Cruella: O que inspirou o figurino da elegante personagem da Disney

Conheça o que influenciou o trabalho da figurinista Jenny Beavan no filme que já é um sucesso de bilheteria no Brasil. Ela preferiu criar sua própria versão do que Cruella usaria em seus anos de origem, muito antes de virar a vingativa fashionista

  • 195
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Era de se esperar que o live action que saiu nos cinemas na semana passada sobre Cruella DeVille, vilã fashionista da Disney que também é designer, tivesse um figurino à altura desse personagem ícone da moda mundial.

No filme, a história de Cruella é um pouco diferente da que conhecemos: da mulher que faria de tudo para ter um casaco de pele de dálmatas. O longa mostra a outra Cruella (estrelado por Emma Stone) desde sua infância rebelde até como jovem adulta sobrevivendo como ladra pelas ruas de Londres nos anos 70.

Nessa versão que está em todos os cinemas, que já é um sucesso de bilheteria no Brasil, ela até tem uma ótima relação com os animais. Assim, a elegante vilã tem um cachorro de estimação e usa um casaco de pele falsa.

 

O estilo de Cruella

 

Foto Cruella, filme da Dieney
Fonte: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

O cabelo metade preto metade branco e os casacos de pele são as partes icônicas que já esperávamos ver Cruella usando. Mas o trabalho da figurinista Jenny Beavan, conhecida por ganhar o Oscar pelo figurino de “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), surpreendeu a todos.

Isso porque ela não se inspirou nas versões passadas do personagem e preferiu criar sua própria versão do que Cruella usaria em seus anos de origem, muito tempo antes de virar a vingativa fashionista de um filme infantil.

- Continue depois da Publicidade -

Nesse sentido, Jenny vestiu os personagens do filme com roupas ousadas, misturando o estilo das ruas de Londres nos anos 70, com designers modernos e artistas do rock.

 

Figurino do filme Cruella
O figurino de Cruella traz referências do estilo das ruas de Londres nos anos 70, com designers modernos e artistas do rock. Foto: Pinterest

 

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

 

Vivienne Westwood

 

Citada por Jenny Beavan como uma das estilistas que mais marcou sua criação de peças para o filme. Vivienne Westwood é conhecida por trazer a moda punk para a cultura mainstream.

Desta forma, sua influência é clara em todas as roupas descoladas, rebeldes e com um toque de rock’n’ roll do personagem de Emma Stone. Inegavelmente, Vivienne Westwood não só serviu como inspiração nas roupas, mas também nos estilos de cabelo de Cruella.

 

Figurinista posa com todo o estilo: batom roxo e blusa, rasgada, com a frase "Save the Queen"
Vivienne Westwood não só serviu como inspiração nas roupas, mas também nos estilos de cabelo de Cruella. Fonte: @veniveci no Twitter

 

Alexander McQueen

 

As coleções de Alexander McQueen são caracterizadas pelo aspecto agressivo, mas feminino. Contudo, os tecidos rasgados, mistura de texturas e estampas e, é claro, influências do punk britânico de McQueen vistos abaixo, estão presentes nas roupas de Cruella desde quando ela é criança.

 

Manequim veste vestido xadrez, com um ombro só, com renda transparente com preta e cinto de couro marrom
Alexander McQueen apresenta modelos com tecidos rasgados, mistura de texturas e cores. Todos com características agressivas. Fonte: Sølve Sundsbø / Art + Commerce
Manequim com vestido bege, com plumas, tecidos descontruídos
Alexander McQueen mostra a agressividade feminina em um vestido bege e com diversas texturas. Fonte: Sølve Sundsbø / Art + Commerce

 

David Bowie

 

David Bowie é um artista que marcou o Reino Unido na década de 70, com seu rock ousado e inovador que combinava com suas roupas. Ele formou o jeito de vestir de muitos jovens da época.

Você também pode gostar!

Como nas roupas de Cruella DeVille, o cantor, que morreu em janeiro de 2016, representava um estilo fora do tradicional, que fugia do esperado. Assim, Bowie já usou peças de McQueen em suas turnês.

 

Casaco, representando a bandeira da Inglaterra, usado por David Bowie
David Bowie e seu casaco lendário, representando a bandeira da Inglaterra. Fonte: Brooklyn Museum, Brooklyn, 2018

 

Moda vintage

 

Marcas de designers famosos, seja dos anos 70 ou de hoje, não foram as únicas fontes que formaram o estilo do filme Cruella. Jenny lembrou de como, anteriormente, na época em que o filme se passava, ela trabalhava no teatro e costumava comprar muito em brechós. E foi isso que ela fez para o filme.

Inclusive o look mais inesquecível do filme: uma jaqueta militar acompanhada de uma saia vermelha com uma cauda enorme e babados para todos os lados, foi, em parte, feito de roupas compradas em um brechó.

 

Jaqueta do figurino de Cruella
A jaqueta militar de foi destaque no figurino de Cruella. Fonte: Giz Modo
Cruella com look mais íconico do filme
Look mais icônico do Filme Cruella – Foto: Pinterest

 

A amiga da sua filha

 

Artistas são influenciados pelas coisas mais aleatórias. No caso de Jenny Beavan, a amiga de sua filha de 4 anos fez ela ver potencial no estilo bagunçado e divertido de crianças para personagens do filme. Então, foi daí que os looks mesclados de saias babadas e jaquetas saíram.

 

Cruella com jaqueta de couro
Jaquetas de couro foram muito usadas no figurino do filme. Fonte: Pinterest

 

Vogues antigas

 

A figurinista do filme encontrou um jeito de diferenciar o estilo das duas personagens mais importantes do filme que é parecido em termos de grandiosidade e elegância. Já as roupas do personagem de Emma Thompson são mais voltadas para a alta costura do que para o estilo punk vintage preferido por Cruella.

Enfim, Jenny Beavan pesquisou ideias em edições antigas da revista Vogue para montar o estilo da baronesa Von Hellman.

 

Baronesa Von Hellman usa óculos escuros, batom vermelho vivo e um modelo dourado
Modelos usados pela baronesa Von Hellman: mais voltados para a alta costura. Fonte: 2021 Disney Enterprises Inc.

 

Maria Antonieta

 

Por fim, outra influência sobre o figurino da baronesa foram as roupas da monarquia, mais especificamente da rainha da França Maria Antonieta, figura histórica conhecida por seu amor a moda e vestidos chamativos.

 

Vestido dourado, com luvas prateadas, usado pela baronesa Von Hellman é inspirado em Maria Antonieta, rainha da França
Maria Antonieta, rainha da França, serve de inspiração para os vestidos usados pela baronesa Von Hellman no filme. Fonte: 2021 Disney Enterprises Inc.
Figurimo do Filme Cruella
Figurimo do Filme Cruella. Fonte: Febre Teen

 

Veja mais fotos do figurino de Cruella

 

O vestido de festa vermelho também foi um dos destaques do filme.
Imagem 93 FM

croqui do filme cruella

  • 195
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes