Por que você precisa fazer uma consulta no Sistema Valores a Receber? Porque você pode ter algum dinheiro “esquecido” em alguma instituição financeira. Isso pode ser bem possível. Afinal, segundo o Banco Central são cerca de R$ 8 milhões a serem resgatados pelos brasileiros.

Somente pelo Sistema Valores a Receber é possível verificar se você tem dinheiro a recuperar. Portanto, confira abaixo todas as informações necessárias para a realizar a consulta:


O que são valores a receber?


Foto de dinheiro com a frase Valores a Receber.
Fonte: Freepik


O Sistema Valores a Receber foi liberado em 24 de janeiro. No entanto, durou pouco. A página não suportou a alta demanda e acabou saindo do ar. Então o Banco Central reformulou os dados e agora lançou um novo método de consulta.

Estima-se que R$ 8 milhões estejam disponíveis para os brasileiros. Valor que está “esquecido” em contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível.

Nessa 1ª etapa serão “devolvidos” esses montantes esquecidos em contas-correntes ou poupança. Ainda mais, tarifas e parcelas ou também obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente.

A ideia é fazer acontecer uma 2ª fase ainda em 2022. Nela, estarão disponíveis os valores e tarifas cobrados de forma indevida em operações de crédito. Essas operações são empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Enfim, também há a possibilidade de entrar nessa busca contas em corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários finalizadas com saldo.


Qual o site para ver se tem dinheiro no Banco Central?


A consulta pública deve ser realizada unicamente através do site: valoresareceber.bcb.gov.br.



Como consultar se tenho algum valor a receber no Banco Central?


Foto desenho de saco com dinheiro.
Fonte: Freepik

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br, digite o seu CPF ou CNPJ e data de nascimento para checar se você tem capital esquecido em bancos.

Caso sim, o sistema irá te informar uma data específica. Nesse dia citado você ficará sabendo o valor exato a receber e poderá também fazer a solicitação da transferência, pelo mesmo site.

Se você não tiver valores esquecidos em bancos, a mensagem “atualmente você não tem valores a receber” aparacerá na tela.



  • Em seguida, veja também Como acumular milhas para ganhar dinheiro e ainda viajar pagando menos? Parte 2/3

Como receber os valores esquecidos em bancos?


Foto de notas de cem reais e moedas de 1 real - Valores a Receber.
Fonte: Freepik

O dinheiro será devolvido preferencialmente por via Pix a partir de 7 de março. Contudo, aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave no momento da solicitação de transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como ocorrerá o depósito.


Calendário do Banco Central — Valores a Receber


Foto de Calendário do Banco Central - Valores a receber.
Calendário do Banco Central — Valores a receber. Fonte: Banco Central


Como saber se tenho dinheiro a receber nos bancos?


O Banco Central liberou exclusivamente o site valoresareceber.bcb.gov.br para esse tipo de consulta. Unicamente por ele você poderá verificar ou solicitar valores esquecidos em bancos.

No caso de dinheiro disponível para resgate, após realizar a consulta, uma mensagem com uma data irá aparecer na tela. Nesse dia você ficará sabendo a quantia e também poderá solicitar a transferência.

Se aparecer a mensagem “atualmente você não tem valores a receber”, significa que por enquanto não há valores seus em nenhuma instituição financeira.


  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

O que fazer para não cair em golpes?


Foto de placa atenção.
Fonte: Freepik

Enfim, confira as instruções do BC sobre tentativas de golpe:

  • O site valoresareceber.bcb.gov.br é o único para consulta de valores;
  • O Banco Central NÃO envia links e NÃO entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
  • Nenhum indivíduo tem autorização para entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber;
  • Por isso, o cidadão JAMAIS deve clicar em links suspeitos, seja por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
  • O cidadão NÃO deve realizar pagamentos para acessar seus valores. É golpe!