Barreiras-Ba: O plano “B” do folião

Para quem não pode ir ou assustou-se com a violência do carnaval do Rio de janeiro com 2164 ocorrências policiais seguido por Salvador com 1952….

Compartilhe

image001.jpg

Para quem não pode ir ou assustou-se com a violência do carnaval do Rio de janeiro com 2164 ocorrências policiais seguido por Salvador com 1952. Ainda existe um lugar onde dá para curtir com certa tranqüilidade. Muito mais que o ziriguidum do carnaval este lugar apaixonante é repleto de atrações que vão bem além da folia.

Barreiras é o nome desta cidade situada no oeste da Bahia. E os nativos moradores de lá são baianos, por enquanto. Não estranhe o “por enquanto” é que eles andam lutando para conseguir sua independência e tornar-se um novo estado brasileiro. Ali é uma Bahia que desconhece as expressões “meu rei”, “painho ou mainha” e também não faz parte das suas tradições os vatapás e acarajés. Sua comunidade além dos baianos, é claro, abrigam muitos japoneses e sulistas, quase todos envolvidos nas plantações de soja e outros grãos. O agro-negócio é que move a economia por lá.

Fazem parte das atrações naturais rios de águas muito cristalinas, o Rio de Ondas, onde se passeiam de bote ou bóia. Para os mais aventureiros há um rio bastante furioso próprio para rafting, o Rio das Fêmeas. Uma das cachoeiras mais bonitas – o nome assusta: Cachoeira do Acaba Vida – mas, é fabulosa e sua queda tem mais de 30 metros de altura. Nos municípios vizinhos existem grandes paredões de pedras calcárias. Só a vista destas muralhas já valeria a visita, mas há ainda grutas repletas de arte rupestre e lagos submersos. A temperatura local beira os 35 graus e significa que não há rio ou cachoeira de águas geladas.

cachoeira-do-acaba-a-vida.jpg
Voltando ao plano “B” do folião, os trios elétricos não ostentam as estrelas de Salvador, nem os globais são vistos por lá. Mas, a diversão é garantida. São pelo menos sessenta mil foliões movidos a drinques capeta, guaranás e caipirinhas feitas com todas as frutas exóticas – e deliciosas – do lugar. Não se presencia brigas mesmo com toda ferveção. Não chegou por lá os arrastões e a paquera rola solta. Há blocos bastante divertidos como “As Raparigas de Outrora” que são homens travestidos, eles arrancam boas e muitas risadas. Há também um curioso e exclusivo, dizem eles, costume local: na quarta feira de cinzas forma-se a turma atentada do Nazaro, o grupo se veste de branco inclusive com capuz, e saem pelas ruas lançando fubá, ovos e farinha pregando sustos em quem cruzar pelas ruas.

Talvez a grande dificuldade de Barreiras seja mesmo a falta de vôos diretos para lá. Mas acredite, o passeio vale a pena!!!
image002.jpg

Por Vinícius Moura

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai vencer o programa?

Leidy foi eliminada com 88,33% de votos, e agora, nosso top 10 está formado! Qual dos dez brothers merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias