O Jeans do Inverno 2017 – As principais tendências em denim, 70 fotos com pacths, aplicações, detalhes

Para o inverno 2017 estéticas que ligam a moda atual a elementos de épocas passadas são fortes inspirações para a temporada. Conforto está entre as palavras chaves, assim como tudo que é reaproveitado, reconstruído, levando em conta conceitos de sustentabilidade e do combate do desperdício, o que vai parar no outro destaque de 2017 – o patchwork.

Duas tendências se equilibram:

  • A primeira com peças muito trabalhadas, com aplicações, patchwork, lavagens e trabalhos de superfície;
  • A segunda, mais minimalista, explora a elegância e shapes mais amplos.

Puídos, customização, peças com cara de inacabadas, muitos trabalhos em patch e aplicações renovam o jeans do Inverno 2017 trazendo um novo estilo ao tecido mais democrático do mundo.

Confira e inspire-se com uma seleção de peças das principais marcas internacionais:

Aplicações, trabalhos de superfície, pedraria

Marc Jacobs Spring 2016 – Muitas aplicações: botons, broches, patches. Usando esse modelo de referência você pode renovar uma peça antiga, acrescentando diversos botons e broches

Jaqueta masculina bordada da marca Valentino Fall Winter 2016-2017

 

Modelos construídos com diferentes tecidos como se fossem feitos a partir de outras peças em uma espécie de “aproveitamento”, é uma das principais tendências para o próximo inverno.  Miu Miu Fall 2016/2017

 

Miu Miu, Calça jeans bordada e Chanel, com calça com aplicações de pedraria – O Jeans do Inverno 2017

 

Patchwork e barra desfiada. Imagem via Net a Porter.

 

Miu Miu e Marques Almeida Fall 2016-17 O Jeans do Inverno 2017

Jaqueta masculina bordada com motivos florais e peles da  Gucci F/W 2017 O Jeans do Inverno 2017

Veja também: O Jeans do Verão 2017 – Patch e patchwork viram febre no street style. Veja fotos com tendências e ideias de customização

Mais fotos e detalhes de denim com trabalhos de superfície

Para ver imagens ampliadas clique nas miniaturas

Erdem e Emilio Pucci Pre-Fall 2016 

Pinturas e Palavras de ordem


Street style Paris


Palavras bordadas ou silkadas também é destaque para 2017

Conforto – A palavra de ordem!

O inverno 2017 também será confortável e acolhedor

Um certo perfume retrô revisitado.  Na primeira imagem Victoria Beckham Pre-Fall 2016O Jeans do Inverno 2017

Malhas em índigo ou outros materiais trabalhados com o jeitão do denim podem ser explorados

Patchwork

Um patch é um termo da língua inglesa que significa, literalmente, “remendo”. Assim será o próximo inverno, com peças que parecem ter sido construídas a partir de outras, usando retalhos, partes de outras peças, trazendo muitas vezes, um aspecto de inacabado, sem barra e também com puídos.

Veja também: Jeans Patchwork, uma super tendência – Transforme sua calça jeans antiga em peças super descoladas, veja passo a passo.

Trabalhos com patch estão entre as tendências mais fashionistas para o Jeans do inverno 2017

Veja também: Como usar macacão masculino e dicas na hora de comprar

Peças amplas trabalhadas com retalhos de diferentes tecidos – Sacai Pre-Fall 2016  e Saint Laurent Ready To Wear Spring/ Summer 2016

Peças que parecem ter sido feitas com tecidos aproveitados de outros modelos – Tom Ford F/W 2016-17

Veja também: Jeans Patchwork, uma super tendência – Transforme sua calça jeans antiga em peças super descoladas, veja passo a passo

O denim também aparece misturado a outros tecidos

Calças trabalhadas com texturas e detalhes

Rasgados e puídos permanecem fortes  – O Jeans do Inverno 2017

Elegância

Related Post

Modelos mais minimalistas também aparecem com força para equilibrar a tendência do jeans bordado e carregado

 Peles e pelos

Jaquetas jeans com aplicações de peles também são super charmosas

Apontamentos vicunha para o Inverno 2017

Na temporada de Inverno 2017, a maior produtora mundial de índigos e brins traz novas referências e informações para o jeanswear, propondo a reflexão sobre aquilo que vestimos. Nesta edição do Vipreview, a têxtil apresenta quatro tendências que têm em comum a união do espírito livre ao ato de vestir. Stay Wild, New Old, Design Experience e Open Source carregam a mistura do antigo com o moderno, tendo como base diferentes referências indígenas, a quebra de paradigmas de gerações, o estímulo às experimentações e a releitura do vintage. O jeanswear ganha estética ousada que prioriza o conforto e a atitude, influenciado pelo desejo de ir além dos padrões.

