Como escolher a base certa? 4 passos para não se arrepender da compra

Como escolher uma base que combine perfeitamente com a cor da sua pele? Apresentamos o ABC da escolha de uma base. Confira!

- Continue depois da Publicidade -

Como escolher uma base que combine perfeitamente com a cor da pele? Apresentamos o ABC da escolha de uma base e também aconselhamos o que fazer se você já escolheu a base errada.

 

1 – Como escolher a base? Primeiro: defina seu tipo de pele

 

Vivemos em uma época em que a disponibilidade de cosméticos é enorme e cada um deles, além das funções de mascaramento, também tem uma série de propriedades para cuidar da pele.

 

Base para pele seca

 

base para pele seca
Foto: Pinterest

- Continue depois da Publicidade -

O ponto básico na escolha da base perfeita é determinar seu tipo de pele. Se sua pele for seca, você pode escolher uma base hidratante, por exemplo, com a adição de óleos. Também vale a pena focar nos cuidados de hidratação antes de aplicar a base.

 

Base para pele oleosa

 

- Continue depois da Publicidade -

base para pele oleosa
Foto: Pinterest

 

Se você tem pele oleosa – escolha fórmulas que contenham em sua composição substâncias anti-bacterianas, antibacterianas e antiaderentes.

Uma boa solução também são as bases minerais que normalizam a secreção de sebo e não obstruem a pele.

- Continue depois da Publicidade -

Elas geralmente têm composições com base em óxido de titânio. Embora exijam um pouco de prática para aplicarmos, compensam com uma cobertura impecável e delicada e um efeito muito natural.

Base para pele madura

 

base para pele madura
Foto: Pinterest

 

A pele madura , sem brilho e com rugas visíveis, precisa de uma base iluminadora, às vezes chamada de “lifting” na maioria das vezes, isso significa partículas refletoras de luz e uma fórmula que suaviza o rosto.

Base mal escolhida em função do tipo de pele, vai escorrer, vai pesar, ou ao contrário – vai deixar a pele seca muito mais exposta.

2 – Escolhendo base para uso noturno e diário

 

base para o dia
Foto: Pinterest

 

A segunda questão é o propósito da base, ou seja, determinar quais funções ela deve desempenhar. Você está procurando um produto para uniformizar seu tom de pele durante o dia? Ou talvez você precise de uma base para uma saída à noite, uma que fique bem com luz artificial, em fotos e que dure até o amanhecer.

As bases destinadas para o dia, costumam ter uma fórmula mais leve e portanto, menos cobertura, mas não há motivo para se preocupar, porque normalmente neste caso podemos aplicar várias camadas até obtermos um efeito satisfatório.

 

3 – Como escolher uma base – tons rosa ou amarelos?

 

base para a pele
Foto: Pinterest

 

Ao comprar a base, você provavelmente notou que, na gama de cores disponíveis, elas são muito semelhantes entre si, mas diferem em algo. Esse algo é a chave, que pode ser dividida em rosa (frio) e amarelo (quente).

Como saber qual tom será compatível com a sua pele ? Existem vários métodos.

Se o seu tipo de beleza é quente, você tem cabelos claros ou ruivos e toma sol facilmente, provavelmente precisará de uma base com um tom amarelo. o

Mulheres com pele clara, que costumam ter queimaduras de sol, cabelos com tons frios e veias roxas bem visíveis sob a pele das mãos, devem usar uma base de base rosa.

 

4 – Como escolher a cor da base?

 

escolhendo a cor da base
Foto: Pinterest

Nesse processo de como escolher base, finalmente chegamos ao último ponto, que é escolher a cor certa da base. Infelizmente, a maioria das mulheres escolhe uma base muito escura para sua pele, o que a torna muito velha!

Você também pode gostar!

Esteja de cara limpa

 

O ideal é ir à loja com o rosto limpo, sem maquiagem. E, então, passar a base em somente uma região (e não no rosto todo). Assim você consegue conferir se fica no tom certo – ou, pelo menos, o mais próximo do seu tom de pele possível.

 

Nunca verifique a cor da base em sua mão

 

A mão tem uma tonalidade e estrutura completamente diferentes da pele do rosto. Então resista à tentação de testar a base no dorso da mão.

Geralmente, o tom é mais claro que o do rosto, que fica mais exposto ao sol. Mas vale usar o dorso da mão para conferir a textura e se o produto tem brilho. No caso de peles oleosas, base com brilho pode enfatizar o aspecto de oleosidade.

 

Use a luz natural para testar

 

 

O ideal é, depois de passar o produto em uma região do rosto, sair da loja para ver como o tom funciona na luz natural.

Leve um espelhinho na bolsa e não tenha vergonha: diga que vai sair pra ver como a cor ficou. Afinal, você vai usar o produto no seu dia-a-dia e de nada adianta ele funcionar somente sob a luz da loja – que, geralmente, é bem ruim.

 

Pense no seu bolso também

 

Nesse processo de como escolher base, acho que a gente não deve ser “vítima” de marcas: tem que usar o que funciona bem na gente. Então se for barato, melhor ainda! Afinal, quem usa e dá prestígio à marca somos nós e não o contrário.

Só quem é muito insegura e tem autoestima muito baixa precisa se amparar no “status” de uma logomarca.

Produtinhos testados

 

Ideal Flawless – Avon

 

Me dá boa cobertura, sem deixar o aspecto pesado. Pela excelente relação custo/benefício, é a que mais uso no dia-a-dia. É da lista “must have” (tenho que ter).

 

ideal flawless avon

 

Stay All Day – Stila

 

Nesse processo de como escolher base, encontrei a Stay All Day.

Como o próprio nome sugere, fica na pele o dia todo. Além disso, ainda vem com pincel e corretivo (veja o detalhe na tampinha do produto). Demais!

Uso quando sei que vou ter um dia looongo. Quem me indicou foi o Dominick Briguglio, maquiador fofo e gato de Los Angeles, a cara do Adam Levine, vocalista da banda Maroon 5.

 

stay all day stila

True Match – L’Oreal

 

Cobertura maravilhosa: a pele fica como se fosse de porcelana. Tem um leve brilho, mas corrijo com pó facial. Quem me indicou foi o Ronnie Peterson, maquiador brasileiro radicado em Nova York. Amo o trabalho dele.

 

True Match L'Oreal

 

Revisado e atualizado por Handreza Hayran

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes