Vestuário Mais Inteligente

O projecto europeu BIOTEX (versão traduzida aqui) traz um mundo de novas potencialidades aos têxteis inteligentes, através de bio-sensores em miniatura passíveis de serem incorporados…

Compartilhe

O projecto europeu BIOTEX (versão traduzida aqui) traz um mundo de novas potencialidades aos têxteis inteligentes, através de bio-sensores em miniatura passíveis de serem incorporados numa estrutura têxtil e que conseguem analisar fluidos corporais.

Várias das sondas BIOTEX (ver Vestuário mais inteligente – Parte 1), incluindo o sensor de pH, utilizam mudanças de cor ou outras medidas ópticas. Por exemplo, à medida que o suor atravessa o sensor de pH, provoca uma alteração de cor num indicador. Esta mudança de cor é então detectada por um dispositivo espectrómetro portátil. A tecnologia do sensor imunológico funciona de forma semelhante. São tecidas fibras ópticas plásticas no tecido, para que a luz possa ser fornecida aos sensores ópticos, sendo a luz reflectida direccionada para o espectrómetro.

A sonda de oxigénio da BIOTEX mede os níveis de saturação do oxigénio no sangue em torno do tórax, utilizando uma técnica designada por oximetria reflectiva. Um aglomerado de fibras ópticas plásticas permite que uma grande área do tórax seja iluminada e melhora a recolha da luz vermelha e infravermelha reflectidas, utilizadas pelo sensor. A transformação do sinal também melhora a sensibilidade deste método. Leia matéria completa no site Portugal Têxtil.

O vestuário capaz de conseguir medir a temperatura corporal do utilizador ou de monitorizar a sua actividade cardíaca está agora a entrar no mercado, mas o projecto europeu BIOTEX traz novas funções aos têxteis inteligentes.

Os bio-sensores em miniatura, actualmente incorporados numa estrutura têxtil, conseguem analisar fluidos corporais como uma pequena gota de suor, e fornecer uma melhor avaliação sobre a saúde do indivíduo. Um conjunto de projectos de investigação da União Europeia (SFIT Group) está a apoiar o florescente sector dos tecidos inteligentes, têxteis interactivos e sistemas flexíveis passíveis de serem incorporados no vestuário. Jean Luprano, um investigador do Centro Suíço de Electrónica e Microtecnologia (CSEM), coordena o projecto BIOTEX.

Leia mais aqui.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias