Gabriel Santana, Vitão e Caio Revela usando looks com top cropped

Cropped para homens é tendência! Aprenda como usar e veja 10 fotos de inspiração

O cropped para homens é tendência na web e, por isso, separamos dicas de como inserie a peça nos seus looks do dia a dia. Confira!

Compartilhe

Cropped é uma palavra de origem inglesa, que significa “recortado” em português. Sendo assim, a blusa encurtada que conhecemos hoje em dia é uma das opções mais buscada no mundo feminino.

Essa moda atraiu um outro lado da história, conquistando até o guarda-roupas dos homens. Então, famosos como João Guilherme, Ícaro Silva e Rodrigo Faro já aderiram à tendência. Confira, em seguida, um pouco sobre a história do top cropped e como essa peça conquistou o armário de todo mundo.

O que é uma blusa cropped?

Croppeds podem ser blusas de diversos estilos e caimentos, mas sua principal característica é não cobrir toda a região abdominal. Assim, deixa uma expressiva quantidade de pele à mostra, o que as tornam polêmicas no mundo masculino.

Gabriel Santana usando camiseta cropped preta e calça preta com joelhos rasgados
Fonte: Instagram @gbielsantana

No entanto, os croppeds como conhecemos hoje em dia surgiram na década de 1940. Afinal, durante a Segunda Guerra Mundial, as confecções de roupa também sofreram com a escassez de materiais. A fim de economizar tecido, os designers tiveram que pensar em soluções criativas e tiveram a ideia de produzir os croppeds.

Contudo, as peças curtas não foram aceitas logo de cara, principalmente quando usadas pelas mulheres da época. Mas, nos anos 70, as blusas começaram a ficar cada vez mais curtas e as partes de baixo, como calças, ficaram cada vez mais baixas. Dessa forma, os croppeds começaram a se tornar símbolo de glamour e sensualidade, tendo artistas como a Cher, que era um ícone da época, usando-as à beça.

Jacob Elordi usando top cropped branco sem mangas com calça jeans
Fonte: Instagram @jacobelordi

A idade de ouro dos croppeds foram os anos 80 e 90, quando foram usados por artistas como Britney Spears e as Spice Girls. No mundo do cinema elas também entraram, tendo diversas croppeds no guarda-roupa dos sonhos de Cher Horowitz em ‘As Patricinhas de Beverly Hills’.

Nos anos 2000, a moda das croppeds deu uma caída, porém elas começaram a voltar com força em 2019 e estão presentes no armário de muita gente até hoje. Tanto no das mulheres, assim como no dos homens, vimos essa tendência crescer cada vez mais no mundo unissex.

É normal homem usar cropped?

Homem de cropped não é uma novidade, e sim uma tendência que está voltando. Afinal, esse estilo era muito comum nos anos 1980 e 1990.

@wesley80s

E aí? O que acha dessa moda? ✨✨ . . . . . . . . . . . . #outfit #cropped #croppedmasculino #outfits #80s #1980s #1990 #1990s #90s #vintage #vintageculture #feed #tattoo #tattoos #retrô #retro #1980sfashion #explore #explorar #asthetic #aesthetic aesthetic

♬ I Wanna Dance With Somebody – Whitney Houston

Estamos em uma era muito mais tolerante e igualitária quando o assunto são gêneros. No entanto, deve-se lembrar de que as roupas são pedaços de panos que não precisam ter distinção entre homens e mulheres.

A crescente de homens usando cropped é tão grande, que as blusas encurtadas caíram no gosto de vários famosos. Ou seja, está mais que provado que usar cropped não define gênero nem sexualidade. Por outro lado, pode ser uma forte tendência para todos os estilos.

Rodrigo Faro usando cropped da Gucci, calça preta e tênis
Fonte: Instagram @rodrigofaro

Reality shows como o Big Brother Brasil trouxeram para a TV a normalização de blusas croppeds em homens. O participante Gabriel Santana, também conhecido como Mosca, foi visto usando várias vezes a peça no corpo, trazendo estilo e autenticidade no look.

https://www.tiktok.com/@santanagbiel/video/7189745767962217734?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7226739805198501382

Inspirações de looks com cropped masculino

Caso você seja do time que quer experimentar a tendência, segue algumas inspirações masculinas usando cropped. Pois, acima de tudo, o importante é ser livre e feliz na hora de se vestir.

1. Blazer cropped elegante

O terno sempre foi visto como um conjunto de roupa mais masculino, contudo, no século 21, esse conceito mudou. O blazer, além de ser uma peça curinga, pode ser visto tanto no armário masculino, como no armário feminino.

Sendo assim, atualmente, há variações nos estilos de blazer que conhecemos. Como, por exemplo, blazers mais oversized, que dão um ar mais despojado e elegante para o look. Do mesmo modo, agora temos as versões mais curtas, como o blazer cropped.

Icaro Silva usando conjunto de blazer cropped e calça wide leg bege
Fonte: Instagram @icaro

Outra forma de usar o cropped de forma elegante é apostar na camisa encurtada. É possível, aliás, fazer você mesmo a sua camisa cropped, cortando uma peça antiga que você não usa mais.

Gabriel Santana usando camisa branca cropped com calça preta e sapato tratorado
Fonte: João Cotta/Globo

2. Estampado e ousado

O ator Ícaro Silva é um grande amante das croppeds. Ele a utiliza de diversas maneiras, seja com peças mais “discretas”, quanto em looks mais ousados, cheios de cores e estampas.

Icaro silva usando cropped estampado com calça colorida
Fonte: Instagram @icaro

Os modelos com estampas e padronagens, que fisgam qualquer bom entendedor de moda, chamam a atenção para os que gostam de causar. Apesar de a combinação de peças tão coloridas ser mais difícil, pode-se usar com roupas mais neutras (como calça branca ou preta), que tenham a mesma estampa ou as mesmas tonalidades.

Além de tudo, as croppeds podem ser uma ótima alternativa para o calor. Chega de suar e passar mal nos dias mais quentes, coloca o cropped e reage para eventos mais informais e descontraídos!

3. Casaco discreto

O cantor Justin Bieber, durante a sua última turnê mundial “Justice”, foi visto usando vários casacos croppeds durante os shows. Ele trouxe o visual para um streetwear discreto, combinando com outras peças mais largas. Com isso, trouxe uma baita inspiração para começarem a apostar nessa tendência.

Para desmistificar a feminilidade atrelada à essa peça, ele trouxe calças largas, acessórios como o gorro lenhador, que traz mais masculinidade para a produção, além de sneakers pesados. Sendo assim, como grande ditador de moda masculina, despertou o interesse em diversos rapazes em se jogar no mundo das croppeds.

Justin Bieber usando casaco cropped
Fonte: Instagram @justinbieber

Além de criar looks monocromáticos, ele também usou o casaco colorido de maneira mais discreta, com uma regata neutra. Enfim, acessórios como boné e sua coleção de óculos futuristas foram muito vistos complementando os looks com corpped na turnê.

Justin Bieber usando casaco cropped
Fonte: Instagram @justinbieber

4. Cropped casual

Se começar no mundo dos croppeds está difícil, o jeito é apostar em peças mais básicas e ir ousando aos poucos. O ator e influenciador João Guilherme entrou na moda e sabe cativar bem o seu público por meio do seu estilo.

João Guilherme usando camiseta cropped com calça jeans escura
Fonte: Instagram @joaoguilherme

Usar tonalidades mais neutras, como preto e branco, chama menos atenção. Nesses casos, também será muito mais fácil combinar com outras peças no seu guarda-roupa. Mas você também pode trazer um pouco de cor para o look, como fez o cantor Vitão.

Vitão usando regata cropped azul com calça bege e tênis rosa
Fonte: Instagram @vitao

5. Conjunto com cropped

Os conjuntos são ótimas alternativas para compor o perfeito high low quando o assunto são croppeds. Usar um conjunto de alfaiataria pode remeter muito ao ambiente corporativo e sério. Porém, a combinação de roupas mais “sérias” com outras mais informais traz um contraste interessante.

Ao combinar o conjunto de blazer e calça social, ao invés de uma camisa branca por baixo, troque por um cropped branco. O conjunto pode variar de cor, saindo apenas do preto e cinza convencional e navegando por paletas mais descontraídas e coloridas.

Caio Revela usando conjunto verde menta com cropped top branco
Fonte: Instagram @caiorevela

Ainda tem muita história para percorrer, mas vemos cada vez mais os fashionistas se jogando no mundo das croppeds. Você usaria o cropped para homens?

Por fim, se você adora estar sempre por dentro das novidades, não deixe de conferir nosso canal de Moda. Lá você encontra as coleções que as principais marcas apresentaram nas passarelas, looks das famosas, como usar as tendências que estão bombando e muito mais!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias