Estampas 2021- Conheça as tendências mais bombadas

Estampas 2021 – Conheça as tendências mais bombadas

Estampas de inspiração exótica, cores, referências aos anos 60, 70, 80 e 90 com looks que parecem ter saído da gaveta e modernizados para ganhar um ar muito mais contemporâneo. Vamos descobrir juntos as tendências de estampas 2021 diretamente nas coleções das principais marcas de alta costura!

As apresentações da coleção para a próxima temporada ocorreram principalmente de forma virtual. Para apresentar as propostas para a primavera-verão 2021, os designers usaram transmissões ao vivo.

Apenas algumas casas de moda, como Louis Vuitton ou Dior, mostraram sua coleção ao vivo para um número selecionado de convidados.

Quais são as tendências em estampas 2021?

 

Florais vintage modernos

 

 

As flores vintage assumem um toque contemporâneo e flores grandes são aplicadas sobre tecidos contrastantes.

Estampas assim são apresentados em todos os lugares, com escalas exageradas em combinações de cores aplicadas a cenários modernos, monocromáticos ou vibrantes.

 

Camuflagem artística suave

 

 

A camuflagem é revisitada com uma estética artesanal que feminiza e suaviza suas raízes militares antes duras.

Sendo assim, os efeitos artísticos e pictóricos da tela criam um traje vibrante com elementos textuais fornecidos por superfícies pinceladas. Cores com toques metálicos sutis canalizam uma visão retro do futurismo.

 

Flores

 

Flores na primavera? Sim! ” Miranda Priestly, a editora-chefe da revista de moda em “The Devil Wears Prada”, disse com sarcasmo, enfatizando que as flores na primavera não são novidade. E ainda, por mais um ano consecutivo, elas estão conquistando as passarelas do mundo e são uma das tendências dominantes para a primavera-verão 2021 .

Surfando na onda da moda recatada, os florais cheios de romantismo seguem em alta nas ruas. E mesmo quando falamos em estampas 2021, os florais seguem em alta.

 

Na hora de montar os looks, atenção redobrada. Pois a ideia é fugir do óbvio, combine com peças mais pesadas e acessórios rústicos para balancear a leveza da estampa.

 

 

O que foi tendência em estampas em 2020?

 

Tropicalismo

 

 

Maxi florais ousados e padronagens de frutas dominam a estamparia da temporada. Assim, para nós, brasileiros, a conexão com o estilo Carmen Miranda é quase que imediato.

Então pense nas tradicionais chitas coloridas e você entenderá o espírito do floral de atitude da estação.

 

 

Na feirinha fashion, estampas de banana, frutas cítricas, morangos e cerejas ganham atenção.

O morango, em especial, foi ponto de foco na coleção verão 2019 da Gucci, apresentado em versões maximalistas e cheias de personalidade. Assim, fica fácil entender a razão do sucesso imediato não é mesmo? Mas quando falamos em estampas 2021 o tropicalismo fica de fora.

 

Zebra

 

Entra ano, sai ano e o animal print mantém o seu reinado. Dessa vez, quem domina é a estampa de zebra que aparece tanto nas versões P&B quanto em fundo de tom neutro, geralmente creme ou alguma tonalidade puxando para o marrom.

Mas quando falamos em estampas 2021 a estampa de Zebra não faz parte das tendências, seu sucesso foi nos anos anteriores.

 

  

 

Tie Dye

 

 

Conforme mostramos anteriormente por aqui, o tie dye chegou de mansinho e logo ganhou posto de tendência mais quente da vez.

Enquanto as celebs investiam cada vez mais em peças feitas com essa técnica de tingimento artesanal, a febre ganhou as ruas.

Mas quando falamos em estampas 2021 a estampa Tie Dye não faz parte das tendências, seu sucesso foi nos anos anteriores.

 

Como toda tendência com mood artesanal, a melhor parte é que você pode fazer o seu em casa. Desse modo, é possível reutilizar aquelas peças que estavam paradas no armário com muito estilo!

 

 

Florais Liberty

 

Destaque também para o Liberty, aquele floral miudinho! Aproveitando, segue uma curiosidade: ele se chama Liberty por causa de uma marca inglesa chamada Liberty of London, que inspira marcas como Nike e Topshop.

A grife Liberty nasceu na década de 1875, primeiramente chamada de East India House, pelas mãos de Arthur Lasenby Liberty.

Os tecidos orientais que ela vendia ficaram tão famosos que Arthur começou a importar seda, cashmere e algodão sem tingimento, para estampá-los à mão na Inglaterra.

 

 

O interessante é que, quando começou a fazer roupas, o foco da grife não eram as modinhas da hora, mas inspirações em vestuários históricos adaptados pra aquele momento – ou seja, tudo já nasceu com um gostinho de vintage!

Paul Poiret já criou pra marca (pós-auge, no começo dos anos 30) e vários outros usaram os seus tecidos, de Cacharel a Mary Quant. Mas hoje, a Liberty continua existindo, inspirando outras marcas (inclusive nacionais, nesse verão mesmo!). Veja mais em Lilian Pacce.

Mas quando falamos em estampas 2021 os Florais Liberty ficaram de lado.

 

 

estampa tie dyeEstampasEstampas TropicaisModa FemininaModa Verão 2020tendências verãotie dyeverão 2020Vestidos de VerãoVestidos do Verão 2020Vestidos florais