cartão amarelo

Quais as funções do cartão amarelo e vermelho no futebol?

Um cartão amarelo ou o vermelho são as principais ferramentas de controle em uma partida de futebol, saiba mais sobre elas

Compartilhe

Um cartão amarelo ou vermelho pode mudar muito os rumos de uma partida de futebol. Então, veja a origem desta ferramenta, regras do esporte que influenciam no resultado de um jogo, bem como, os casos que devem ser aplicados.

O que significa um cartão no futebol?

A presença de um cartão no futebol significa que um determinado jogador em campo será advertido por suas atitudes durante uma partida. Além disso, são responsáveis por dar autoridade ao árbitro do jogo que julga os atos dos atletas e os pune de acordo com as regras. Contudo, há dois tipos de cartão que os diferenciam pela cor, como:

  • Amarelo;
  • Vermelho.

Esses cartões de futebol muitas vezes são a razão pela qual um esportista faz uma jogada mais leve no seu adversário. Visto que, pode ser expulso e prejudicar a sua equipe que ficará com desfalques.

árbitro segurando um cartão amarelo e um vermelho
O cartão amarelo e vermelho adverte e pune os jogadores por suas faltas no jogo. Imagem de master1305 no Freepik

Quando surgiu o cartão amarelo e vermelho no futebol?

O cartão amarelo e vermelho surgiram na Copa do Mundo de 1970, que aconteceu no México, que teve ideia do chefe de arbitragem da época, Keen Aston. Contudo, essa invenção veio a ele enquanto estava a caminho do seu hotel e seu táxi parou no semáforo, e, ao observá-lo, teve a sacada. A partir daí, passou a se usar esses acessórios nos jogos de futebol.

Qual a regra do cartão amarelo?

Um cartão amarelo serve para advertir um jogador em uma partida de futebol que cometa algum tipo de infração durante os 90 minutos de jogo. Ao passo que, seja ele titular, reserva ou até mesmo os técnicos e membros da equipe que atuam nos bastidores, como auxiliares. Contudo, veja situações em que esse objeto tem aplicação, por exemplo: 

  • Faltas mais fortes;
  • Agressões verbais ao árbitro;
  • Tirar a camisa;
  • Ir para as arquibancadas ao comemorar um gol.

São regras em que um atleta está sujeito a levar uma punição. Ao passo que, esse modelo de cartão tem o intuito de avisar o esportista que ele pode levar outra advertência e ser expulso.

O que acontece se tomar um cartão vermelho?

Aquele que receber um cartão vermelho é expulso imediatamente de uma partida de futebol, ou seja, é a punição máxima. De modo que, essa pena ainda o deixa fora da próxima disputa da sua equipe, isto é, ficará 1 jogo suspenso. Contudo, há algumas ocasiões que podem gerar esse tipo consequência, por exemplo:

  • Faltas que ponham em risco a integridade do adversário;
  • Agressões verbais e físicas fora do tom;

Tudo isso pode ser motivo para que o atleta receba um vermelho direto, bem como o resultado de tomar dois amarelos nos 90 minutos. Mas, vale lembrar que muitos desses casos vão da interpretação do árbitro, segundo as regras.

juíz levantando um cartão amarelo em uma partida de futebol
O cartão amarelo e vermelho são ferramentas de controle do jogo de um árbitro de futebol. Imagem de Robo Michalec no Pexels

Regras para a aplicação dos cartões no futebol

As regras para a aplicação dos cartões no futebol irão variar para cada tipo de situação que ocorra durante uma partida. De modo que, o árbitro irá fazer a sua interpretação de acordo com as demais normas que regem tudo o que faz parte do esporte. Mas, as consequências que acontecem no jogo, podem refletir para o jogador advertido também no próximo desafio de sua equipe, entenda mais nos tópicos seguintes.

Cartão amarelo

Um jogador pode receber cartão amarelo por reclamar demais com o árbitro e ele julgar que é fora do tom ou ofensa. Bem como, faltas mais intensas e outras determinações durante a partida. Contudo, no caso desse atleta tomar dois deste cartão no mesmo jogo, tomará um vermelho como consequência e será expulso. 

O resultado disso é a sua ausência na próxima partida de sua equipe. Outro ponto importante é que uma punição com o amarelo se acumula mesmo em jogos diferentes até chegar no total de três. Assim, quando chegar no terceiro cartão, também ficará suspenso da disputa seguinte do seu time.

Cartão vermelho

A aplicação de um vermelho ocorre quando um atleta tem uma atitude mais imprudente que pode colocar a saúde física do adversário em risco. Bem como, uma agressão verbal fora do tom que o árbitro da partida julgar fora do tom, com isso, será expulso de forma direta. Contudo, ele é a punição máxima dentro do campo, assim, quem recebe cumprirá 1 jogo de suspensão e desfalca o time.

Vídeos falando sobre os cartões vermelho e amarelo

Qual o volume médio de cartão amarelo e vermelho em um jogo de futebol?

Muitos fatores têm interferência nesses dados, afinal o futebol é um esporte muito imprevisível e não trabalha com dados exatos. No entanto, alguns aspectos podem influência a aplicação de um cartão amarelo ou vermelho, como:

  • Intensidade do jogo;
  • O árbitro da partida;

Esses pontos são para o esporte de forma geral, ao passo que cada país ou campeonato tem suas características que o destacam. Por exemplo, o Brasileirão 2022 tem uma média de aplicação a cada 5,5 ou 11 faltas, ao depender de quem está com apito.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias