Acompanhamento para churrasco: 32 receitas para se deliciar

Pratos para acompanhar o churrasco faz toda a diferença na hora de fazer uma reunião familiar ou entre amigos

O acompanhamento para churrasco faz toda a diferença na hora de fazer uma reunião familiar ou entre amigos.

Em geral, a carne é o ingrediente principal, mas os demais alimentos fazem com que a refeição fique mais saborosa e agradável.

Alguns deles combinam de tal forma, que deixam o churrasco ainda mais delicioso e, com o sabor mais enfatizado.

Assim, para montar uma mesa completa, você pode optar por diferentes tipos de saladas, maioneses, molhos, pães, entre outros.

São muitas as opções que podem ser usadas, basta que você escolha as suas favoritas e use a imaginação para combiná-las.

Mas se você está precisando de uma forcinha para saber qual é o melhor acompanhamento para churrasco, continue lendo esse texto que está cheio de ideias legais.

 

 

Farofa como acompanhamento para churrasco

 

 

A farofa é um dos clássicos da mesa de acompanhamento para churrasco, pois ela combina com vários outros ingredientes e, ajuda a deixar a carne mais saborosa.

Para quem é fã de feijão, a farofa também é um excelente ingrediente para dar um sabor todo especial ao prato. Então veja algumas opções.

 

 

Farofa de soja crocante

 

Farofa de soja. Fonte: beautynailhairsalons

 

 

A proteína de soja é um dos principais ingredientes usados como fonte de proteína, sobretudo quando se fala em cardápio vegetariano.

Então, se você quer uma receita diferente e que possa ser consumida por todos, inclusive vegetarianos, essa é uma excelente opção.

Essa é uma receita que realmente pode surpreender até mesmo aos paladares mais exigentes e, possui uma textura incrível e crocante.

 

 

Farofa com ovo e bacon

 

 

Muita gente adora dar um toque especial nas receitas utilizando o bacon como ingrediente. Por isso, a combinação de farinha com ovo e bacon é um dos clássicos das receitas de churrasco.

De preparo bastante simples e com ingredientes baratos e fáceis de encontrar, essa farofa é o acompanhamento para churrasco perfeito!

O passo a passo dessa receita maravilhosa, você encontra no Tudo Receitas.

 

 

Farofa de cenoura

 

 

 

 

A farofa de cenoura é mais uma opção que agrada bastante as pessoas. Inclusive, para deixar a receita mais saudável, você pode utilizar quantidades de cenoura maiores do que a quantidade de farofa.

Assim, com o tempero certo, é possível elaborar um acompanhamento nutritivo, leve e saboroso.

 

 

Farofa de cebola como acompanhamento para churrasco

 

 

Farofa de cebola. Fonte: espacolunar

 

 

Para quem adora alimentos saborosos, adicionar cebola na farofa é uma excelente opção, visto que esse ingrediente ajuda a ressaltar o sabor.

Uma dica essencial nesse caso é que a cebola fique bem dourada, para que libere o sabor e o espalhe por toda a farofa.

 

 

  • Veja também: Pasta chips: como fazer o salgadinho de macarrão que viralizou no TikTok

 

 

Farofa de maçã como acompanhamento para churrasco

 

 

A combinação de ingredientes salgados e doces é outra opção para deixar a sua mesa ainda mais saborosa.

Por isso, colocar maçã na farofa é uma alternativa que costuma agradar muita gente. Experimente usar bastante tempero e outros ingredientes, como a uva passa, por exemplo. Isso vai deixar o prato ainda mais especial.

 

 

Farofa de banana

 

 

 

 

 

Banana, farinha de mandioca e manteiga podem ser os ingredientes certos para o acompanhamento para churrasco mais delicioso.

Então para quem gosta de acrescentar ingredientes doces aos pratos predominantemente salgados, essa é uma boa escolha. Você nem precisa de muitos temperos, uma pitada de sal basta.

 

 

Farofa integral

 

 

 

 

Muita gente vê a farofa como uma vilã das dietas, mas ela pode ser feita de maneira mais saudável.

Experimente então usar ingredientes como farelo de aveia, cenoura, ovo, azeite, uva passa e alguns temperos. Ela fica deliciosa, saudável e tem menos calorias do que a versão original.

 

 

 

 

Farofa de calabresa como acompanhamento para churrasco

 

 

A farofa de calabresa é mais um dos clássicos dos churrascos, pois é uma opção saborosa e que agrada muito quem adora carne.

Essa farofa fica com um gostinho realmente delicioso e não dá trabalho para ser preparada, você pode encontrar uma receita super fácil no TudoGostoso.

 

 

Opções de maionese para o churrasco

 

 

A maionese é mais um entre os pratos mais característicos quando se fala em churrasco. Apesar de haver uma receita base, os ingredientes adicionados podem variar um pouco, dando características únicas ao preparo. Veja algumas ideias.

 

 

Maionese de batata

 

 

Maionese de batata. Fonte:  blogtudogostoso

 

 

A maionese de batata é uma variação bem simplificada da maionese comum. Assim, você só precisa de batata, maionese, salsinha, sal e um pouco de creme de leite.

Se você está em busca de algo simples e saboroso, essa é uma boa opção.

 

 

Maionese vegana de batata e cenoura

 

 

Se você tem convidados veganos, ou alérgicos, esse é o prato certo para a mesa de acompanhamento para churrasco.

Assim, você pode usar uma maionese vegana pronta e incrementá-la com temperos, leite de castanhas e os legumes que desejar.

A receita detalhada você encontra no Presunto Vegetariano.

 

 

Maionese de batata e alho-poró

 

 

Uma receita simples com sabor intenso e especial? Então a dica é preparar uma maionese com batata e alho-poró.

Esse vegetal serve como tempero e deixa um sabor diferente e muito especial no preparo. Experimente e surpreenda os seus convidados.

 

 

 

Maionese de batata com ovos como acompanhamento para churrasco

 

 

 

 

Tudo o que você vai precisar são batatas, ovos, maionese e os temperos que preferir. Então poderá preparar essa variação da maionese que faz a alegria das crianças e dos adultos.

Os ovos deixam um sabor especial e ainda contribuem para deixar a maionese mais nutritiva.

 

 

Maionese de mandioquinha

 

 

Você já pensou em usar mandioquinha no lugar da batata comum e então preparar uma receita mais adocicada e com resultado diferenciado.

Essa é uma receita que agrada aos vegetarianos também e, que casa muito bem com o sabor da carne, para aqueles que a consomem.

No site da Nestlé, certamente, você encontra a receita com todos os ingredientes necessários e o passo a passo.

 

 

Salpicão vegano como acompanhamento para churrasco

 

Salpicão vegano. Fonte: casas Pedro

 

 

O famoso salpicão é um dos clássicos da mesa de acompanhamento para churrasco. Mas o que você acha que elaborar a versão vegana e surpreender os seus convidados?

Aqui o frango é substituído por carne de jaca e, são adicionados ingredientes como legumes, frutas e os temperos que você desejar para dar sabor ao prato.

 

  • Confira também: Banana-da-terra: benefícios, receitas e principais usos da casca

 

 

Salpicão de frango

 

 

 

 

Agora sim a receita original muito usada em churrascos e refeições de maneira geral. Aqui a lista de ingredientes é maior, pois o salpicão leva legumes, frutas e o frango.

Apesar disso, o processo de preparo é simples e não vai te dar muito trabalho. Se você quiser, pode diminuir a lista de ingredientes, usando apenas frango, cenoura e maçãs misturados na maionese.

 

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre gastronomia direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Melhores molhos para usar como acompanhamento para churrasco

 

 

Se você é fã de carne, precisa conhecer os molhos que podem fazer parte da lista de acompanhamento para churrasco e que vão deixar as refeições mais saborosas.

 

Related Post

 

Molho Barbecue

 

 

Molho barbecue. Fonte: tudogostoso

 

 

Esse é o molho mais comuns nos churrascos dos norte-americanos, mas está cada vez mais comum aqui no Brasil também.

Você pode encontrar facilmente versões prontas em supermercados ou, pode também preparar a sua receita, de maneira simples e rápida.

 

 

Maionese verde

 

 

 

 

Mesmo com esse nome, essa receita é de um molho verde preparado com miolos de pão que deixam a textura mais encorpada e agradável.

Aqui, o sabor fica por conta da dupla cebolinha e alho, que combinam muito bem com carnes e também com pães ou torradas.

 

 

Molho de alho é um dos favoritos

 

 

Você já deve ter percebido que o alho é um dos melhores ingredientes para se combinar com carnes. Justamente por isso o ingrediente está sempre presente nas mesas de churrasco.

Se você fizer o molho mais fininho, os seus convidados poderão apreciá-lo juntamente com a carne, ou também sobre saladas.

Nesse sentido, encontre a receita desse molho delicioso no site A Casa Encantada.

 

 

Molho de hortelã e gergelim

 

 

Você está em busca de uma receita de molho que seja mais saudável e ao mesmo tempo saborosa.

Ela pode ser preparada usando-se apenas ingredientes de origem vegetal e, assim será muito adequada para o público vegetariano também.

 

 

Molho de mel e mostarda

 

 

Mostarda, mel, limão e pimenta são os ingredientes principais desse molho delicioso que pode ser apreciado tanto com salada quanto com a própria carne.

Esse molho costuma fazer muito sucesso como acompanhamento para churrasco e pode te ajudar a surpreender os seus convidados.

 

 

Molho chimichurri

 

 

Molho chimichurri. Fonte: tudogostoso

 

 

Alho, orégano, pimenta, azeite, vinagre e especiarias. São esses os ingredientes principais desse delicioso molho que vai deixar a sua reunião com amigos e familiares muito mais gostosa.

O preparo desse molho é extremamente simples, bastando misturar os ingredientes para obter o resultado perfeito.

 

 

Inclua saladas entre as opções de acompanhamento para churrasco

 

 

As saladas devem fazer parte da mesa de acompanhamento para churrasco, uma vez que elas são leves, saudáveis e auxiliam no processo de digestão.

Mas existem inúmeras combinações de ingredientes, o que torna o processo de escolha difícil. Então veja algumas opções.

 

 

Salada de folhas e cogumelos

 

 

As folhas verdes são ótimos ingredientes para deixar o churrasco mais leve, saudável e para contribuir com o processo e digestão.

Experimente colocar folhas verdes de vários tipos, incluir cogumelos e até algumas fatias de carne, se você quiser.

 

 

Vinagrete não pode faltar

 

 

 

 

O vinagrete é um clássico dos churrascos e não pode ficar de fora da lista de acompanhamentos.

Mas o preparo é muito simples, bastando picar tomates e cebolas e, adicionar um pouco de vinagre a eles.

O tomate é um dos ingredientes que mais combina com a carne e, por isso é provável que o vinagrete acabe bem rapidinho.

 

 

Salada mix especial como acompanhamento para churrasco

 

 

 

Mix de folhas. Fonte: saboresajinomoto

 

 

Se você quer dar um toque especial à salada da mesa de acompanhamento para churrasco, experimente fazer uma salada mix com vários ingredientes deliciosos.

Tente misturar ingredientes de cores diferentes para dar um toque especial. Folhas verdes, roxas, azeitonas, pepino, bacon, tomates e manjericão são alguns dos ingredientes que podem ser usados.

 

 

Salada roxa como acompanhamento para churrasco

 

 

Além de alimentos saborosos, você pode brincar com as cores quando pensar em acompanhamento para churrasco.

Nessa salada você pode colocar ingredientes coloridos, como repolho roxo, manga, cenoura e, ainda usar temperos especiais para conferir sabor ao preparo.

Se você quer ressaltar o tom roxo da salada, pode usar repolho roxo e beterraba. O resultado é magnífico!

Assim, para uma receita refrescante, acesse o site do Blog da Mimis.

 

 

Salada de couve-flor com brócolis

 

 

A salada de brócolis com couve-flor é saborosa e nutritiva. O preparo também é simples, bastando refogar os ingredientes e usar os temperos que você mais gosta.

Os ingredientes combinam com carnes, outros legumes e, também com arroz e feijão.

 

 

Salada com tomate cereja

 

 

 

 

Fazer uma salada com tomate cereja é muito simples, mas fica com um aspecto bonito e sabor delicioso.

Você pode deixar o preparo ainda mais especial acrescentando cebola roxa, cebolinha e outros temperos de que gosta. Uma das vantagens do preparo é que ele é muito rápido.

 

 

Mais alguns acompanhamentos para churrasco

 

 

Além dos acompanhamentos para churrasco que já foram citados anteriormente, existem ainda muitos outros que você deve incluir na sua lista de itens. Veja quais são eles a seguir.

 

 

Pão de alho como acompanhamento para churrasco

 

 

Pão de alho. Fonte: sabornamesa

 

 

O pão de alho faz o maior sucesso nos churrascos, não é mesmo? Tem gente que gosta mais desse alimento do que da carne propriamente dita.

Além disso, o alho é um dos ingredientes que mais combinam com a carne e, também com alimentos como arroz, saladas, entre outros.

E se você quiser deixar a receita ainda mais especial, pode tentar acrescentar queijo. Você vai surpreender os seus convidados com essa opção.

 

 

Não deixe faltar o arroz

 

 

É quase impossível fazer um bom churrasco e não incluir o arroz como acompanhamento, não é mesmo?

O arroz branco pode ser a escolha ideal para você. Sendo assim, com preparo super simples e rápido, esse é um prato barato que precisa estar no seu evento ou reunião.

 

 

Arroz colorido

 

 

Se você não quer deixar o arroz de fora mas quer um resultado mais bonito e saboroso, que tal apostar em uma receita de arroz colorido?

Então experimente incluir ingredientes como cenoura, ervilha, tomate, milho e até mesmo linguiça no arroz comum.

Para facilitar sua receita, veja o passo a passo no site TudoGostoso.

 

 

Mandioca cozida como acompanhamento para churrasco

 

 

A mandioca cozida casa perfeitamente com a carne e, por isso está entre os melhores acompanhamentos para churrasco.

Além disso, ela é muito fácil de preparar. Você só precisa ter a paciência de cozinhar bem para que ela fique macia.

Assim, experimente colocar um pouco de cebolinha e você verá que delícia de acompanhamento!

 

 

Batata assada como acompanhamento para churrasco

 

 

 

 

Você quer arrasar nas opções de acompanhamento e não quer perder tempo e nem gastar muito dinheiro?

Então cozinhe algumas batatas e tempere bem elas. Então você pode escolher se quer servir quente ou fria.

 

 

Conclusão

 

 

No Brasil o churrasco faz parte das comemorações da maioria das pessoas. Mas muitas vezes é difícil escolher os alimentos ideais para acompanhar a carne.

Agora, com todas essas sugestões de acompanhamento para churrasco, basta você escolher os seus favoritos.

Handreza Hayran: Handreza Hayran é pernambucana e adora descobrir os segredos do mundo, pois acredita na fonte inesgotável da sabedoria. Atualmente é redatora nos sites Mil Dicas de Mãe, Portal do Dog e editora do site Foco e Fama

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais