3 fotos de Vivienne Westwood
·

Vivienne Westwood é celebrada em performance de Clarice Falcão e La Robertita no 26º Cultura Inglesa Festival

Uma das maiores e mais importantes figuras do mundo da moda, falecida em dezembro passado, será homenageada em dramaturgia de Vana Medeiros

Compartilhe

A 26ª edição do Cultura Inglesa Festival (CIF) vem sendo realizado na cidade de São Paulo desde o último dia 18. A mostra conta com shows, exibição de filmes, espetáculos de dança e peças de teatro, tudo com a finalidade de promover um intercâmbio com a cultura britânica, a língua inglesa e a produção artística brasileira.

Com atrações gratuitas e abertas ao público, o evento promovido pela Cultura Inglesa traz em sua programação uma homenagem a Vivienne Westwood. Continue lendo para saber mais!

Quem foi Vivienne Westwood?

estilista Vivienne Westwood segurando uma xícara de chá
Fonte: Cultura Inglesa Festival/Divulgação

A estilista britânica faleceu em dezembro de 2022, aos 81 anos. Ela ficou conhecida como uma das pioneiras do estilo punk na moda. Além disso, foi uma das maiores defensoras de um mercado fashion mais justo, promovendo importantes ações sustentáveis.

Ela não apenas conquistou o título de Dama do Império Britânico, mas também um imenso respeito e reconhecimento global, que a transformou em um ícone da moda e inspiração para diversos estilistas.

Sobre a celebração

Então, para reverenciar a história e o legado da estilista, o CIF promove uma homenagem inédita em sua programação.

Com a participação da historiadora, criadora de conteúdo, modelo e influencer de moda La Robertita e a atriz, cantora e roteirista Clarice Falcão, o Centro Cultural de São Paulo será palco, no dia 9 de junho, de uma performance com o propósito de apresentar diferentes fases da carreira de Vivienne Westwood.

Fonte: Instagram @culturainglesafestival

A dramaturgia preparada pela roteirista Vana Medeiros foi construída a partir de uma seleção de entrevistas realizada com a estilista em vários momentos de sua vida.

Dessa forma, os acontecimentos serão apresentados através de uma conversa fictícia entre uma jornalista de moda, interpretada por La Robertita, e Vivienne Westwood, que será vivida por Clarice Falcão. Ademais, o evento tem direção artística de Natalia Mallo, uma das curadoras do Cultura Inglesa Festival.

A ideia do projeto é dar ainda mais visibilidade à estilista no Brasil, destacando sua importância e apresentando sua trajetória no mundo da moda, que foi marcada pela transgressão, típica do movimento punk, da qual fez parte nos anos 70.

A dramaturgia aborda também questões comportamentais da estilista e seu processo criativo, isto é, dos vestidos emblemáticos às jaquetas de couro, passando pelas peças presas por alfinetes e camisetas rasgadas, elementos que estão presentes até hoje.

Quem vai participar do evento?

A dramaturgia foi preparada por Vana Medeiros. Antes de mais nada, ela é dramaturga, diretora teatral e roteirista, escreveu, com Djin Sganzerla, o longa “Mulher Oceano” (2020), filmado entre o Rio de Janeiro e Tóquio, que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Cine-PE 2020. Assina ainda o curta “Polaris” (2019), filmado entre Brasil e Suécia.

Ademais, ela representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017). É autora de “A Morte da Estrela: Lembre de Mim” (2022) e criadora do Serie_Lab Festival.

Vivienne Westwood será interpretada por Clarice Falcão. Atriz, cantora e roteirista, bem como a criadora da série “A Eleita” (Prime Video, 2022). Estrelou a série “Shippados” (Globoplay) e o seu próprio especial na Netflix, o “Especial do Ano Todo”.

Intérprete de Vivienne Westwood, Clarice Falcão
Fonte: Cultura Inglesa Festival/Divulgação

Além disso, ela também atuou em séries dos canais GNT, FOX e TBS e na novela “A Favorita” (TV Globo). No cinema, protagonizou os longas-metragens “Desculpe o Transtorno” e “Eu Não Faço A Menor Idéia Do Que Eu Tô Fazendo Da Minha Vida” (Matheus Souza). Na Internet, foi uma das fundadoras do canal do Youtube Porta dos Fundos.

Prestes a lançar seu 4º disco, Clarice já fez turnês nacionais e internacionais e participou em trilhas de cinema. Por outro lado, a jornalista de moda que irá conversar com Vivienne Westwood na dramaturgia será vivida por La Robertita, historiadora, criadora de conteúdo, modelo e influencer.

Foto preta e branca de La Robertita.
Fonte: Cultura Inglesa Festival/Divulgação

Como assistir à celebração de Vivienne Westwood?

A entrada para a atração “Vivienne” é gratuita. No entanto, apenas 70% dos ingressos serão disponibilizados para reserva online, através do site do Centro Cultural São Paulo, clicando aqui, a partir do dia 06 (terça-feira).

Em contrapartida, os outros 30% dos tickets serão disponibilizados também a partir da mesma data, na bilheteria física do CCSP, que fica na Rua Vergueiro, 1.000, no bairro Paraíso, em São Paulo.

  • Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho – Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, São Paulo
  • Data: 9 de junho
  • Horário: 21 horas
  • Duração: 1h
  • Classificação: Livre
  • Entrada: Gratuita
  • Acessibilidade: Libras

Sobre o Cultura Inglesa Festival (CIF)

O Cultura Inglesa Festival é um evento organizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo com o fim de promover democraticamente e de forma acessível atividades culturais, artísticas e educativas relacionadas à língua inglesa e à cultura britânica a um público amplo e diverso.

banner do 26º Cultura Inglesa Festival, com foto de mulher negra com fone de ouvido
Fonte: Instagram @culturainglesaoficial

Sobretudo, o festival se destaca pelo seu viés sociocultural refletido na gratuidade, acessibilidade e diversidade presente em sua programação, além de desempenhar um papel relevante na diplomacia cultural entre Brasil e Reino Unido e na valorização da cultura brasileira em sua capacidade de dialogar com outras culturas, linguagens e estéticas.

Em 2023, o CIF chega à sua 26ª edição consolidando o formato híbrido inaugurado um ano antes. Isto é, com eventos presenciais, e conteúdo exibido on demand em plataforma digital exclusivamente concebida para o festival.

Sobre a Cultura Inglesa

Com quase 90 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição voltada para o ensino do idioma inglês.

Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas desde que anunciou a unificação de suas operações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Do mesmo modo, na ocasião, a Cultura Inglesa também ampliou sua presença no ensino online com a plataforma Hyper English.

Com a conclusão da integração das operações, a instituição somará 122 unidades espalhadas pelo país.

A Cultura Inglesa propõe uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos oferecidos no formato presencial e remoto. Com aulas ao vivo pela Internet, além de oferecer um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.

  • Por fim, não deixe de conferir nossa página de Moda para saber de todos os eventos, tendências e dicas do mundo fashion.


Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias