var

O que é VAR e como ele é usado no futebol e em outros esportes?

O VAR é visto como uma solução que virou regra em jogos esportivos, assim o sistema é capaz de ajudar nas decisões em partidas

Compartilhe

O VAR tornou-se essencial para tomar as decisões dentro de jogos esportivos. Por isso, ele é um sistema composto por várias câmeras para conseguir ter atenção a todas as  partidas. Dessa forma, veja o que você precisa saber sobre o árbitro de vídeo.

Quando surgiu o VAR?

Há muito tempo se faz o uso de imagem para as decisões de jogos importantes. A sua utilização só foi aprovada em 2018, em março, pela International Football Association Board (IFAB). Esse inclusive é o órgão que se vincula com a FIFA.

Primeiro uso do VAR no futebol

Dentro do futebol, começou a ser usado pela primeira vez no ano de 2016, com os primeiros testes feitos em um amistoso. Assim, foi um jogo que ocorreu na Holanda, entre as equipes de:

  • PSV;
  • FC Eindhoven.

A primeira competição grande que o VAR foi aprovado e usado como regra para um jogo, foi na Copa do Mundo de 2018. Portanto, ele é visto como uma tecnologia recente para fazer a aprovação dentro dos esportes. 

Vídeo explicando o VAR

O que significa a sigla VAR no futebol?

VAR significa árbitro assistente de vídeo ou pode chamá-lo também de vídeo árbitro. Em inglês, significa Video Assistant Referee e tem uma função bem simples, mas útil dentro dos esportes. Assim, ele é usado com um sistema eletrônico para dar ajuda ao árbitro central.  

Qual é o objetivo do VAR?

Sua função é trazer mais ajuda para o árbitro central dos jogos esportivos. Dessa forma, é possível fazer uma análise das imagens em formato de vídeo e permite:

  • Uma comunicação mais fácil dentro das partidas;
  • Ver qual é a interpretação certa para algum lance.

A sua funcionalidade é necessária para evitar que alguma partida tenha vitórias injustas. Portanto, o seu uso durante os esportes tornou-se essencial e decisivo em muitos momentos.

homem sentado de frente para um computador, com uma bolinha na mão
O VAR precisa da análise de várias pessoas para impedir erros nas decisões. Imagem de Freepik

Quando se usa o VAR?

Há os momentos certos para fazer o uso do VAR, assim, dá para tomar as melhores decisões em jogos. Contudo, ele é ideal para fazer as principais análises de:

  • Gols;
  • Pênaltis;
  • Cartões vermelhos;
  • Erro de identidade de jogadores.

Esses pontos podem ser essenciais para tomar alguma decisão dentro das partidas. Por isso, as análises são feitas mesmo que demore vários minutos para chegar a uma conclusão.

Quem comanda o VAR?

Tem os árbitros de vídeo que ficam em uma sala longe dos outros e eles entram em contato com aquele que fica no campo. Dessa forma, a comunicação é melhor e qualquer situação que passa despercebida, pode ter solução.

Quais os países que usam o VAR em competições do futebol?

Nos dias atuais todas as ligas principais dentro da Europa e América Latina fazem o uso do VAR. Além disso, esse estilo de árbitro também está presente em campeonatos:

  • Franceses;
  • Ingleses;
  • Alemães;
  • Italianos.

Em competições oficiais das seleções, tem uso dentro das copas. Portanto, pode ser da Feminina, do Mundo, das Nações Africana e Eurocopa. 

Quais os outros esportes que usam o árbitro de vídeo?

Ele já era usado para outros esportes, como por exemplo, basquete, vôlei e tênis. Assim, é ótimo para tomar as decisões até mesmo dentro de jogos que parecem mais simples.

árbitro de amarelo, segurando um cartão vermelho no bolso da blusa e usando um apito
O VAR é uma grande ajuda para o árbitro de campo para tomar as decisões. Imagem de master1305 no Freepik

O VAR vai ser usado na copa do mundo?

De acordo com a FIFA, ele terá utilidade em todos os momentos em que não houver conclusões em jogadas. Assim, o VAR na Copa do Mundo serve para ver as irregularidades, identificar atletas que cometeram faltas graves e entre outros.

Quais as principais formas de uso das imagens?

Seu foco está em mostrar quais são os pontos que precisam ser revisados dentro de partidas. Por isso, em cada momento, pode ter uma funcionalidade diferente.

Gols

O VAR tem acionamento para os gols, assim, a intenção é validar ou até mesmo anular algum. Dessa forma, dá para analisar se houve algum impedimento ou se teve toque com as mãos na bola.

homem segurando uma câmera, filmando dentro de um campo de futebol
O VAR é usado em vários esportes diferentes que precisam de árbitro. Imagem de Freepik

Pênaltis

Dá para usar o árbitro para mostrar quando um pênalti deveria precisar de marcação. Mas também é útil para ver algum erro e anulá-lo logo depois.

Cartões vermelhos

Graças ao protocolo do VAR, pode acioná-lo para indicar quando um jogador merece um cartão vermelho. É essencial para ver alguma agressão ou infração de alguma regra.

Erro de identidade dos jogadores

Sua utilidade é para ver quais são os jogadores que cometeram algum erro. Dessa forma, é mais difícil de ocorrer alguma acusação para a pessoa incorreta.

Vale a pena usar o arbitro de vídeo em competições esportivas?

Fazer uso do arbitro de vídeo traz uma grande ajuda para os jogos, já que antes era mais difícil de ver os erros. Por isso, vale a pena porque torna as partidas justas e evita brigas com vitórias que não deveriam acontecer.

homem combinando estratégia de jogo de futebol, com seus alunos pequenos
O VAR ainda é recente, mas a sua tecnologia virou regra dentro de alguns esportes. Imagem de Freepik

O VAR pode cometer erros?

A tecnologia que usam para o VAR não é perfeita e pode apresentar problemas. Assim, os erros que podem acontecer com o seu uso, são alguns como:

  • Marcar algum impedimento errado;
  • Decisões erradas em relação a infrações.

São erros que não são tão comuns, mas podem acontecer, já que alguns lances podem ser confusos mesmo nas câmeras. Dessa forma, é normal que tenha várias pessoas para fazer a análise desses lances.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias