Evento de moda Minas Trend 31, em BH, Minas Gerais, lança temporada primavera-verão 2025

Saiba tudo sobre a 31ª edição do Minas Trend: datas, marcas estreantes, macrotendências, novidades e muito mais

Fonte: Divulgação FIEMG

Entre 16 e 18 de abril, Belo Horizonte se tornará o epicentro da moda na 31ª edição do Minas Trend. Organizado pela Fiemg, este importante salão de negócios reunirá, em locais icônicos como o Minascentro e o Museu da Moda, lançamentos para primavera-verão 2025, incluindo um ambiente virtual.

Nesta edição, que marca 16 anos do Minas Trend, o tema “Onde a moda movimenta o mercado” destaca a função do evento como vitrine da moda mineira e brasileira. Ele visa conectar pessoas, atualizar tendências e oferecer conteúdo voltado aos negócios. Saiba tudo sobre o Minas Trend 31:

O que esperar do Minas Trend 31?

Atento a novas ideias e à renovação no mercado de moda, o Minas Trend, entre os dias 16 e 18 de abril, aposta em um estande coletivo com marcas autorais mineiras.

Fonte: Instagram @mianstrend_

A ação, espalhada por pontos icônicos de Belo Horizonte, dá vida ao tema da 31ª edição do evento, “Onde a moda movimenta o mercado”, que será realizada no Minascentro, com ações no Museu da Moda, no P7 Criativo e no Circuito Liberdade.

Conheça as novas marcas mineiras que brilharão no Minas Trend

No total, 11 novas marcas e seus criadores serão apresentados no salão de negócios: Atelier Filha Única, Chão Artesanal, Guri Handmade, Haddock Brasil, Iáskara Oliveira, Malume, Manuart Crochê, Realiser Alfaiataria, Refeito, ValériaDValéria e Watson Brand.

#actampads1#

Com coordenação, styling e mentoria de Grazi Coelho, o estande representa uma parte da grande efervescência e diversificação do mercado de novas marcas em Minas Gerais nos segmentos feminino, masculino e jovem, focadas na sustentabilidade e em novos processos manuais de produção slow, artística e tecnológica.

A força da moda mineira no cenário nacional e internacional

O presidente da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe, ao analisar os números da mais recente edição do Panorama Setorial da Indústria da Moda, boletim informativo da instituição, atualizado em fevereiro, em que o estado de Minas Gerais teve participação na indústria da moda equivalente a 13,4% e 10,7%, respectivamente.

Ele considera que, apesar dos desafios recentes, como a diminuição na arrecadação de ICMS, “a indústria da moda mineira continua a ser um pilar fundamental para a economia local”.

  • Ao mesmo tempo, leia SPFW N57: último dia teve desfile em cabaré, edifício histórico e galeria de arte

As macrotendências da temporada Primavera-Verão 2025

Lojistas e compradores que comparecerem ao maior evento da moda mineira, o 31º Minas Trend, no Minascentro, nos dias 16 a 18 de abril, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), vão conferir de perto o que o universo da moda reserva para a próxima temporada.

#actampads1#

Mestre em moda, cultura e arte pela Universidade SENAC de São Paulo, com especialização em Design de Moda e Visual Merchandising pelo IED de Milão, a jornalista e consultora de moda Cris Gurgel produz conteúdos que seguem a linha da WGSN, empresa de previsão de tendências com escritórios em Londres, Nova York, Hong Kong e São Paulo, um dos bureaus mais respeitados no mundo.

As macrotendências do Minas Trend 31

Consultora no segmento de bijuterias, joias contemporâneas e acessórios de moda há mais de 20 anos, Cris Gurgel considera três macrotendências para a próxima temporada, com foco em conceitos diferentes: restaurar, preservar e inventar.

Há uma tendência de se valorizar a natureza e seus recursos nas roupas e acessórios por meio de florais macro, insetos e estampas animal print. E também de um olhar para o universo cósmico espacial e os elementos místicos.

No caso dos acessórios, elos, correntes, pedras naturais, além do couro ecológico, lonas reaproveitadas, metais com efeitos desgastados e texturizados. Tudo isso preservando a natureza. “Vamos extrair da natureza esse acolhimento místico, sobrenatural e de proteção que o ser humano procura”, contextualiza.

#actampads1#

Já quando se fala em preservar, o foco em Minas Gerais são as técnicas artesanais milenares de bordado, tricô, crochê e macramê: o design como uma terapia, de fazer as coisas à mão, de conhecimento de gerações. É a nostalgia e o valor das comunidades.

“Esse é o carro-chefe de qualquer negócio; seja moda, acessório, roupa, procurando trazer enfeites e adornos: efeitos punk, com correntes e ilhoses; xadrezes, franjas. E ainda o náutico atemporal, resgatando cenários litorâneos e memórias de infância: pérolas, conchas, listras, cordas náuticas, cenários dos balneários dos anos 20, algo vintage. Na moda infantil, o resgate como as boias, pás, baldinhos, cenários litorâneos nostálgicos”.

Parceiros e apoiadores do Minas Trend 31

Esta edição do Minas Trend 31 é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas.

Contribuição do Minas Trend 31 para a economia e o empreendedorismo local

Elaborado com base em levantamentos dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Trabalho e Emprego, o estudo totalizou, em 2021, a existência de 56.990 empresas do setor no país e 1.128.174 empregados.

#actampads1#

Dessas, 7.583 empresas são de Minas Gerais, com 119.433 empregados. Os números mostram o potencial das micro e pequenas empresas na cadeia produtiva: no mesmo período, essas empresas mineiras responderam por 47% da geração de empregos na indústria da moda, com participação de 70%. Minas Gerais registrou também aumento nas exportações: 5,0% em 2021, contra 4,2% em 2012.

O futuro da moda: inovação, tecnologia e sustentabilidade no Minas Trend 31

Tudo isso será destaque na 31ª edição do Minas Trend, de 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte. Promovido pela FIEMG, o evento, considerado o maior salão de negócios do segmento na América Latina, reunirá em três dias, lançamentos das coleções de primavera-verão 2025.

Serão mais de 120 marcas distribuídas nos setores de vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda-praia e sleepwear, além dos segmentos Kids, Baby e Teens.

A iniciativa contemplará, nessa edição, o tema “Onde a moda movimenta o mercado”, em que se transforma e expande, abre as portas para cidade e traz um novo formato de participação: o projeto Minas Trend Showroom, que contará com 19 marcas de vestuário diretamente de suas sedes recebendo compradores de todo Brasil.

#actampads1#

Entre as inovações da temporada no ambiente de negócios, aberto ao público e a compradores em geral, a moda infantojuvenil (de zero a 16 anos) ganha destaque no Minas Trend Kids – Baby e Teens, com mais de 30 palestras e workshops voltados ao panorama atual e ao futuro da indústria da moda.

Marcas estreantes e tendências emergentes no Minas Trend

Marcas estreantes – No total, cerca de 120 marcas de diferentes segmentos da moda – vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, sleepwear e moda praia – têm presença confirmada no salão de exposições do 31º Minas Trend.

Dessas, 50 grifes são estreantes, de diferentes regiões do país, selecionadas a partir de critérios como conceito de moda, design e qualidade das matérias-primas. Destaque para os setores Kids e Teens (de 0 a 16 anos), também inéditos no Minas Trend.

Exemplo disso são as marcas Gabriela Aquarela, Digi e PinkX, do Grupo Digital Infantil, de Araújos, município que integra o polo da indústria têxtil e calçadista mineira.

#actampads1#

Relacionadas

Moda feminina e masculina

Há quase três décadas no mercado, Gabriela Aquarela é pioneira da holding, voltada à moda infantil feminina, valorizando design, tecidos confortáveis e acabamentos de alto padrão.

Related Post

O princípio é seguido à risca pela Digi, do segmento infantil masculino, com looks modernos e divertidos; e PinkX, para meninas adolescentes, com peças coloridas, marcantes e criativas.

Calçados e bolsas

No segmento de bolsas e calçados, os novos ares ficam por conta de grifes como Garzon Bags, Conceito Bartzen, Follis, Degalls, Maithë, Faccine e Rose Almeida.

A Garzon, por exemplo, é uma marca nascida em Belo Horizonte, que trabalha com bolsas atemporais e de alto padrão, em formatos como eve, petit e twist.

Já a Degalls, de São Paulo, tem coleções de sapatos, bolsas e acessórios, como botas, mocassins, mules, sandálias, scarpins, clutches, carteiras e cintos, em um DNA que conecta criatividade, design e pluralidade.

Ponto alto também para a Maithë, de Jaú (SP), a capital do calçado feminino, com linhas diversificadas de sapatos, botas, tênis e sandálias.

Semijoias

Por fim, a fila do setor de semijoias e acessórios é puxada por marcas como Via Sorelle, Cravo & Rosa e Nino Bran. Criada em Uberlândia, em 2017, a Via Sorelle é especializada em colares, brincos, anéis e pulseiras.

A Cravo & Rosa, por sua vez, é uma marca de São Luís (MA), criada em 2020, com semijoias e acessórios femininos e masculinos.

De São Paulo, a Nino Bran tem como diferencial as semijoias de metal martelado, que criam padrões e relevos delicados na superfície da peça e um visual intrigante e artesanal.

Moda como expressão cultural e social

“A moda se abastece com as marcas autorais, nas quais a experimentação ocorre organicamente, antecipando estéticas e mostrando sua interseção e transversalidade. Moda é cultura, é um diálogo com o tempo em que você está inserido. Moda também é negócio e é expressão. Seus simbolismos caracterizam nossa identidade mais genuína, despertando sentimentos de pertencimento, de nação e territorialidade”, completa Giovanna Penido.

“Selecionamos um time diverso, tanto no DNA, quanto na proposta de produtos, que chega para somar no cenário fashion. O processo de descoberta das marcas, suas histórias de origem e identidade tornaram o processo inédito, com o propósito e a bandeira que defende a potência das marcas mineiras, resgatando os ofícios tradicionais da moda, técnicas e manualidades que fazem da moda mineira única e reverenciada em todo o Brasil”, comenta Aldo Clécius.

  • Logo após, leia SPFW N57: Reptilia estreia no São Paulo Fashion Week com coleção inspirada no tempo e nas mulheres

O processo curatorial foi criterioso em selecionar marcas que estejam alinhadas com o propósito, olhar para o novo, com autoralidade e na cadeia produtiva justa. É inspirador e refrescante vermos as criações de novas mentes, ver como os players que serão grandes no futuro estão trazendo inovação e conteúdo relevante hoje.

A curadoria foi compartilhada por dois profissionais conceituados do mercado da moda, a conselheira estadual de Moda na Secretaria de Cultura de Minas Gerais (Secult-MG), Giovanna Penido, e o professor e consultor Aldo Clécius, que trouxe uma seleção coerente que prestigia a produção 100% mineira.

Novidade do Minas Trend 31

Uma das novidades da edição é que o evento se transforma e se expande, com um novo formato de participação: o projeto Minas Trend Showroom. Dezenove marcas de vestuário participarão diretamente de suas sedes, em diversos pontos de Belo Horizonte, recebendo compradores de todo o país.

São elas: 613, Arte Sacra, Charth, Eliane Matos, Elizabeth Marques, Fátima Scofield, Fedra, Fleche D’Or, Kalandra, M.Rodarte, Maracujá, Marrô, Nana Kokaev, Rosa Dahlia, Skazi, Tufi Duek, Victor Dzenk, Victória e Village Condotti.