DISCOVERY OF WILD

Life immersed in total purpose

Em uma era marcada pelo excesso de consumo e informação, surgem movimentos nos quais o apego material dá lugar a experiências existencialistas que buscam encontrar a essência do humano e da natureza. Nesse contexto, elementos da cultura indígena e o contato com o universo selvagem estimulam vivências individuais e coletivas focadas no autoconhecimento e aprendizado. A busca pelo transcendental e pelo misticismo revela referências plurais, vindas de diferentes universos, traduzida em um estilo que remete à liberdade e aventura.

SHAPES

O apreço por explorar lugares distantes inspira a criação de um estilo nômade com toque rústico, originada pelo mix workwear e sport. Os looks interpretam este espírito livre e multicultural, resgatando as festividades do folcore indígena, com diferentes tipos de bases, que vão das leves e fluidas às mais estruturadas e rústicas.

TECIDOS

O estilo clássico do original denim é uma das principais marcas da tendência. Tecidos nobres com tingimentos ou acabamentos especiais, composições 100% algodão, superfícies com diagonais marcadas e pesos estruturados são a essência do mood. Bases de azuis intensos, toque macio e com alto stretch contribuem com o estilo aventureiro e comfort da tendência. Fluidez e delicadeza também são importantes. Tecidos leves trazem um forte apelo visual, seja pelo refinado brilho das fibras naturais ou por texturas originadas pelas estruturas maquinetadas.

LAVAGENS E SUPERFÍCIES

No denim, efeitos como destroyed, remendos, patches, puídos e ralados estão presentes e reforçam o visual inspirado no desgaste do tempo. Já a utilização de peles proporciona uma nota rústica, acolhedora e cool à tendência. O look vintage é complementado por superfícies clareadas e delicadamente manchadas. Bordados e aplicações, que podem ter brilho e cor, são elaborados em formas resgatadas tanto da cultura indígena quanto da natureza. No  brim, o estilo folk, baseado na cultura do nativo americano, é visto em adornos alegres e exóticos. Tecidos com aparência de couro traduzem o visual traveller. Verdes, amarelos e marrons aparecem em estampas camufladas e lavagens manchadas, impondo um realce orgânico.

THE DREAMERS

Reinventing time, living forever

No mundo atual, o universo vintage carrega cada vez mais magia. Estereótipos relacionados à idade já não representam mais a realidade. O cenário contemporâneo traz conexões que valorizam o antigo e o novo. Há espaço para todos e a ruptura de códigos tradicionais é uma regra. O momento é favorável para que os paradigmas do passado e presente dialoguem, traduzidos em uma moda com abordagem retrô-chic, que resgata diversas referências, da estética hippie e college dos anos 70 ao navy.

SHAPES

Alusões à alfaiataria dos anos 60 e 70 são forte influência para o jeanswear deste mood, que traz, como principal aposta, o raw denim presente em bases nobres e silhuetas impecáveis. As criações provocam uma sensação moderna de luxo e sofisticação, ao combinarem corte e caimento perfeitos, com detalhes como aviamentos brilhantes e contrastantes. Os sinais clássicos aparecem tanto em tonalidades sóbrias, quanto em shapes românticos ou formas inspiradas na alfaiataria. A abordagem jovem é traduzida por modelagens que fazem referência ao universo esportivo e trabalhos de superfície irreverentes, que trazem cores e brilhos em aplicações e bordados.

TECIDOS

Sofisticação é a principal característica da tendência. Interpretando esse caminho, os tecidos são nobres e trazem elementos que exalam luxo e refinamento. Bases compostas por fibras naturais, como viscose e lyocel, valorizam superfícies flats, com delicados desenhos. Toque macio e brilho suave também são imprescindíveis e aparecem tanto em bases rígidas e leves, quanto em tecidos acetinados com stretch.

 

LAVAGENS E SUPERFÍCIES

O jogo de contraposições inesperadas entre cores e estilos confere o clima contemporâneo à tendência, principalmente no denim.  A cartela de cores traduz a atmosfera retrô e cool, em um mix de nuances intensas. Destacando o contraste, tons de âmbar são combinados pontualmente com azul elétrico e borgonha. Delicadas e lavadas, tonalidades como rosas, verdes e azuis evocam um ar romântico e nostálgico. Tecidos estruturados, rígidos ou elastizados, ganham tonalidades de azuis diferenciados, elaborados por acabamentos e tingimentos especiais. Aplicações e bordados chamativos são vistos em tonalidades multicoloridas e formas inspiradas na natureza, imprimindo a assinatura DIY (do it yourself) e retro-fun à tendência. Pontos de luz aparecem delicadamente em efeitos 3D, que trazem a sensação de movimento e desgaste, utilizando efeitos como délavé e stone wash.

DESIGN EXPERIENCE

                                                                                Thinking beyond the future

O excesso de consumo é uma questão cada vez mais debatida pelo mercado da moda. Aqui, o design assume novos valores e é utilizado como uma ferramenta que abraça a arte, a sustentabilidade e a tecnologia, ultrapassando as fronteiras de gênero, idade e temporalidade. Design e bem-estar são os principais elementos desta tendência, que tem no conforto uma de suas principais características.

SHAPES

Elementos clássicos do jeanswear são trabalhados de maneira autêntica e inusitada, inspirados nas experimentações contemporâneas do design, da arte e da moda. O maximalismo e o minimalismo conversem harmonicamente em um estilo com ar artsy e cool, gerado pela união de elementos que prezam por elegância e discrição, sem deixar de lado conforto e bem-estar. Formas e volumes delicados aparecem com uma abordagem 3D, enviando uma sensação tátil e visual elegante. Volumes amplos e ajustados recebem efeitos de desfiados, patches não convencionais e sobreposições que criam a estética casual e relax do estilo. Mistura de tecidos, recortes inesperados e modelagens deslocadas manifestam esta sensação atemporal e ultra-cool característica da tendência.

TECIDOS

Bases com gramaturas médias e mais pesadas, com acabamentos e tingimentos especiais, são fundamentais. O black denim aparece como forte influência e também contribui com a estética ton sur ton da tendência. Tecidos estruturados, tanto rígidos quanto elastizados, colaboram para a construção de criações que prezam por formas limpas e gráficas. Bases leves e com toque macio são extremamente primordiais e aparecem em diferentes composições naturais como lyocel e algodão.

LAVAGENS E SUPERFÍCIES

As clássicas cores preto e branco se destacam na cartela e aparecem em looks variados, criando contrastes.  Off white, cinzas, azuis-marinhos e beges complementam a tendência. As lavagens e efeitos de superfície aparecem em formas orgânicas, elaboradas tanto por microtexturas quanto por manchas irregulares. Nessa estética pós-minimalista, o Blue e o Black Denim recebem combinações de diferentes materiais e efeitos visuais, pontuando delicadamente shapes sóbrios e contribuindo com a identidade vanguardista do contexto. O azul índigo é explorado em variadas tonalidades e intensidades de cor, do raw denim ao délavé. As superfícies ganham efeito artsy com a sobreposição de tecidos recortados.  Os acabamentos desfiados, por sua vez, aparecem em detalhes incomuns, transmitindo modernidade.

OPEN SOURCE

New codes of innovation

Inovações nem sempre surgem de instituições tradicionais. Com o conhecimento tecnológico, o jovem contemporâneo é capaz de promover mudanças positivas e significativas para a sociedade. O universo underground, com suas contraculturas expressivas do mundo digital, como o cyberpunk e o hacker, vem a influência estética desta tendência rebelde e dark, que mistura o gótico, o esportivo e o urbano em uma atmosfera subversiva.

SHAPES

A tendência, inspirada em uma moda casual e ultrajovem, é trabalhada em volumes amplos e justos, elaborados com tecidos tecnológicos compostos de stretch multidirecional e toque macio, que proporcionam liberdade de movimento. A sensação é de luxo e rebeldia, apresentando criações multi-layered marcadas pela sobreposição de camadas nos shapes e efeitos.

TECIDOS

Toque e alta elasticidade são as principais características dos tecidos, que trazem superfícies flats e acabamentos resinados. Construções diferenciadas, stretch multidirecional e toque extremamente macio garantem o conforto, elemento essencial da tendência que valoriza o lifestyle jovem e ativo.

LAVAGENS E SUPERFÍCIES

Com abordagem dark, o leather look aparece como forte influência, com a cor preta como protagonista em versão extremamente intensa. O universo cyberpunk mistura-se ao disco e inspira looks multicoloridos, explorando detalhes com efeitos holográficos que garantem o espírito psicodélico e tecnológico do mood, realçados por brilhos, estampas e relevos, criando looks chamativos. Acabamentos brilhantes criam sensação que mescla glamour e tecnologia. Efeitos de flocados e laminados aparecem em detalhes localizados, enquanto discretos rasgos e puídos complementam o mood dando um toque rebelde e ultra-cool à tendência.

Galeria com apontamentos para o Inverno 2017 Vicunha

Gostou? Passe em nosso Instagram e segue nossa página: @fashionbubblesoficial

Por Denise Pitta

Salvar

Salvar

Salvar

Denise Pitta: Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Uma das primeiras blogueiras de moda do país, é idealizadora do Fashion Bubbles, e também CEO do portal que já recebeu mais de 110 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em Janeiro de 2006 e atualmente desenvolve pesquisas de Moda Simbólica, História e Identidade Brasileira na Moda e Inovação. Além de prestar consultoria em novos negócios para Internet. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais