Looks em xadrez vichy

Xadrez vichy: dicas para usar estampa clássica com ar fashion + 10 looks de inspiração

O xadrez vichy é uma estampa clássica e marcante, que pede por alguns cuidados na hora de criar composições para não escorregar na elegância

Compartilhe

A maneira como nos vestimos diz muito sobre nós. Se você está em busca de algo que não sai de moda e que causa grande impacto visual, já considerou o xadrez vichy? A estampa pode marcar presença tanto em roupas de calor quanto de frio, sem complicação alguma. Basta tomar alguns cuidados para acertar em cheio e garantir um resultado estiloso.

O Fashion Bubbles preparou um artigo especial sobre o assunto. Contamos um pouco sobre a história do recurso fashion e ainda selecionamos dicas para ajudar em composições certeiras para o seu dia a dia. Também escolhemos 10 fotos para servir de inspiração. E aí, preparada para se jogar na proposta e atualizar seu guarda-roupa?

O que é o xadrez vichy?

Opção de xadrez vichy
Com toda a certeza, o xadrez vichy chama atenção e traz estilo. Fonte: Amissima @amissimaoficial

O xadrez vichy é aquele com duas cores e efeito quadriculado, estilo “toalha de piquenique”. Era largamente produzido na cidade francesa de Vichy, no início do século passado, por isso o nome.

Mas não foi criado lá. Trata-se de uma adaptação inglesa para o guingão, um tecido simples de algodão tingido, importado para a Europa no século XVII com listras coloridas.

A musa francesa Brigitte Bardot foi uma das grandes responsáveis pelo sucesso da estampa, nos anos 50. Usava-a em saias estilo New Look, da Dior, e a incluiu até no vestido de casamento com o ator Jacques Charrier.

Opção de xadrez vichy
Vestido em estampa vichy traz leveza ao visual, por exemplo. Fonte: Instagram @flaviasurian

Como combinar xadrez vichy?

Com toda a certeza, o xadrez vichy é marcante. Por isso, pede atenção na hora de criar as combinações para não escorregar na elegância.

A maneira mais fácil é usar a estampa com peças básicas e em cores neutras, como branca, preta e azul-marinho. Também vale vestir algo liso em uma das cores do quadriculado, por exemplo, rosa ou vermelho. Ou criar contrastes de tonalidades, como amarelo com roxo e verde com azul.

Quer ousar mais? Pode misturar com outras padronagens, como listras e floral. Use o bom senso e faça do espelho seu melhor amigo. O importante é que você se sinta bonita e confiante! Gostou do resultado? Então, está pronta para sair de casa e arrasar!

Opção de xadrez vichy
Blusa ciganinha em xadrez vichy com calça jeans, só para exemplificar. Fonte: Instagram @loja_rosa_vermelha
Opção de xadrez vichy
O xadrez em preto e branco contrasta com a blusa vermelha, com toda a certeza. Fonte: Instagram @larybalieiro
Opção de xadrez vichy
A cor rosa da estampa aparece na frase da camiseta com o intuito de acertar em cheio. Fonte: Instagram @lojadonare
Opção de xadrez vichy
Look em cores neutras com chapéu vichy em azul e branco, só para exemplificar. Fonte: Instagram @saynalovers

Relacionadas

Como usar xadrez vichy?

O xadrez vichy pode aparecer em peças únicas, como vestidos e macacões, com grande destaque. Também vale em blusas, saias, shorts, jaquetas, casacos, coletes e acessórios.

Que tal fazer um exercício fashion em frente ao espelho? Separe peças variadas e tente combiná-las de maneiras diferentes da que está acostumada. Você pode se surpreender positivamente com os resultados e ainda tonar o seu guarda-roupa mais versátil.

O que acha de um casaco em estampa rosa finalizando uma roupa preta para os dias de inverno? Ou um look todo vermelho com uma saia quadriculada?

Outra sugestão é um vestido leve vichy contrastando com o ar despojado de um tênis branco. Ou com o pesado de uma bota de couro.

Se prefere uma abordagem mais sutil, opte por acessórios em vichy, como lenços, bolsas ou sapatos. Eles podem adicionar um toque elegante ao seu visual, sem serem dominantes.

Teste contraste de estilos e texturas, sobreposições… Permita-se soltar a criatividade e identificar o que realmente conversa com seu jeito de ser.

Opção de xadrez vichy
Decerto, peças neutras facilitam na hora de combinar com o xadrez. Fonte: Instagram @foxydancingfashionista
Opção de xadrez vichy
Contraste entre a leveza do vestido e o ar pesado da bota, por exemplo. Fonte: Instagram @sanfemoda
Opção de xadrez vichy
Preto e branco formam uma combinação clássica na moda. Fonte: Instagram @helainecarvalhomodas
Opção de xadrez vichy
O que acha do xadrez vichy em um vestido tipo blazer? Fonte: Instagram @mariajoao_modas__

Xadrez vichy: conclusão

Como vimos anteriormente, o xadrez vichy é aquele quadriculado, típico de toalhas de piquenique. Pode ser transportado para looks estilosos, desde que combine com seu estilo pessoal. Aparece em vestidos, macacões, blusas, casacos, lenços, chapéus, saias, calçados, bolsas… Deixe a sua criatividade solta e permita-se testar!

E se você ama acompanhar o que acontece no mundo fashion, não pode deixar de conferir a nossa página de Moda. Lá, você encontra muitas dicas e fotos para servir de inspiração.

Revisado e atualizado por Patricia Zwipp

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias