, double jerseys ou moletons bicolores. Viés internos também brincam com a cor.

Com Modéstia

Juntos, o luxo e o casual defendem um natural colorido com um toque de fantasia. O rústico aparece poético na irregularidade dos fios, tratamentos e aplicações com nobreza. As cores são limpas e as lavagens agregam um ar vívido de forma sutil. Os pesos são densos e os toques mais autênticos. Com silhuetas concretas, o produto ganha valor por seu material, fabricação e qualidade.

Moda Feminina Inverno 2012 – Opulência Descontraída

Facilidade e preciosidade – com inspiração no universo masculino, os volumes brincam com a fantasia e a sofisticação dos tecidos e acessórios.

Sportswear e lã – as lãs aparecem misturadas com denims e algodões lisos.

Adornos amalgamados – tweeds comprimidos, jacquards desbotados, bordados escovados, agulhados com motivos fundidos na matéria, sobretintos e revestimentos coloridos.

Brilhos patinados – desgastes cuidadosamente encerrados em sedas ou sintéticos técnicos, zíperes super brilhantes e apliques com reflexos cobreados.

Desenhos delicados – traços de caneta, gravuras ornamentais, flores esculpidas em gelo.

Moda Masculina Inverno 2012 – Luxuosidade Humilde

Alfaiataria bruta – casacos e paletós de aparência maciça, ternos e camisas com lavagens nobres, botões de madeira, fios coloridos para realçar.

Lãs rústicas – cardados irregulares, aspecto rústico suavizado por cachemires e alpaca, lãs penteadas com estruturas de telas de saco, calças compridas com cintura dublada, bolsos surpresa estampados ou trabalhados com fita.

Malha pulôver – cotelês, moletons e torsades macios, jerseys flanelados, malhas compactadas para paletós ou casacos confortáveis e leves.

Você também pode gostar!

Sportswear – Britânico Cool

Autenticidade deslocada – o sportswear aparece reinterpretado com escoceses e drapeados casuais.

Xadrezes coloridos – escoceses com novas cores misturados em camisas e casacos com tecidos Double, twills quentes e leves de algodão.

City Sport – tecidos com estilo de alfaiataria, fil-a-fil, covers e pé de galinha em algodão ou em mistura de lã com algodão, denim misturado com lã e cachemira.

Malha de cima – compactos para cortar com paletós ou moletons arredondados para serem confeccionados como um blusão.

Com Frivolidade

O objetivo é brincar, seduzir e construir uma personalidade divertida e sexy, com bastante sabor e um pouco excêntrico. Roupas do dia e da noite são misturadas, além de mixes como formal e descontraído, verão e inverno com uma certa indiferença. Com toques festivos, sofisticação e glamour, com adornos surrealistas e anacrônicos. Nas cores prevalece o contraste suave entre tons escuros e luminosos, naturais e artificiais, frios e quentes.

Moda Feminina Inverno 2012 – Sexy e Cosy

Linhas desfocadas – as curvas do corpo são bem marcadas ou apagadas com amplitudes. Vestidos e calças são fluidos e compridos, já os casacos são mais pesados e grossos, com botões de pressão cobertos por tecidos ou rendas.

Fluidez densa – crepes foscos ou sedas e malhas lavadas, plissados móveis, rendas mais maleáveis e amaciadas para o dia a dia.

Brilho metal – lamês coloridos, perolados e paetizados para peças bijoux, zípers e fitas adesivas reluzentes costurados no lado exterior, etiquetas colocadas como adornos.

Ultra moles – falsas peles, plumas e pelúcias, mohairs bastante inflados.

Décors, delicados – animais estranhos e bem realistas, guirlandas florais delicadas.

Moda Masculina Inverno 2012 – Glamour Masculino

Domesticar o raro – com um toque excêntrico, o chic formal fica mais descontraído e o cotidiano mais sofisticado. Lenços estampados, echarpes espetaculares e jacquards opulentos brincam com abotoaduras estampadas ou em peças teatrais.

Black Tie – vestimentas sofisticadas e descontraídas se confundem. O smoking aparece modernizado, em malha ou denim ultra escuro com detalhes de jogging. A camisa branca também vem em malha ou numa releitura fluida e mais feminina.

Sportswear – Colisões

Acentuar os sincornismos – os gêneros se misturam entre as peças e as estações. Verão e inverno se aliam em peças sexys e divertidas.

Strech suaves – elasticidades em malhas ou tecidos planos com toque aveludado e de pele destacam as partes de cima com malícia, tanto no feminino quanto no masculino.

Elasticidade maciça – para pequenas peças encolhidas, shorts e mini paletós em denim, moletom ou veludos alisados, cruzados com crochês e bouclês com toques emborrachados e ultra foscos.

Leveza reluzente – seda decoradas, jacquards metalizados, tela paraquedas ultra fantasia para túnicas, camisas ou impermeáveis.

Sem Fronteiras

O tema representa uma nova arte de viver, na qual é fácil navegar por um mundo em rede, sem barreiras, sempre em movimento e com a criação e o consumo modificados. Menos egocêntrico e mais coletivo, esse tema propõe muitos híbridos e misturas, entre tecidos de alfaiataria e o funcional, entre os aspectos de seda e o esporte, entre os folclores e a técnica.

Os tecidos e as roupas chegam “dois em um” para um nomadismo contemporâneo e acolhedor. Multicores chegam desequilibradas, com misturas generosas de tintas e nuances que não são exatamente complementares.

Moda Feminina Inverno 2012 – Chic Atlético

Fusão dos extremos – linhas afinadas e cortes anatômicos com a leveza técnica das roupas de esporte.

Ultra-strech – lisos, jacquards ou estampas sedosas são recheados de elasticidade.

Reversíveis – double faces ou contra colados com versos em fantasia para roupas dois em um transformáveis; acabamentos, fechos e botões frente e verso em total mimetismo de cor.

Matelassê e 3D – malhas em relevo para moletons fantasia.

Décors híbridos – flores fusionadas com folclore ou listras, ajustadas ou contrastadas com botões plásticos ou detalhes trançados ou crochetados.

Moda Masculina Inverno 2012 – Falsa aparência

Mudança de competências – o terno e a performance trocam suas boas fórmulas. As imagens city se duplicam em produtos ultra funcionais enquanto as cores mais intensas ganham uma elegância masculina.

Malha/tecido plano – malhas se cruzam com lãs de comportamentos ultra tônicos.

Misturas e codificação – neo-camuflagem chic, com lãs precisamente misturadas, moulinês coloridos, camisas estampadas com motivos tramados, botões flash code.

Sportswear – Mix & Match

Livre expressão – um active wear descontraído e totalmente receptivo ao multi cor e à fantasia.

Fantasias performáticas – os funcionais se abrem ao décor estampado ou fio-tinto, aos jogos de fosco/brilhante, aos relevos articulados.

Jogos de luz – os flúors, os fosforescentes e reflexivos emitem luz e chegam como acessórios sobre roupas para chamarem a atenção de uma forma divertida.

Fotos: Première Brasil

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes