Ganhadora de concurso de Moda vai estudar em Milão
A segunda colocada na categoria Bolsa Social, Clássica, Casual ou Esportiva na 16ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo, Fernanda Ritzdorf Winckler embarcou no…
A segunda colocada na categoria Bolsa Social, Clássica, Casual ou Esportiva na 16ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo, Fernanda Ritzdorf Winckler embarcou no dia 5 de janeiro para estudar três meses, com todas as despesas pagas numa das mais conceituadas escolas de estilismo da Europa.
Em outubro passado, a estudante do curso de Moda da PUC Paraná, a curitibana Fernanda foi uma das 15 participantes contempladas com um troféu e R$ 1,5 mil em dinheiro na 16ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo. Porém, apenas ela e sua colega, a também paranense Bruna Vilas Boas da Silva, tiveram a sorte de ganhar o prêmio máximo do concurso.
Ambas foram sorteadas com uma bolsa de estudos de três meses na Moda Pelle Academy, com todas as despesas de viagem e estadia pagas pela Francal Feiras, organizadora do prêmio.
No começo deste ano, Fernanda fez valer seu direito e embarcou rumo à Milão, levando na bagagem muita expectativa e planos para o futuro. “Quero aprender o máximo sobre design, estilismo e moda, e terminar minha faculdade com muito mais conhecimento depois dessa experiência”, afirmou minutos antes de sua primeira viagem internacional.
A estudante já pensa em abrir seu próprio negócio no futuro próximo. Antes, porém, quer terminar o curso de Moda. “Vou definir se consigo conciliar trabalho e estudo ou se me concentro apenas na faculdade. Estou no primeiro ano e ainda tenho muito chão pela frente”.
Desde outubro, Fernanda vinha se preparando para este momento. A primeira providência foi matricular-se num curso de idioma italiano. A jovem admite que ainda encontra alguma dificuldade para se expressar, mas já consegue entender bem o que é falado.
Outra atitude foi aconselhar-se com Salatiel Rodrigues, o designer francano que ganhou a bolsa de estudos na Moda Pelle Academy na edição anterior do Prêmio Francal Top de Estilismo e que retornou de Milão no início de dezembro passado.
“A cultura de outro país e as trocas de experiências entre os alunos somarão não só pra minha vida profissional, como pessoal também. Estou apreensiva, com medo mesmo, mas sei que será inesquecível e produtivo”, garantiu Fernanda, sem conseguir esconder um sorriso nervoso.
O Prêmio
Desde que foi criado, em 1995, o Prêmio Francal Top de Estilismo já recebeu 3.558 amostras, sendo 279 em 2010. O concurso nasceu com o objetivo de revelar novos talentos para a indústria calçadista e contribuir para o desenvolvimento de uma identidade da moda brasileira em calçados e acessórios.
Entre os renomados profissionais da moda que já compuseram a comissão julgadora em edições anteriores estão Costanza Pascolato, Walter Rodrigues, Francesca Giobbi, Alexandre Birman, Constança Basto, Paula Ferber, Martha Ribeiro, e outros.
Na edição do ano passado, o corpo de jurados foi formado por Debora de Pierro, especialista em Tendências do WGSN; Jefferson de Assis, consultor do Núcleo de Design da Assintecal; e as estilistas Paola Robba e Thais Gusmão, proprietárias de grifes associadas à Abest – Associação Brasileira de Estilistas, uma das entidades parceiras do evento.