Mestre do Sabor: saiba tudo sobre o programa de culinária da Rede Globo

O Mestre do Sabor terá início nessa quinta-feira (06/05) e promete nos deixar com água na boca! Conheça tudo sobre o programa.

- Continue depois da Publicidade -

O Mestre do Sabor é um reality show culinário da Rede Globo, dirigido por Boninho, o mesmo do Big Brother Brasil e do No Limite. Ou seja, esse é um programa muito interessante! Em resumo, alguns chefs de cozinha renomados competem entre si, para que ganhem o título de vencedor.

A 1ª temporada do reality aconteceu em 2019 e, devido ao sucesso, tivemos a 2ª versão em 2020. Na época, a pandemia de COVID-19 interrompeu as gravações mas, depois, pudemos ver algumas adequações. Agora, em 2021, a emissora confirmou a 3ª temporada do Mestre do Sabor.

 

  • Antes de continuar, siga-nos no Google News, para que você possa acompanhar tudo sobre os famosos direto no seu smartphone. Para isso, é só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Como é o Mestre do Sabor?

 

O Mestre do Sabor reúne os maiores chefs de cozinha do país, para que eles possam competir entre si. Na 1ª temporada, 24 profissionais entraram no programa e, na 2ª, apenas 18. Por fim, após algumas disputas, restam apenas 2 para a grande final.

- Continue depois da Publicidade -

Monique Alfradique é a apresentadora do programa, assim como os chefs Claude Troisgros e João Batista. Além disso, os profissionais se dividem em 3 equipes, que são lideradas pelos chefs Kátia Barbosa, Léo Paixão e Rafael Costa e Silva.

Na 1ª temporada, bem como no início da 2ª, José Avillez ocupava o lugar de Costa e Silva. Contudo, devido ao auge da pandemia de COVID-19, o chef português teve de retornar ao seu país. Agora, na 3ª temporada, o chef brasileiro continuará na equipe do Mestre do Sabor.

- Continue depois da Publicidade -

Gabriel Coelho foi o 1º Mestre do Sabor, em 2019. O chef pertencia ao time de José Avillez. Em segundo lugar ficou Dudu Poerner, do time de Léo Paixão.

 

Gabriel Coelho venceu a 1ª temporada do Mestre do Sabor
Gabriel Coelho – Mestre do Sabor 2019 | Imagem: Reprodução (Rede Globo)

 

Já em 2020, Dário Costa levou o título de 2º Mestre do Sabor. O chef pertencia ao time de Kátia Barbosa. Em segundo lugar ficou Ana Zambelli, que fazia parte da equipe de Léo Paixão. Além disso, vale lembrar que Dário também participou da 1ª temporada do Masterchef Profissionais.

 

- Continue depois da Publicidade -

Dário Costa venceu a 2ª temporada do Mestre do Sabor
Dário Costa – Mestre do Sabor 2020 | Imagem: Reprodução (Rede Globo)

 

Como são as provas do Mestre do Sabor?

 

Prato de Entrada

 

Na última edição do Mestre do Sabor, apenas 18 chefs puderam fazer parte do programa. Apesar disso, alguns outros também participaram dessa prova, que se assemelha a uma seleção. Nela, cada cozinheiro deve preparar um prato especial, para que os chefs façam a avaliação.

Ou seja, chefs Kátia Barbosa, Léo Paixão e Rafael Costa e Silva discutem sobre os traços de sabor de cada cozinheiro. Além disso, vale saber que essa etapa é às cegas: os jurados só têm contato com o cozinheiro depois de experimentarem.

Em seguida, os jurados decidem se gostariam, ou não, de ter o cozinheiro em suas equipes. Caso mais de um líder de time queira, é o próprio cozinheiro que escolhe a sua. Dessa forma, existem 3 times no Mestre do Sabor, nomeados através de seus chefs: Kátia Barbosa, Léo Paixão e Rafael Costa e Silva.

 

Na Pressão

 

Logo depois da formação dos 3 times, os chefs entram nessa fase da competição, que é dividida em 2 etapas. Durante o “Menu Confiança“, cada equipe deve preparar um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa). Geralmente, existem ingredientes obrigatórios.

Você também pode gostar!

Os chefs Claude Troisgros e João Batista são os responsáveis por julgar os pratos. A partir daí, 1 das 3 equipes é eleita como vencedora e, como prêmio, recebe a imunidade. Enquanto isso, as outras 2 devem participar da “Batalha dos Cucas“.

Agora, cada um dos chefs devem cozinhar sozinho. Mais uma vez, os chefs Kátia Barbosa, Léo Paixão e Rafael Costa e Silva julgam os pratos às cegas, para que possam escolher o vencedor e o perdedor. Em seguida, o chef dono do prato perdedor é eliminado do Mestre do Sabor.

 

Duelos

 

Nessa fase da competição, os chefs podem escolher um ao outro para um duelo, sendo que o perdedor terá de deixar o Mestre do Sabor. Saiba, também, que essa escolha pode ser de qualquer chef, seja do mesmo time ou de diferentes.

 

Duelo entre Lydia Gonzalez e Gi Nacarato
Duelo entre Lydia Gonzalez e Gi Nacarato – Mestre do Sabor 2020 | Imagem: Reprodução (Rede Globo)

 

Na peneira

 

Mais uma vez, as provas serão individuais. Ou seja, os times já não existem mais desde a etapa anterior. Agora, porém, os chefs devem cozinhar suas receitas que, em seguida, serão avaliadas por Kátia Barbosa, Léo Paixão e Rafael Costa e Silva. Daqui, sairão 3 semi-finalistas.

Logo depois, o restante dos competidores terão de repetir a prova, mas com uma receita diferente. Os jurados também escolherão mais 3 semi-finalistas. Dessa forma, teremos 6 chefs na semi-final do Mestre do Sabor.

 

Semi-final

 

A semi-final também se divide em 2 etapas. Na primeira delas, os chefs cozinham e os avaliadores são Claude Troisgros e João Batista. Então, os 2 melhores pratos são escolhidos e seus atores chegam à final.

Para completar, os 4 chefs restantes cozinham de novo mas, dessa vez, os avaliadores voltam a ser Kátia Barbosa, Léo Paixão e Rafael Costa e Silva. Assim, mais 2 chefs, donos dos melhores pratos, chegam à final do Mestre do Sabor.

 

Final

 

Na primeira etapa do último programa da edição, 2 chefs serão eliminados da competição, após a avaliação dos jurados. Logo depois, os outros 2 disputam o título de Mestre do Sabor e, por fim, 1 deles será o grande campeão.

 

Enfim, como será a 3ª temporada do Mestre do Sabor?

 

Em primeiro lugar, saiba que a 3ª temporada do programa terá início na próxima quinta-feira, dia 06/05, às 22h45. Em seguida, nas próximas quintas, você também poderá assistir aos episódios inéditos do Mestre do Sabor, logo após a novela Império.

A equipe continua a mesma da 2ª temporada: Monique Alfradique, Claude TroisgrosJoão BatistaKátia Barbosa, Léo Paixão e Rafael Costa e Silva. O time comandará 12 semanas de programa, que terá a mesma dinâmica explicada acima.

 

Equipe Mestre do Sabor
Equipe Mestre do Sabor 2021 | Imagem: Reprodução (Rede Globo)

 

Ao todo, serão 18 participantes, sendo 6 em cada time. O finalista levará R$ 250 mil para a casa, além do troféu e título de Mestre do Sabor. Em entrevista para o Gshow, o chef João Batista prometeu que a 3ª temporada do programa “vai trazer muito mais emoção“.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes