Tamanho único – O Guia Completo para cada tipo de corpo!

Quando estamos comprando roupas, não é difícil se deparar por aí com o famoso “tamanho único”. São aquelas famosas peças, como calças, blusas e saias, feitas em apenas um tamanho na intenção de vestir qualquer tipo de corpo.

Enquanto o motivo da existência de um “tamanho único” vai além da nossa compreensão, essa é uma modalidade de grade que tem ganhado muita popularidade lá fora, sob o nome de “one size fits all”, ou “um tamanho veste todos”, em tradução livre.

16.943

- Continue depois da Publicidade -

Tamanho único – Um exemplo disso é a Brandy Melville, uma loja de roupa americana que trabalha exclusivamente com essa modelagem única. Logo na estrada da loja já existe um aviso notificando as pessoas sobre isso: “one size fits most”, ou “um tamanho veste a maioria”. Já na loja online, as peças aparecem com a observação de que elas vestem tamanho pequeno e médio.

Antes, seguem algumas dicas, e, outros exemplos de peças em tamanho único que se adaptaram aos diferentes tipos de silhueta e idade.

Como escolher roupas de tamanho único?

Iniciaremos com uma super dica pra aumentar assim,  as chances de acertar na hora de escolher sua roupa de tamanho único, aposte em:

  • Roupas com muito elastano;
  • Peças fluidas, com modelagens mais amplas e cumpridas como caftans e batas;
  • Malharia,  peças feitas em malha que devido sua forma de entrelaçar os fios, tem uma maior capacidade elástica;
  • Lingeries;
  • Peças com alto poder de elasticidade.

Contudo, o tamanho único pode ser um pouco delicado, uma vez que você pode não conseguir ter um caimento ideal, visto que cada pessoa tem um tipo diferente de corpo.

De qualquer maneira, reserve esse tamanho para as blusas ou peças que tenham modelagem mais larga e comprida. Se não forem as com elastano, as fluidas também funcionam bem.

Assim, o ideal é que as peças não marquem as curvas, como ombros e cintura. Calças no estilo legging ou pantalona também podem ser compradas em tamanho único. Em resumo, na dúvida, peça as medidas!

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Peças fluídas de modelagens amplas

Dando continuidade, seguem peças de seda ou outros em materiais fluidos, trabalhados em modelagens amplas e com amarrações nas costas, são, desta forma,  ideais para tamanho único.

Acima, as amarrações nas costas permitem assim,  que o modelo fique bem, nos mais variados biotipos, mantendo seu caimento perfeito. Uma vez que, versáteis, podem ser usados de diferentes formas, também se adequam às diferentes silhuetas.

Mesmo tamanho diferentes pesos, alturas e idades

Agora, veja galeria com diversos modelos em tamanho único, de peças fluidas e trabalhadas em seda. Nas fotos, como exemplo, estão sendo usadas por diferentes tipos de shapes e diferentes idades.

Um dos segredos do tamanho único, são portanto,  as modelagens amplas e ajustáveis. Como nos exemplos acima, com peças variadas que podem ser ajustadas de diferentes formas: usando um cito, ou ainda, a própria amarração da peça.  Aqui, vestidos, caftan e macacão da @forsunbrasil.

 

Em sequência, vestidos fluídos em seda são uma ótima pedida. Seguem alguns exemplos da @forsunbrasil.

Agora, também separamos vídeo com dicas na hora de escolher as peças em tamanho único:

 

Como ficam as roupas de tamanho único em cada tipo de corpo?

Partindo do princípio de que mulheres de todos os tamanhos gostariam de fazer compras em todas as lojas, incluindo o exemplo da  varejista americana Brandy Melville.

Desta forma, o  BuzzFeed resolveu fazer um teste com diferentes garotas usando as mesmas roupas. Para isso eles usaram de referência a modelo da loja online da BM, que tem um tamanho padrão: 1,73cm de altura, manequim 34.

Modelo: 1,73cm, manequim 34; Allison: 1,60cm, manequim 34 – Roupas de tamanho único

Imagem de mulheres vestindo roupas com um único tamanho.
Reprodução: Pinterest

Lara: 1,75cm, manequim 38/40; Candace: 1,68cm, manequim 40/42 – Roupas de tamanho único

Sheridan: 1,80cm, manequim 48/50; Kristin: 1,60cm, manequim 52 – Roupas de tamanho único

 

Top Heide

Na modelo o top parece cropped, entretanto nas mais baixinhas isso já não deu muito certo. Pela modelagem ampla até que o top conseguiu servir na maior parte das meninas, mas ficou bem diferente em cada uma delas.


Seguindo com tamanho único nos diferentes biotipos

2 modelos de diferentes biotipos com o mesmo tamanho de blusa - Roupas de tamanho único
Roupas com um único tamanho em diferentes biotipos

Saia Emilia

Com certeza fizeram algum truque na modelo na hora de tirar a foto, já que ficou larga na moça de manequim 34 e apertada na de tamanho 38. Nas outras nem serviu, um desastre!

Já a saia tamanho único nas diferentes modelos com estrutura de corpo diferentes, praticamente não funcionou

Mulheres testando saia de tamanho único - Roupas com único tamanho.
Roupas tamanho único

tamanho único funciona mesmo?

Tank Top

Parece que só a moça do 34 ficou feliz com o top. As outras, por mais que tenha servido, reclamaram que ele foi ficando transparente conforme esticava. Um problema que não afeta apenas as gordinhas, mas também as moçoilas com mais peito.

Aqui, diferentes modelos, com diferentes tamanhos usando o mesmo top

Entretanto, a peça não cumpriu o que prometeu, uma vez que uma das modelos, nem conseguiu vesti-lo

Vestido Jada

Apesar do mesmo manequim, a moça do 34 ficou com um vestido bem mais longo que a modelo. Já para a 38 ficou curto, para a 42 ficou apertado no peito. Enquanto as outras nem tentaram vestir…

Seguindo com vestidos em tamanho único

Aqui outro teste, desta vez com vestido.

Casaco Layla

Agora, uma peça um pouco mais democrática, pois, serviu em todas as meninas. Contudo,  assim como a primeira t-shirt, ganhou um caimento diferente em cada corpo.

Dando continuidade, o casaco foi o que melhor vestiu diferentes tamanhos

Em sequência, uma modelo não gostou do resultado.

Shorts Vodi

Mais uma vez, só as meninas do manequim 34 saíram ganhando. Já que nas outras o shorts ficou muito curto ou muito apertado.

Depois o short? Será que funcionou?

Aqui, a model reclamam que a peça ficou muito curta

Top Milly

Outra peça que pelo menos entrou em todo mundo, mas além de ganhar um caimento diferente em cada corpo, algumas meninas reclamaram das mangas, que também ficaram apertadas.  Enquanto outras se incomodaram com o comprimento da peça.

Entretanto, apesar de um pouco cumprida em algumas, a peça vestiu todas as silhuetas

Por fim, uma peça que coube em todos os tamanhos, apesar de ainda precisar de alguns ajustes

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -