escanteio

O que é um escanteio no futebol? Conheça mais sobre esta penalidade

O escanteio ou cobrança de tiro de canto, é uma das regras fundamentais do futebol e é um ato comum durante as partidas, saiba mais

Compartilhe

O escanteio ou cobrança de tiro de canto, é uma das regras fundamentais do futebol. Além disso, é uma ação comum nos jogos e muitas das vezes decide o placar, se for bem sucedido. Dessa forma, ele é uma penalidade cobrada em diversos jogos.

O que é escanteio no jogo de futebol?

É uma penalidade do futebol cobrada de um dos ângulos do campo. Ou seja, ele é o meio de recomeçar novamente. Assim, a cobrança realiza-se sempre próximo a bandeirinha do escanteio.

Indica-se um campo no instante em que a bola de futebol ultrapassa por completo a linha de fundo, seja pelo campo ou por cima. Porém, isso só acontece ao trocar-se em último por um atleta da equipe oposta.

bola de futebol, no canto do campo
O escanteio é uma penalidade obrigatória nas partidas de futebol que é cobrada na lateral do campo. Imagem de jcomp no Freepik

Como ele é feito durante o jogo?

O escanteio só é feito no momento que o objeto atinge totalmente a linha, com exceção à parte entre as traves. Dessa forma, ela deve tocar-se por um atleta do time oposto.

Nesse momento, coloca-se o objeto no interior do quarto de círculo. Bem como, no canto correspondente a do campo de futebol por onde saiu a bola, para que seja feita esta grande penalidade. 

Regras do escanteio no futebol

Uma bandeirinha não pode mover-se e o time oposto deve estar há 9,15 m de distância. Ainda, o atleta que fez a cobrança, não deverá encostar na bola outra vez, sem que o outro atleta tenha encostado nela.

Outro fator muito legal nas regras desta penalidade, é que caso a bola venha a bater na trave, sem encostar em ninguém. Ou seja, se ela voltar aos pés do atleta, ele não deverá chutá-la de novo.

pessoa chutando uma bola em um campo de futebol
O jogador que cobra o escanteio não pode tocar novamente na bola, a não ser que outro jogador o faça antes. Imagem de Pixabay no Pexels

Como é feita a cobrança de escanteio no futebol?

É feita de forma simples e na hora da penalidade, a bola deverá ser colocada sobre a linha do escanteio. Entretanto, esta marca é exatamente no fundo e na lateral, de onde os jogadores de futebol devem chutá-la.

Bandeirinha de escanteio

Elas são acessórios indispensáveis na hora dos jogos. Além disso, o uso delas é obrigatório e deve ser sempre conferido pelos responsáveis da competição, antes que comece o esporte.

Uma questão que precisa ser reforçada, é que um atleta não deve retirar a bandeira do lugar, para fazer o escanteio. Portanto, se vier a ocorrer, o árbitro deve mandar o atleta colocá-la de volta no lugar correto para continuar.

É interessante ressaltar que, se o atleta usar o apoio da bandeira para não cair, o árbitro marcará um tiro livre contra a equipe, pois fazer isso gera penalidade.

campo de futebol
O gol olímpico se origina de um escanteio, onde a bola entra direto no gol sem tocar em mais nenhum outro jogador. Imagem de Pixabay no Pexels

O que é um gol olímpico?

É o momento em que um gol marca-se diretamente pela cobrança de escanteio. Ou seja, sem que a bola toque em outro jogador. Dessa forma, por ser um chute indefinido, é raro, mas não é impossível de acontecer.

Eles aparecem depois das cobranças em que o atleta bate com a parte do pé, conhecido como peito de pé. Portanto, muitos atletas já fizeram dessa forma e por meio do:

  •  Chute de trivela;
  •  Três dedos.

Quando marcar um escanteio ao invés de um gol contra?

A grande parte das estratégias para reiniciar a partida de futebol, não deixa que se marque um gol contra. Dessa forma, mesmo que a ela entre direto no gol, deve-se marcar no lugar disso, um escanteio para o time adversário e nesta regra estão incluídos:

  • O tiro de meta;
  • A cobrança lateral;
  • E de falta (direta ou indireta).

Se por acaso, o atleta que for fazer a cobrança, der um chute para se defender e a bola entrar instantaneamente no gol. Ou seja, protegido por seu time, sem encostar em alguém, o contra não será marcado, mas sim haverá esta penalidade para os outros adversários.

Qual a média de escanteio em um jogo de futebol?

Há algumas estatísticas que relacionam-se com o número de escanteios a favor. Dessa forma, a principal delas é o número de finalizações que o time possui durante os jogos de cada equipe.

Geralmente, a equipe que possuir o maior número de finalizações por partida, termina com maior quantidade dessa jogada a favor. Porém, há uma média total de 12.29 por cada jogo possível.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias