dossiê "Moda e Pensamento: Interfaces"

Dossiê “Moda e Pensamento: Interfaces”: revista da UNIFESP publica ensaios que refletem sobre a moda

A Limiar: Revista de Filosofia EFLCH UNIFESP publica o dossiê “Moda e Pensamento: Interfaces”como um estudo das relações estabelecidas pela moda

Compartilhe

De forma pioneira, a Limiar: Revista de Filosofia EFLCH UNIFESP publica um dossiê especial sobre moda chamado “Moda e Pensamento: Interfaces”. O estudo traz artigos e reflexões de autores das mais diversas áreas do conhecimento humano, sendo eles do Brasil, dos EUA e da Argentina.

Assim, com cerca de 17 artigos, além do editorial e mais 5 ensaios de natureza de depoimentos, a revista alcançou a marca de 356 páginas. Em geral, a proposta é trazer vários prismas da interdisciplinaridade das relações estabelecidas pela moda com outros campos do pensamento.

O que é o dossiê “Moda e Pensamento: Interfaces”?

“A proposta de costurar pensamento e moda acabou mobilizando variadas reflexões alinhavadas a diferentes áreas e campos do saber, ampliando as pesquisas que a moda entrança. Tirando do fio, as origens dos pensamentos acerca da moda podem ser encontradas na filosofia e na literatura, conforme a bibliografia consolidada”, descrevem os editores especiais Lilian Santiago e Tarcisio D’Almeida no Editorial.

dossiê "Moda e Pensamento: Interfaces"
Fonte: Limiar: Revista de Filosofia EFLCH UNIFESP/Divulgação

A lista de autores convidados para o dossiê “Moda e Pensamento: Interfaces” é composta por mestres, professores e doutores de diversas universidades do país e do exterior. Entre eles estão: Leda Tenório da Motta (Profa. PUC-SP), Lucia Santaella (Profa. PUC-SP), Nickolas Pappas (Prof. City University of New York), Bernardete Oliveira Marantes (Doutora USP), Luís Mauro Sá Martino (Prof. Faculdade Cásper Líbero).

Bem como Marcela Lins Barbosa (Doutoranda UFMG), Caio Santos (Doutorando UFMG), Márcia Carvalho (Doutoranda UNIFESP) e Charles Roberto Silva (Doutor USP), e outros. Ademais, o documento está disponível online para leitura e pode ser acessado pelo site da revista.

Colaborações do dossiê “Moda e Pensamento: Interfaces”

Além disso, “Limiar: Revista de Filosofia EFLCH-UNIFESP” também prestigia os leitores com as colaborações de Otília Beatriz Fiori Arantes (Profa. USP), Olgária Chain Féres Matos (Profa. USP & UNIFESP), Juliana Barbosa (Profa. UFMG), Iesa Rodrigues (Editora de Moda do “Jornal do Brasil”) e Andrea Saltzman (Profa. Universidad de Buenos Aires), que produziram ensaios para a seção Depoimento da publicação. As versões para língua portuguesa dos artigos de Nickolas Pappas eAndrea Saltzman são de Lilian Santiago.

“Todos os autores convidados pensaram a própria existência do complexo fenômeno da moda por entretons variados, tais como a literatura, a semiótica, a filosofia, a arte, a música, o cinema, a história, a sociologia, o jornalismo, a economia e a tecnologia, traduzindo expressões comportamentais dos indivíduos nas sociedades, ao longo dos séculos, em pensamento. E é nessa gama multifacetada – ou de interfaces – que residem as potências da moda em sua existência, mas também na sua realização como forma de produção de conhecimento”, dizem os editores especiais no Editorial.

Ademais, não deixe de conferir o canal de Moda do Fashion Bubbles para não perder as últimas novidades, dicas e tendências!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias