Preview – Tendências em calçados e acessórios para o Inverno 2012

119

- Continue depois da Publicidade -

Lojistas de todo o país puderam conferir as apostas dos principais fabricantes de calçados e acessórios brasileiros para o Inverno 2012 na  Zero Grau – Salão de Tendências em Calçados e em Acessórios, que aconteceu em Gramado-RS, de 21 a 23 de Novembro.

Sucesso absoluto entre expositores, lojistas e importadores internacionais, o evento era uma necessidade latente no mercado de calçados e acessórios, afirma Frederico Pletsch, Diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira. “A Zero Grau surgiu para preencher uma lacuna de entressafra existente no setor calçadista. O resultado foi surpreendente. Superamos todas as expectativas e nos consagramos como de lançadores de moda e como plataforma de vendas”, comemora Pletsch.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

A surpresa foi encontrar compradores de vários estados do nordeste brasileiro numa feira para a estação fria! Embora as condições climáticas não permitam o uso de um calçado típico de inverno, o consumidor nordestino deseja seguir as tendências da estação, que é considerada chique e glamurosa. “No frio, a consumidora do Sul e Sudeste corre para a bota, enquanto no Nordeste há uma mudança da sandália para o peep-toe e ankle boots”, afirma Jarles Ellwanger, gerente da regional nordeste da BBC. Diante disso, marcas como Bebecê e Top Vision vem desenvolvendo coleções específicas para os clientes do nordeste, seguindo as tendências da estação, mas adequando-as às condições climáticas daqueles estados.

Veja a seguir uma seleção de produtos que prometem bombar no Inverno 2012 de norte a sul do Brasil!

Bebecê

A Bebecê se inspirou em duas vertentes: o Aventureiro e o Excêntrico, essências básicas da mulher atual. Do lado aventureiro, os calçados levam materiais pesados, solados tratorados e saltos grossos, evidenciados principalmente pelos coturnos e Ankle Boots. Já o estilo excêntrico traz combinações fortes, como o já conhecido Color Blocking, misturas de estampas e metais, acabamentos escovados e envelhecidos. Além disso, texturas elegantes, como o pelo, expressam a moda das passarelas no dia-a-dia.

Top Vision

A inspiração foi o charme e a elegância dos anos 70, afirma Patricia Erthal, coordenadora de marketing da marca. Há uma diversidade de materiais, que vai desde os mais lisos, como atanados, nobuck e camurça, até os tecidos de paetês, lurex, materiais espelhados, craquelados e envelhecidos. Os bicos arredondados e quadrados, juntamente com saltos estruturados, conferem à coleção um ar mais retrô. Já os modelos refinados contam com salto stiletto. As meias-patas continuam presentes, explorando ainda mais sua funcionalidade no quesito conforto, e as botas ganham destaque no estilo montaria.

Piccadilly

Segundo a diretora de desenvolvimento da Piccadilly, Ana Carolina Grings, a coleção agradará de românticas a descoladas. Botas com canos mais curtos, animal prints, detalhes em tricô canelado, costuras à mão e a volta do tom malva (rosa antigo) aparecem nesta coleção de inverno.

A influência minimalista é outra forte tendência com foco especial nos oxfords, que agora chegam em diferentes alturas e traços bem masculinos, com bicos mais estruturados e arredondados, além de diferentes amarrações e costuras mais grossas contrastantes.

Suzanna Santos

Antes reservados à primavera, os florais invadem o inverno 2012. De tamanho e padrões diversos, alegram os dias cinzas da temporada fria e resgatam o romantismo. Nesse jardim vintage, destaque para sapatos estilo boneca, peep toes e delicadas rasteiras.

Em contraponto à feminilidade, uma atitude mais boyish brinca com os gêneros feminino e masculino. As mulheres seguem invadindo o universo masculino, buscando elementos clássicos. Destaque para sapatos mais robustos e oxfords.

Zeket

A Zeket foi buscar inspiração em diferentes épocas da moda para compor uma coleção eclética e cheia de atitude. Mocassins, peep toes e ankle boots conferem um perfume moderno e contemporâneo para a coleção. Com ares renovados, os escarpins estão de volta, com saltos baixos, altos e bicos pontudos.

Sempre como destaque da estação fria, as botas garantem personalidade e estilo. Com muitos detalhes, elas aparecem desde os saltos mais finos e elegantes até os mais grossos e estruturados ou baixos e quadradinhos. As botas rasteiras também têm presença garantida. Com canos curto e longo, são unanimidade para quem busca mais conforto para o dia a dia.

Converse

Explorando as tendências grunge e aventureira, a converse aposta em muito xadrez, texturas macias e crochetados rústicos, no mais belo e despojado estilo asteca. Modelos Chuck Taylor como All Star Speacialty Washed, feito em jeans estonado e rasgado, com detalhe aparente xadrez, são a cara dessa nova vertente. Com diversas referências à cultura Pop, também teremos florais, bolinhas e estampas divertidas.

Kildare

Seguindo a tendência do comportamento casual, a Kildare lança produtos com solas envolventes suaves, couros naturais, leves e macios, além de produtos irreverentes com solados mais robustos e couros com aspecto desgastado. Os calçados casuais seguem forte na estação fria, com três peças e solas claras. Juntamente com o seu conceito habitual de conforto, a Kildare traz um novo conceito para o inverno: o de leveza, representado por um produto casual e um assandaliado.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também