foto de mulher ruiva usando camiseta de futebol vermelha, mostrando união de estilo e esporte

Estilo e esporte: a moda em cada modalidade

A moda é uma forma de expressão e pode estar inserida em diversos espaços. Veja como estilo e esporte se unem no futebol, no poker e no basquete

Compartilhe

Sem dúvida, o mundo esportivo tem o poder de alçar seus personagens principais à condição de estrelas globais. Desse modo, os jogadores também se tornam referências em diversos aspectos, alguns morais e outros estéticos, como penteados e roupas. A relação entre moda e esporte é intensa e muitos atletas utilizam a vestimenta como uma declaração de intenções.

Com toda a certeza, a moda é um instrumento de expressão e estilo. Essa mescla faz com que os jogadores utilizem peças e diferentes looks a fim de imprimir sua identidade e também de se integrarem na cultura da modalidade. Afinal, cada uma tem sua história e peso cultural na sociedade. Isso pode ser visto, por exemplo, no basquete, que com o rap e o grafite formam o pilar do hip-hop.

Além do estilo, alguns acessórios também funcionam para facilitar a vida dos jogadores. Nesse caso, o poker é um ótimo exemplo, afinal, é muito comum usar os óculos escuros para analisar os adversários e esconder o olhar, dando ao seu usuário uma vantagem.

Em seguida, conheceremos em detalhes o papel da moda em modalidades e como ela influencia na formalidade nos costumes do universo esportivo. Confira:

Futebol

O esporte mais popular do planeta é famoso pelos feitos dos jogadores dentro de campo e o estilo fora dele. A modalidade tem forte influência no streetwear, principalmente com as camisetas de times. Quando bem utilizadas, essas peças podem trazer uma mensagem, além do estilo.

As principais empresas do setor, Nike e Adidas, lideram o mercado e ajudam a criar tendências com roupas estilosas. Isso sem perder a performance e comodidade, característica fundamental para a prática esportiva.

Além das peças que nascem desse meio, também existem atletas que alcançaram o estrelato da moda. O maior exemplo dessa dualidade tem nome e sobrenome: David Beckham. O jogador inglês se tornou um símbolo de beleza, estilo e, acima de tudo, jogo bonito.

Poker

Nesse esporte da mente, a moda também tem seu peso. Os grandes campeonatos são disputados em cassinos, um ambiente de luxo e glamour. Então, diversos jogadores apostam em trajes elegantes para causar boa impressão e transmitir status na hora de sentar-se à mesa para uma partida.

Com a evolução do poker para o ambiente online, onde plataformas especializadas no jogo oferecem partidas simples e torneios, os jogadores mantêm viva a mística da “roupa da sorte”, uma superstição popular em todo o mundo. Nesse ambiente, os praticantes não abrem mão de vestir uma peça que carrega consigo o “poder” de ajudar o seu portador.

Nessa modalidade, a análise dos adversários e o blefe são fundamentais para vencer. Por isso, muitos praticantes utilizam bonés, chapéus e óculos escuros para dificultar qualquer avaliação rival e também para poder observar sem ser notado.

Combinação de estilo e esporte no basquete

fundo branco com pernas de mulher usando meias brancas e tênis Nike vermelho, preto e branco nos pés
Fonte: Unsplash

Essa modalidade é a que mais carrega consigo o valor da moda. O basquete é mais do que apenas um jogo, também é a representação de uma cultura. A mistura entre o jogo e a música hip-hop é intensa, e diversos jogadores se inspiram nesse segmento na hora de escolher os seus looks fora das quadras.

Outro ponto de destaque é a cultura sneaker, impulsionada pelo basquete, que transcende as quadras e se consolida como um dos pilares da moda urbana. Modelos clássicos como Air Jordan e Chuck Taylor (All Star) se tornaram peças de colecionador, enquanto lançamentos inovadores geram filas e hype entre os consumidores.

Vale destacar que, durante a década de 90 e o início dos anos 2000, o basquete popularizou a estética oversized, muito utilizada por jogadores como Michael Jordan e Allen Iverson, que influenciou a moda casual e inspirou marcas como Supreme e Off-White.

Esses exemplos mostram como a moda tem um papel-chave no mundo esportivo. Seja pela tecnologia aplicada na roupa dos atletas ou nas peças que saem dos campos e quadras para ganhar as ruas, o estilo dos atletas influencia nas escolhas dos fãs do esporte.

Definitivamente, a relação entre moda e esporte é uma via de mão dupla, impulsionando a criatividade, a inovação e a expressão cultural. Essa dinâmica continuará a evoluir, moldando as tendências do futuro e impactando a maneira como nos vestimos e nos expressamos.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias