Sensualidade, romantismo e minimalismo para moda feminina no Verão 2012

216


Stella McCartney, D&G, Calvin Klein Collection

O Senac Moda Informação contou com a palestra de Feminino com a consultora de moda  Andrea Araújo que apresentou as principais tendências dentro de quatro temas do verão 2012:  Festa na Floresta, Jardim das Delícias, MDC e Explosão 70.

Festa na Floresta

As flores, frutas e bichos são a representação máxima do tema. A latinidade parte de ídolos como Carmem Miranda surge em referências no uso de fendas e camisetas curtas em cores fortes, fazendo alusão às cores da bandeira brasileira, explorada principalmente pela Prada.

As influências dos anos 70 aparecem misturadas com a estamparia de frutas e flores. Na cartela de cores “o branco e o preto não são cores complementares, são cores de fundo, elas realçam a estamparia” segundo Andréia Araújo.

As listras aparecem com bastante força, tanto na estamparia como nos acessórios com fitas de couro e cetim aplicadas.

Para as saias o comprimento aumentou, quando rodadas elas aparecem na altura do joelho e quando mais secas são mais compridas como a midi ou longas, outra tendência para as saias é uso de plissados.

Os shorts também aumentaram, podendo até virar bermuda. O macacão é uma peça forte e vem em tomara que caia ou frente única com as pernas mais retas.

As Calças apareceram de todos os tipos e em diversas modelagens, em geral estão mais justas nas pernas e encurtadas podendo ou não ter a barra dobrada.

Os anos 70 surge como forte influência para o tema e com grandes referências como Yves Saint Laurent, disco-glam, Studio 54, espírito boho-hippie, influência folk-gipsy, Woodstock e vertente Western com toques apaches.

Vestidos e saias longas trazem tecidos fluidos e modelagens amplas, juntamente com as batas são considerados os hits da estação. A calça Flare, mais ajustada na perna e com a boca maior, revela-se cada vez mais e aparece em jeans ou outros tecidos.

Para a estamparia o psicodelismo divide espaço com o animal print.

Na modelagem o transpasse surge em saias e vestidos, a frente única e o decote V aparecem em evidência juntamente com laços funcionais.

“Franjas estarão em alta, sejam em coletes, acessórios, bolsas ou saias juntos com os coletes de crochê”

“O couro aparece para quebrar a fluidez dos tecidos de baixo e a cor caramelo é muito forte” de acordo com a Andrea Araújo


Stella McCartney, Prada, Bluemarine

Jardim das Delícias

A tendência revela-se com a delicadeza de flores pequenas, leveza das rendas e cores suaves e amenas remetendo a cartela que apareceu no sucesso de Alice no País das Maravilhas.

“A padronagem Vichy, é a representação alegre e colorida da tendência” segundo a palestrante.

As saias vêm mais curtas e rodadas com flores pequenas rebordadas ou em renda das mais diversas como a guipure e a chantilly.

O Tule surge como a base da roupa, em sobreposição ou ainda sob bordados de fitilhos.

Para compor o visual romântico, muitos babados sejam eles plissados ou não, verticais ou horizontais.

Você também pode gostar!

As franjas aparecem em outros materiais como plumas.


D&G, Dolce e Gabbana

MDC

A tendência revela o cuidado com a qualidade na confecção dos detalhes, focada em shapes, formas e volumes, a alfaitaria é ponto forte apresentando-se sempre de forma impecável.

O tema surge com muita reconstrução de peças, as roupas aparecem com vários recortes, transparência e brilho. Para a alfaiataria a lapela dos blazers vai diminuir e as calças revelam-se retas, com pregas e acinturadas. A calça cenoura com cintura alta é uma forte tendência.

A cartela de cores surge em tons vibrantes e em blocos unificados.

“Decotes e amarrações vão se sobressair nas roupas, as costas possuem muitas alças trançadas, fios que saem da frente e vão para trás em amarrações” segundo Andrea Araújo.


Calvin Klein Collection, Stella McCartney, Versace

Festa na Floresta


Alexander Mc Queen, Christian Dior, Jean Paul Gaultier


Luis Vuitton,Givenchy, Bluemarine

Explosão 70


Marc Jacobs, Fendi, Elie Saab


D&G, Dolce e Gabbana, Just Cavalli


D&G, Chanel, Elie Saab

Mdc


Calvin Klein Collection, Versace


Max Mara, Lanvin, Calvin Klein Collection

Algumas Tendências

Macacões


Gucci, Marc jacobs, Lanvin

Listras


Prada, Jean Paul Gautier, Moschino

Saias e vestidos transpassados


Fendi

Fotos do site Style, para ver as referências usadas pela palestrante, clique na galeria abaixo.


você pode gostar também