“São empresas que se fizeram no Minas Trend e que hoje têm uma vida financeira de sucesso no Brasil e fora do Brasil recebendo seus compradores no próprio showroom. Entendemos que o Minas Trend passado nos trouxe até aqui e nos aponta o que buscar quando se pensa na evolução e no desenvolvimento da moda como um todo”, avalia Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Fiemg e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF).

Minas Trend 31 Kids – Baby e Teens

Entre as novidades, destaque também para o Minas Trend Kids – Baby e Teens, de moda infantojuvenil (0 a 16 anos), estreante na feira. A ação, iniciativa da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Fiemg, com o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), irá participar, pela primeira vez, com 28 marcas expositoras no Salão de Negócios.

Mais da metade das marcas participantes são de Minas Gerais, dentre elas: Mio Bebê, Manga Fofa, Gabriela Aquarela, Digi, PinkX, Precoce, Luluzinha e Mylu.

“Nossa expectativa é grande. Tivemos o cuidado de fazermos uma curadoria, selecionando as melhores. A ideia é que o Minas Trend Kids cresça a ponto de abranger toda a cadeia infantil para que tenhamos a maior feira infantil do Brasil”, observa Rogério Vasconcelos, presidente do Sindivest-MG.

Para os três dias de evento, cujos pontos altos serão os desfiles e as palestras, o casting da Top Agency reunirá cerca de 70 modelos Kids e Teens e levará para as passarelas as tendências de uma moda primavera-verão em tons pastel, roupas finas e elegantes, com estampas clássicas que remetem à sofisticação.

O Salão de Negócios também terá roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas. “Temos um mercado muito dinâmico, que cresce de 8 a 10% ao ano. Minas é atualmente o 3º estado que mais comercializa roupas do segmento infantojuvenil no Brasil”, diz Taciana Teodoro, diretora da Top Agency, produtora executiva do Minas Trend Kids – Baby e Teens.

Palestras e oficinas

Com abordagens diversas, as mais de 30 palestras, oficinas e lives desta 31ª edição do Minas Trend incluem técnicas de modelagem, moda infantojuvenil, estampas, acabamento em costura, gestão, marketing digital, visual merchandising, moda circular, empreendedorismo feminino, dentre outros. O intuito é refletir sobre o atual momento da indústria da moda produtiva e varejista e as perspectivas de futuro.

Um dos principais destaques da programação é a palestra “Made in Italy – Pesquisas, iniciativas e inovações do ecossistema da moda italiana”, no Minascentro, que será ministrada pela designer italiana Susanna Testa, professora dos cursos de bacharelado e mestrado da Escola de Design – Politécnico de Milão.

  • Logo após, leia SPFW N57: Aluf abre semana de moda com Débora Nascimento na passarela

Doutora em Design, com foco em moda, joias e acessórios, a profissional vai abordar as relações entre inovação e tecnologia no segmento fashion e expor as tendências do “luxo sustentável”, com foco no que tem sido feito na moda da Itália.

“Essa apresentação é o primeiro resultado concreto da nossa parceria com a Câmara de Moda Italiana, uma aproximação que facilita a disseminação da produção de conhecimento compartilhado e a internacionalização do Minas Trend”, avalia Mariângela Marcon. Segundo ela, o relacionamento com representantes da moda italiana também já abriu caminhos para futuras associações do Minas Trend com o setor calçadista de Portugal.

Outro ponto alto da programação será a palestra “Provador Fashion e Instagram – Um imã de vendas”, em que a estilista catarinense Joy Alano trará orientações de como vender de forma autêntica pelas redes sociais. A conferência também acontece no Minascentro.

Por fim, leia também SPFW: 5 desfiles que entraram para a história do São Paulo Fashion Week. Ou então, veja mais sobre eventos de moda na nossa categoria especial.

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais