As Senhoritas de Avignon – Obra de Picasso faz cem anos

Precursora do cubismo, obra comemora centenário com mostra, no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, contando sobre a origem do quadro de Pablo Picasso.

71

A pintura “As Senhoritas de Avignon”, que iniciou o movimento cubista, completa cem anos e o Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, detentor da obra há quase 70 anos, comemora a data com uma exposição que conta a origem do quadro de Pablo Picasso (1881-1973).

A história por trás de As Senhoritas de Avignon

Terminado em 1907, o quadro recebeu na época fortes críticas. A representação de cinco prostitutas em um bordel da rua Avinyo, em Barcelona, só foi exposta publicamente em 1916.

Picasso fez mais de cem estudos preparatórios e rascunhos da obra, que a escritora Gertrude Stein definiu como “um verdadeiro cataclisma”.

As três jovens, que aparecem à direita da tela das Senhoritas de Avignon, foram inspiradas em esculturas ibéricas do século 4 a.C., originárias da região espanhola de Andaluzia. As duas figuras à esquerda tiveram como modelos máscaras africanas, semelhantes às que Picasso viu no museu Trocadero em Paris.

Picasso definiu esse quadro como um “trabalho de exorcismo” e as máscaras teriam provavelmente a função mágica de proteção contra espíritos malignos.

Leia o artigo completo sobre o centenário de Senhoritas de Avignon na Folha Online.

Confira fotos da exposição de 100 anos da obra

 

Você também pode gostar!

MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA

Precursora do cubismo

Esta obra foi uma precursora no trabalho do espanhol e influenciou até nos caminhos que a arte em geral tomaria. Os movimentos artísticos seguintes passariam a ser mais fragmentados e a usar técnicas vistas neste quadro, como a colagem.

Mais tarde, Picasso se referiu à pintura como “sua primeira obra exorcista.” Acredita-se que o pintor se declarou assim sobre a tela porque era como se ele estivesse exorcizando a tradição, introduzindo novas técnicas e novos paradigmas à pintura e à sociedade.

A obra feita a óleo sobre tela 2,44m x 2,34m, encontra-se no MoMa, Nova York, Estados Unidos.

Sobre Pablo Picasso

O artista espanhol Pablo Picasso Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica.

Nasceu na cidade espanhola de Málaga. Fez seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou, principalmente na França. Seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde sua infância.

Leia mais sobre o Museu de Arte Moderna de New York no Fashion Bubbles:

você pode gostar também