Conheça a stylist brasileira, Amandha Gaio, que trabalhou com Dua Lipa, Anne Hathaway e mais famosas em Nova York

Amandha Gaio cedeu uma entrevista exclusiva ao Fashion Bubbles sobre carreira em NY, rotina e as celebridades com quem já trabalhou - Por Anna Julia Sanchez

Fonte: Instagram @amandhagaio

Diretamente de Nova York, Anna Julia Sanchez, correspondente do Fashion Bubbles, conversou com a stylist Amandha Gaio. Ela é ex-modelo que hoje atua no mercado da moda atendendo grandes nomes da indústria, incluindo celebridades como Dua Lipa e Anne Hathaway.

Vinda de Agudos do Sul, no interior do Paraná, a paixão pela moda já a acompanhava desde pequena quando começou a atuar como modelo. Durante um jantar entre amigos, Amanda viu a oportunidade de trabalhar fora do país no mercado da moda.

A seguir, você confere a entrevista completa de Amandha Gaio para Anna Julia Sanchez, produtora de conteúdo de Moda e parceira do Fashion Bubbles. As duas tiveram um dia intenso de produção nas ruas do Soho (disponível em nosso Instagram), ao que a stylist contou os detalhes sobre sua vida profissional na maior metrópole do mundo!

Carreira de Amandha Gaio

Fonte: Instagram @amandhagaio

Anna: Conta como foi esse início, como veio parar em Nova York.

Amandha: Já estava estudando moda no SENAI quando fui convidada para um jantar com algumas pessoas da área, justamente por trabalhar como modelo. Uma pessoa na mesa me perguntou com o que eu trabalhava, quando eu respondi, fui surpreendida por um “então você vai passar fome”. Como a minha reação foi oposta ao que ele esperava, dizendo que eu amava o que fazia e por isso não passaria fome, ele acabou me convidando para um café no dia seguinte e aí surgiu a primeira oportunidade de emprego: um estágio em uma empresa de private label da África do Sul quando eu finalizasse a faculdade.

#actampads1#

Assim que me formei, entrei em contato com ele novamente e a oferta veio para Nova York, lugar que nunca havia pensado em morar ou trabalhar na vida. Acredito muito no lugar certo, na hora certa e foi definitivamente o que aconteceu!

Quando pisei nessa cidade, sabia que seria minha única chance e dei tudo de mim. Eu tinha apenas três meses para impressionar todos ali. Era a primeira a chegar e a última a sair. Ao final dos três meses, eles contataram o advogado e fui oficialmente contratada como estagiária. Porém, um ano e meio depois, o escritório em Nova York fechou e eles me convidaram para mudar para a África do Sul, e eu recusei. Postei no meu Instagram que estava atrás de algum trabalho como assistente de stylist e o primeiro trabalho que peguei foi para um clipe do ASAP Rocky. Foi ali que me encontrei, tudo foi muito natural e seguro para mim. A pessoa certa no lugar certo!

Rotina de Amandha Gaio, stylist em Nova York

Anna: O que faz exatamente uma stylist?

Amandha: Veste pessoas! Mas, além disso, auxiliamos as pessoas a transmitirem a personalidade delas e o que elas querem passar para o mundo através da roupa. Aumentar a autoconfiança, autoestima e fortalecer a relação do cliente com o seu estilo pessoal.

#actampads1#

Anna: Como é um dia na vida da Amandha?

Amandha: Sendo bem honesta, nem eu sei como vai ser meu dia. Eu tento me programar ao máximo, mas na realidade grande parte do meu trabalho acontece assim: a noite alguém me envia uma mensagem perguntando se posso ir atrás de uma roupa ou enviar e-mail para as marcas. Então, o que eu tento fazer é ter a minha rotina pela manhã, ir à academia, abrir o meu e-mail, tomar café da manhã com calma e depois seguir com os trabalhos na rua.

Normalmente, eu preciso de assistente para os e-mails enquanto estou na rua, ou vice-versa. Dificilmente, eu paro para almoçar, porque a correria é enorme. Quando estou produzindo editorial, é um pouco mais tranquilo porque consigo sentar e produzir de casa. Mas, sendo sincera, é muito raro um dia que eu não esteja trabalhando, então faço minha vida social enquanto eu estou trabalhando, encontro amigos na rua, durante a produção, coisa rápida. É assim que a minha vida funciona e eu amo não ter rotina!

Processo criativo

Anna: Como funciona o processo de criação, no que você se baseia, por onde começa?

#actampads1#

Amandha: O primeiro passo é conversar com o time: fotógrafos, beauty artist, para entender quais vão ser as referências, e montar um moodboard para todos estarem alinhados. A partir disso, eu vou iniciar a pesquisa de marca, procurando coleções que tenham aquele mood ou que conversem com a estética que precisamos. Tudo é referência e repertório, estar atenta às novidades e às coleções. Para artistas, nos atentamos a outros detalhes como: ela precisa dançar, precisa de salto, ou prefere sem salto para se movimentar, qual vai ser a cor do palco, vai ter alguma luz em cima dela, precisa de joelheira… São esses detalhes que o stylist tem que pensar.

Anna: Você prefere seguir tendências ou o estilo de cada cliente?

Related Post

Amandha: Impossível não misturar os dois! Por estarmos na área, nós sempre estamos muito atentos às tendências, às vezes até por um pedido do cliente, mas sempre buscando referências do estilo pessoal daquela pessoa. Buscar fora da sua área, como: exposições de arte, pessoas na rua, observando fora dos lugares comuns.

Relacionadas

Trabalhos de Amandha Gaio

Amandha Gaio trabalhou com Adriana Lima e mais celebridades. Fonte: Instagram @amandhagaio

Anna: Nós sabemos que você atende muitas pessoas públicas e estamos ansiosos para saber alguns nomes que já passaram pelas suas mãos.

Amandha: O mercado brasileiro é meu ponto forte, onde mais tenho clientes, que são os stylists dessas celebridades. Rita Lazzarotti é uma das minhas clientes, que trabalha com a Vogue, Daniel Ueda que veste a Anitta. Dentro do meio das celebridades brasileiras, temos Ivete Sangalo, Gisele, Camila Queiroz, Thais Araújo, Anitta, Duda Beat, Juliette, Luiza Sonsa, Pablo Vittar, Ludmilla, Bruna Marquezine, Jade Picon e Sabrina Sato. Entre as celebridades internacionais, Anne Hathaway, Lupita, Dua Lipa.

Anna: Qual foi o seu trabalho mais importante, que mudou a sua carreira?

Amandha: Como eu acompanho muito outros profissionais da área, um dia vi no Instagram da Renata Correa, da Vogue, que eles precisavam de assistente para uma campanha, eu me propus a fazer mesmo sem cachê e, novamente, dei tudo de mim. Ela me observou, gostou do meu trabalho e me chamou para o set no dia seguinte. Foi então que eu descobri que era uma campanha da Vivara com a Gisele Bündchen.

Eu lembro que nesse dia eu nem dormi de tanto nervoso, porque não podemos ter nenhum tipo de reação. Eu me emocionei quando ela chegou, e nisso as outras meninas no set me chamaram para trocar ela. Ali eu tive a minha primeira interação com a Gisele, tivemos uma troca super bacana, ela é um ser humano maravilhoso. Esse dia foi muito importante para mim porque em vários momentos eu me pegava pensando “meu deus, sou eu e a Gisele aqui”. Fora que trabalhar com a Renata Correa e o Giovanni Bianco me fez ter a percepção de “I made it”. Recentemente, aconteceu o mesmo com a Anne Hathaway.

Anna: Tem algum projeto novo que você queira compartilhar conosco?

Amandha: Tem sim. Ano passado comecei a gravar para o Tiktok fazendo “A Day With Me” mostrando minha rotina, e o que viralizou foi um com a Gigi Hadid. Essas gravações me ajudaram a ver o quanto meus dias eram legais, mesmo quando eu chegava chorando em casa de cansaço. Isso se tornou agora um canal no YouTube, trazendo um formato diferente, mostrando lugares interessantes na cidade, que tenham conexão com moda, levando um pouco de Nova York para quem não pode estar aqui ainda.

Desafios do trabalho como stylist

Anna: Você sente que o trabalho de stylist é mais valorizado nos Estados Unidos ou no Brasil?

Amandha: Acho que no Brasil o trabalho de stylist é muito valorizado, mas o de produtor de moda não! Tem muito produtor ótimo que não é valorizado. Mas, obviamente que o fato de eu estar em Nova York ter acesso a marcas e peças que ainda não chegaram no Brasil, eu tenho um acesso maior por lá. Num geral, o mercado de moda no Brasil é mais complicado e difícil de fazer acontecer, aqui as coisas acontecem mais rápido. Os cachês são maiores, os trabalhos são mais práticos, tudo acontece muito rápido. Aqui muitos conseguem fazer acontecer, por menor que seja!

Anna: Atualmente, quais são as maiores dificuldades de atuar no mercado da moda?

Amandha: Valorização da mão de obra. Essa ideia de que tudo que é criativo é fútil, de baixo valor. Ninguém aqui está brincando, isso é um trabalho que vai ajudar a elevar a sua imagem, te dando muito mais retorno financeiro. Vejo pessoas que pagam 2 mil reais em um jantar e não pagam 2 mil reais para os profissionais que estão indo atrás de peças que ela não teria acesso, que vão construir uma imagem forte e exclusiva.

Mais sobre Amandha Gaio

Anna: Onde podemos te encontrar e acompanhar seu dia a dia?

Amandha: Através do Tiktok com os meus vlogs mostrando meu dia como stylist (@amandhagaio), pelo Instagram (@amandhagaio) e agora também através do meu canal no YouTube, recém lançado. Confira abaixo!

Sobre Anna Sanchez

Formada em Moda, Styling e Jornalismo, Anna Sanchez (@annajuliasanchez) é stylist e criadora de conteúdo. Além disso, é proprietária de uma agência de criação de conteúdo voltada para clientes de moda. Como styiling, presta assessoria na imagem do cliente para clientes físicos e atua na pesquisa de referência, produção e processo de styling para marcas e revistas. Trabalha com grandes nomes em São Paulo, Nova York e Los Angeles, com uma visão única e disruptiva da moda.

  • Em seguida, confira também CLTcore: tendência traz looks de escritório para o dia a dia
Fashion Bubbles: Redação Fashion Bubbles - Portal com 17 anos e cerca de 20 mil artigos publicados. Um dos primeiros blogs de Moda do Brasil, no ar desde janeiro de 2006. Moda, beleza, entretenimento, tendências e muita inspiração nos mais diversos assuntos, como decoração, alimentação saudável e muito mais!
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais