Basta uma olhadinha no feed das redes sociais para perceber: os looks com coturno são a tendência do momento. Práticos, confortáveis e cheios de estilo, eles conquistam cada vez mais adeptas no mundo todo.

Hoje em dia, a bota militar ganhou cores, texturas e elementos que a transformam em um acessório extremamente versátil. Seja no clássico preto ou, ainda, versões metalizadas e coloridas, o fato é que o look com coturno pode se adaptar para quase todos os estilos.

Pensando nisso, trouxemos tudo sobre a peça e muitas dicas para usá-la. Confira em seguida!

Looks com coturno: uma tendência atemporal

gigi hadid coturno
Fonte: Pinterest

Com a chegada do frio, é hora de criar produções que combinem estética, funcionalidade e praticidade. Então, os looks com coturno logo ganham destaque. Desta vez, eles estão em todos os lugares, desde as passarelas até as ruas. 

Designers como Prada, Gucci e Bottega Veneta, por exemplo, atualizaram o calçado. Metais mistos, solas coloridas e até mesmo bolsos transformaram as botas de combate em itens versáteis e elegantes.

Assim, com infinitas oportunidades de estilo, os looks com coturno ganham cada vez mais adeptas. Seja com vestidos mini, conjuntos de moletom, camisas de flanela ou o clássico jeans, o calçado sem dúvida adiciona uma pitada extra de personalidade ao armário. 

Por isso, a tendência ganhou os holofotes com celebridades como Gigi Hadid, Hailey Bieber e Kendall Jenner. Seja por estilo ou praticidade, vale a pena ficar de olho nesse combo poderoso!

Como usar looks com coturno?

como usar coturno
Fonte: Pinterest e montagem Fashion Bubbles

  • Enquanto isso, leia também Tendências 2023: as principais apostas das passarelas internacionais

Agora que você sabe tudo sobre a tendência, é hora de se inspirar nos melhores looks usando o calçado. A seguir, reunimos diversas imagens, com dicas para usar já.

1. Em primeiro lugar, um look clássico com minissaia e coturno. Super atemporal!

looks com coturno
Fonte: Pinterest

  • Ainda sobre o assunto, leia Lenço na cabeça: tudo sobre a tendência que vai dominar 2022

2. O look também funciona sem meia-calça e com um coturno de cano alto. Aliás, blazer maxi também é tendência!

looks com coturno
Fonte: Pinterest

  • Logo depois, veja  Cores do Outono: conheça as tendências de moda para 2022

3. Outro clássico da moda é o look com coturno, jeans e casaco de couro

looks de inverno com bota
Fonte: Pinterest

  • Em seguida, confira Magenta: descubra tudo sobre Orchid Flower, cor do ano 2022 pela WGSN

4. Para atualizar, vale apostar nos tons neutros com coturno branco

looks com coturno
Fonte: Pinterest

  • Na sequência, não deixe de conferir Lenços: Eles estão de volta! Saiba como usar e veja famosos e sisters que aderiram a peça!

6. Outra ideia super cool para looks com coturno é apostar na alfaiataria

coturno e alfaiataria
Fonte: Pinterest

7. Já no verão e na meia-estação, que tal apostar em um look com coturno e vestido de alcinha?

como usar looks com coturno
Fonte: Pinterest

8. Por último, o look com coturno e slip dress. Funciona tanto durante o dia quanto para a balada!

coturno e slip dress
Fonte: Pinterest

História do coturno na moda

Os looks com coturno certamente trazem muita personalidade para o dia a dia. Mas a peça nem sempre fez parte do armário feminino. Do inglês, “combat boots” ou seja, botas de combate, elas foram criadas inicialmente como um sapato militar masculino.

Na época, o design do coturno apresentava elementos práticos, como uma parte superior de couro resistente, sola de borracha e até mesmo uma biqueira de aço.

Foi somente anos depois que os looks com coturno se popularizaram para além dos campos de batalha. Assim, a história do calçado como item de moda remonta aos anos 60 e 70. Foi quando a bota Dr. Martens se tornou um marco do estilo punk britânico.

Combinado com moicanos, kilts xadrez e meias rasgadas, o coturno emulava a contracultura. E depois, nos anos 80, o fervor se espalhou pelos Estados Unidos, graças à popularidade de bandas como Sex Pistols e The Clash.

Looks com coturno: da Guerra do Vietnã às passarelas internacionais

looks com coturno
Fonte: Pinterest

Como vimos no tópico anterior, a história do coturno na moda está diretamente ligada aos movimentos de contracultura. Voltando aos anos 1960, o mundo foi marcado pela Guerra do Vietnã.

Então, na época, os soldados norte-americanos enviados para as batalhas recebiam coturnos novos. Feitos com materiais de alta qualidade, eles eram projetados para durar.

Logo, as botas ganharam significados hierárquicos. Desse modo, quanto mais surradas estivessem, mais representavam a experiência do veteranos.

Assim, o significado emocional atribuído aos coturnos era tanto que, muitas vezes, as botas de soldados falecidos eram enviadas às famílias, como forma de lembrança. Não demorou muito, contudo, para que o significado fosse cooptado por manifestantes anti-guerra, lutando pela paz.

O movimento black power e o movimento feminista dos anos 60 e 70 também usaram o calçado para representar sua própria luta. Às vezes com uma sugestão intencional de confronto físico.

Assim, os looks com coturno eram uma declaração de moda. No sentido mais verdadeiro, como uma metáfora, de sua vontade de lutar e da força política que exerciam.

Na década de 80, as botas militares se tornaram símbolos infiltrados na consciência popular. Os coturnos, então, se transformaram em itens de moda. Por fim, foram adotados – repetidamente – por uma ampla gama de grupos sociais, que tentavam incorporar um senso de poder em sua imagem.

Conclusão

A história da moda é, certamente, recheada de curiosidades incríveis. E os looks com coturno imprimem isso perfeitamente. Atualmente, eles ganham status de tendência e fazem parte do armário de cada vez mais mulheres. Sendo assim, um calçado democrático.

Ademais, graças à sua versatilidade e ao toque de muitos designers, a peça ganhou o mundo. Por isso, é um daqueles clássicos em que vale investir.

  • Por último, veja NYFW Tendências: confira as novidades da semana de moda para copiar