Fundo azul com foto de 4 mulheres usando diferentes códigos de vestimenta clássicos

Códigos de vestimenta clássicos para diferentes ocasiões: o que vestir em qual evento?

Não sabe que roupa usar? Confira quais códigos de vestimenta clássicos existem e evite errar na hora de escolher o look

Compartilhe

O traje de festa é, sem dúvida, o mais divertido, mas também o mais difícil. Obter os códigos de vestimenta corretos para ocasiões especiais, como casamentos ou reuniões de grupo, é uma habilidade especial, e até mesmo os mais elegantes podem falhar. É importante seguir um conjunto de diretrizes para se manter adequado, especialmente quando há um código de vestimenta rigoroso.

Além de participar de eventos com trajes a rigor, há também outros tipos de entretenimento, especialmente pela Internet. Graças à tecnologia, é possível desfrutar de uma ampla seleção de jogos de mesa clássicos no seu celular, além de outros jogos divertidos de cassino. No entanto, neste artigo, vamos nos concentrar no vestuário e em como cumprir os códigos de vestimenta clássicos.

Black tie

Black tie refere-se a roupas formais. Em um sentido tradicional, black tie significa usar algo preto. No entanto, com o passar dos anos, ela evoluiu para permitir cores mais festivas em vestidos e ternos.

Esse evento geralmente é um casamento noturno ou um baile de gala em que você precisa se vestir para impressionar. Por isso, bainhas até o chão, tecidos luxuosos e toques especiais, como rendas e miçangas, são escolhas perfeitas.

Com vestidos formais mais simples, aposte em sapatos ousados ou em uma bolsa. Além disso, um terno de calça sob medida elegante também funciona bem com um brinco chamativo para aumentar o fator glamour.

White tie

White tie exige os trajes mais elegantes, portanto, prepare-se para fazer tudo o que for preciso. Esse é um evento de classe mundial em que você verá e será visto. Imagine-se no tapete vermelho e prepare-se para o seu close-up.

Os vestidos de noite completos são obrigatórios para o white tie, sugerindo-se modelos discretos e elegantes, embora apliques, miçangas e outros enfeites sejam bem-vindos.

Coquetel ou semi-formal

Os trajes de coquetel ou semiformais permitem mais silhuetas e cores. Pense em vestidos mais curtos, peças simples e maxi vestidos para essas ocasiões. Vestidos de coquetel com mangas volumosas e bufantes criam um visual ousado e divertido.

Os trajes de coquetel e semiformais têm menos a ver com o que vestir e mais com a atitude. Os vestidos com franjas são apenas um exemplo de um visual festivo que tem o toque certo para um evento semiformal com detalhes.

Casual inteligente

Esse código de vestimenta tem um tom mais descontraído e geralmente é aplicado a ambientes profissionais, eventos de networking ou festas na casa de alguém. Um vestido até o chão seria muito exagerado, portanto, é melhor optar por vestidos mais curtos ou peças separadas.

Os acessórios também são fundamentais com esse código de vestimenta: estilos clássicos como saltos, sapatilhas elegantes ou sandálias simples combinam bem com quase todos os looks casuais inteligentes.

Ao contrário da crença popular, um código de vestimenta casual não significa aparecer com qualquer coisa. Evite moletons ou roupas de ginástica e use uma boa calça jeans e uma camiseta elegante durante o dia. Esse é o dress code para uma reunião casual para um churrasco ao ar livre ou um piquenique no parque. É um equilíbrio entre conforto, estilo e um visual descontraído.

O estilo casual inteligente é adequado para eventos de networking criativos e informais. Ele é mais formal do que casual, mas não muito formal. Por exemplo, use uma jaqueta elegante sobre uma camiseta ou opte por uma blusa justa para combinar com uma calça jeans.

Códigos de vestimenta para aniversários

Festas de aniversário, aniversários de casamento e noivados são apenas algumas das ocasiões que podem exigir trajes festivos, o que equivale à diversão. Os detalhes de um evento, como o local, o ajudarão a escolher as melhores cores e tecidos.

É melhor optar por cores e tecidos mais leves, como tons pastel e chiffon, para as noites de primavera e verão, e veludos e crepes em tons de joias nos meses mais frios.

Jantar para ocasiões especiais

É fácil voltar a usar as mesmas fórmulas de roupas para encontros noturnos e comemorações a sós com pessoas queridas. Em vez disso, por que não atualizar seu visual com uma roupa que combine com a ocasião para tornar uma noite de comemoração ainda mais especial?

A ideia de sair para jantar ou comemorar um aniversário significa que você quer aparecer e se exibir para seu parceiro. Com a chegada da primavera, uma opção é optar por um vestido simples e elegante, com sandálias rasteiras e uma bolsa embaixo do braço, para um visual sem esforço, sexy e chique.

Um encontro noturno em uma ocasião especial é uma excelente oportunidade para incorporar elementos significativos. Jantar de aniversário? Pegue seus brincos de casamento e incorpore-os em seu traje. Para ocasiões românticas, não hesite em mostrar um pouco de pele. Menos é mais, portanto, escolha uma parte do corpo para destacar, como ombros, pescoço ou pernas.

Ocasiões elegantes ao ar livre

Vestir-se bem para uma festa em um ambiente fechado é uma coisa, mas quando se trata de uma situação ao ar livre, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas. Para destinos tropicais, festas em jardins e locais à beira-mar, a escolha do tecido é fundamental. Silhuetas fluidas em tecidos leves são perfeitas. Deixe a natureza ser sua inspiração e opte por estampas florais e detalhes botânicos.

Códigos de vestimenta para festas temáticas

Quando se trata de festas temáticas, geralmente ou você as ama ou as odeia. Se você estiver inclinado para a segunda opção, enviar seu arrependimento educadamente pode ser a melhor opção. Mas há maneiras de continuar se sentindo você mesmo e participar da diversão. Uma regra geral: faça pelo menos um pequeno esforço para mostrar seu respeito pelo tema, mesmo que seu visual seja sutil.

Quando se trata de festas temáticas, tudo se resume aos detalhes, portanto, concentre-se neles. Em caso de dúvida, peça conselhos ao anfitrião. As festas temáticas também são uma ótima oportunidade para experimentar novas modas e ver o que as pessoas acham delas. Não há melhor momento para ousar!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias