Galliano e Westwood ajudam a lançar “MySpace” da moda

68

iqons.jpgLONDRES (Reuters) – Os célebres estilistas britânicos Vivienne Westwood e John Galliano estarão online para ajudar candidatos a estilistas e modelos em todo o mundo, como parte de uma nova rede de contatos sociais apelidada de a “MySpace.com” da moda.

A IQONS, como é chamada a nova rede social online que, segundo seus fundadores, é novidade absoluta no mundo da moda, foi lançada na terça-feira na Semana de Moda de Londres e espera abrir o mundo da moda, conhecido por suas “panelinhas” e sua eventual hostilidade, para a próxima geração de profissionais.

Na www.iqons.com, estudantes de moda e candidatas a supermodelos poderão encontrar-se no ciberespaço com grandes estilistas e olheiros de agências de modelos, enquanto os identificadores de novas tendências poderão procurar os artigos que serão “a próxima grande coisa” na moda.

“Gostaríamos de ter o mesmo impacto que o MySpace teve no sentido de levar talentos diretamente aos consumidores”, disse a jornalistas o co-fundador da rede, Suran Goonatilake, falando do site de redes sociais que é um dos serviços mais frequentados da Internet.

O mundo da moda demorou a ligar-se na Internet, mas agora está compensando pelo tempo perdido, com compras de moda online surgindo em toda parte na Web, desde maisons respeitadas desde empreendimentos novos como a net-a-porter.com.

Você também pode gostar!

Os bloggers de moda também vêm ganhando respeito, tanto que alguns dos mais conhecidos já são considerados tão poderosos que ganham lugares entre as cadeiras reservadas para a imprensa nos maiores desfiles. Até mesmo os estilistas estão se dando conta de que a Internet pode lhes proporcionar acesso a milhões de consumidores a mais.

Giorgio Armani, o estilista italiano que faz sucesso tanto em Hollywood quanto junto a empresários, transmitiu seu desfile de alta-costura em Paris ao vivo pela Internet, no mês passado, e a rede Topshop transmitiu o seu num podcast esta semana.

A IQONS já tem mais de 4.500 usuários, e cerca de 600 outros se cadastram a cada semana, disse Goonatilake — o que ainda é muito pouco comparado aos mais de 90 milhões de internautas que visitaram a MySpace.com em dezembro do ano passado.

O site é gratuito e está aberto a todos, desde estilistas famosos até fotógrafos de moda, fãs e consumidores. Os membros podem exibir seu trabalho por meio de portfólios online, e o site promete identificar e apoiar novos talentos.

“O mundo da moda é um ambiente às vezes hostil e competitivo, então esta é uma ferramenta para ajudar estilistas novos a penetrarem nele”, disse o outro fundador do IQONS, Rafael Jimenez, que trabalhou anteriormente para a grife Comme des Garcons. “Se você tiver talento, alguém vai identificá-lo e você poderá avançar.”

Fonte: Por Sylvia Westall – UOL Estilo Moda – UOL/Reuters

você pode gostar também