mesas de Páscoa
·

Mesas de Páscoa – Ideias de decoração e dicas de como receber sem dor de cabeça

Está na dúvida de como decorar mesas de Páscoa? Então, veja dicas de especialista para preparar a casa e receber bem!

Compartilhe

 O feriado da Páscoa é o momento em que as famílias se reúnem para comemorar e, geralmente, escolhem um mesmo local para a ocasião. Para que tudo corra bem, o ideal é cuidar dos detalhes com antecedência, evitando surpresas desagradáveis.

Com o objetivo de ajudar na organização, confira o passo a passo desenvolvido por Vera Corradi, Personal Organizer e instrutora da OZ! Organize Sua Vida, empresa especializada em organização pessoal, profissional e familiar. Além disso, inspire-se com fotos e vídeos de mesas postas de Páscoa!

Como decorar a mesa para a Páscoa?

mesa de Páscoa azul e amarela
Fonte: Instagram @frokenturkos

Em primeiro lugar, é necessário decidir a paleta de cores da sua mesa posta. Na Páscoa, os tons mais comuns são os pastel: principalmente rosa, azul, verde, assim como amarelo. Afinal, eles remetem a doces, alimentos muito consumidos nessa época!

decoração em tons pastel
Fonte: Instagram @frokenturkos

mesa decorada em azul e amarelo
Fonte: Instagram @frokenturkos

Paleta definida? Em seguida, é a hora de escolher a base da decoração: você vai usar toalha? Jogo americano? Ou ainda os dois sobrepostos? Então, posicione também os pratos, copos, talheres e outros utensílios necessários para a refeição.

mesa de Páscoa cinza
Fonte: Instagram @diana_banya

Com toda a certeza, é uma boa ideia apostar em detalhes que remetam à Páscoa para complementar a decoração. Enfeites de coelhos, cenouras e ovos são ótimas pedidas!

decoração com pratos de coelho
Fonte: Instagram @luxesociety

sousplat de coelho e cenouras
Fonte: Instagram @mesasyrecetas

A influenciadora Thássia Naves, por exemplo, compartilhou em seu Instagram uma mesa posta montada com pratos ovais e com pintura de coelho:

https://www.instagram.com/reel/CcGjxFTAexR/?utm_source=ig_web_copy_link

Sem dúvida, fazer dobras diferentes nos guardanapos é outra forma de deixar as mesas de Páscoa ainda mais especiais! Então, confira no vídeo do canal Mesa, família e amor 6 modelos de dobradura para se inspirar:

Por fim, vale finalizar sua mesa com arranjos: use flores naturais ou artificiais, seguindo a sua paleta de cores.

mesas de Páscoa com arranjo de flores
Fonte: Instagram @annieglass

mesas de Páscoa coloridas
Fonte: Instagram @specialtouches_homedecor_gifts

Além disso, veja o passo a passo do canal Dica da Ka e monte sua própria decoração de Páscoa!

Dicas de preparação para o almoço de Páscoa

1 – Em primeiro lugar, confirme a lista de convidados (adultos e crianças). Em seguida, escolha o cardápio para o almoço, certificando-se de que ele atende ao gosto e restrições de todos.

2 – Então, relacione os itens necessários para o cardápio em duas colunas: perecíveis e não perecíveis. Os da primeira coluna devem ser comprados na véspera, mas os da segunda podem ser adquiridos com antecedência (como enfeites comemorativos, guardanapos, toalhas, louças, copos e talheres extras).

3 – Prepare a casa para a recepção, começando pela limpeza geral e trocas de cortinas, tapetes e toalhas, principalmente dos banheiros, da cozinha e da sala de jantar.

4 – Deixe os ingredientes semipreparados na véspera a fim de evitar sobrecarga de trabalho no dia. Ou seja: faça tudo o que puder ser feito antes. Nesse período, lave todas as louças, panelas e utensílios usados na preparação para que nada acumule. Além disso, mantenha a cozinha limpa e organizada.

pascoa 22222
índice222

 

Dia “P”

1 – Tudo sob controle – Já que tudo foi preparado com antecedência, apenas será necessário lavar as louças utilizadas na recepção.

2 Todos juntos – Recepcione os convidados e sirva o almoço apenas depois que todos já estiverem presentes.

3 Relaxe – Não é conveniente ficar arrumando as louças e a casa com a presença das visitas. Algumas famílias gostam de participar auxiliando a anfitriã, mas caso isso não aconteça, tudo bem! Então, retire somente as louças, recolha os alimentos e acomode tudo na cozinha da melhor forma possível.

mesas de pascoa5
mesas de páscoa1

 

Pós-almoço:

1 Pré-lavagem – A organização na hora de lavar as louças diminui muito o tempo de lavagem. Por isso, comece higienizando-as com um papel toalha.

2 – Separação da louça – Coloque os talheres em um reservatório com água e detergente. Em outro, separe as travessas, baixelas e panelas com resíduos difíceis de serem removidos, colocando tudo em água fervente com um pouco de detergente e deixando agir enquanto lava as demais louças.

3 – Sequência para lavagem – Os copos devem ser os primeiros a serem lavados para evitar acidentes com vidro. Estenda um pano de prato sobre a mesa e, ao lavar os copos, coloque-os para escorrer. Os próximos serão os talheres e em seguida os pratos. Seque e guarde todas as anteriores.

4 Gordura no final – Por último, já com a pia vazia, lave as baixelas e panelas. Elas contêm uma quantidade grande de gordura e será preciso espaço na pia para finalizar o trabalho.

Seguindo essa sequência, a cozinha estará limpa e organizada em questão de minutos!

Mesas decoradas para Páscoa

Geralmente as mesas de Páscoa são decoradas com tons mais suaves e são usados elementos como folhas, chocolates, coelhinhos, jarros decorados com cenouras, ovos  e flores.

Doces, MMs e jujubas também podem deixar a mesa mais divertida!

Agora veja fotos com ideias para decoração e passo a passo de como fazer guardanapo em forma de coelho em dobradura com tecido ou papel.

Roberta Fanucchi, designer de interiores, paisagista e proprietária da loja Casa Vostra, juntamente com sua equipe, criou duas mesas decoradas para a Páscoa, com inspirações para deixar a data cheia de magia – Mesas de Páscoa

Mesas de Páscoa

Veja mais fotos de mesas decoradas para a Páscoa

mesa de páscoa

Mesas de Páscoa

ideias para mesa de páscoa

Cores suaves e coelhinhos costumam ser usados na hora de decorar a mesa para Páscoa

brunch de páscoa
mesa pa´scoa1
mesa de páscoa444 - Cópia

O coelho está entre os símbolos mais populares da páscoa

Mesas decoradas para páscoa

Vídeos com passo a passo

Veja mais ideias de decoração para a Páscoa

 

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias