Montagem com fotos de uma abóbora e uma criança fantasiada de fantasma

Que dia é o Halloween 2022?

Um dos feriados mais esperados do ano está chegando! Venha descobrir que dia é comemorado o Halloween, ou Dia das Bruxas!

Compartilhe

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma das festas mais esperadas no Brasil. Apesar se sua tradição ser extremamente forte em países como Estados Unidos e Canadá, muitos brasileiros adotaram o feriado.

A maioria das pessoas passa um bom tempo esperando para ver as fantasias, decorações de festas e utilizar o famoso bordão “gostosuras ou travessuras”.

O que é Halloween e como surgiu?

O Halloween surgiu como um festival e fazia parte do calendário celta irlandês chamado de Samhain, em que se acreditava no retorno dos mortos à Terra.

Abóboras de Halloween
Fonte: Internet

Além do festival ser dedicado aos mortos, também era celebrada a passagem do verão para o outono.

Durante essa época, os celtas colocavam fogueiras e lanternas em suas vilas para iluminar o caminho dos mortos. 

Entretanto, eles também pensavam que a presença desses espíritos facilitava as previsões dos druidas e sacerdotes.

Durante a comemoração, as pessoas usavam trajes geralmente constituídos por cabeças de animais e peles. Durante os ritos, eles falavam sobre o futuro por meio de artes divinatórias.

Quando a comemoração chegava ao fim, eles “reacendiam” seus corações com esperanças. Assim sendo, pediam à fogueira sagrada para ajudar a protegê-los durante o próximo inverno.

Que dia é o Halloween?

Criança fantasiada de fantasma com chapéu de bruxa segurando balde de abóbora
Fonte: Internet

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é comemorado anualmente em 31 de outubro. 

Da onde surgiu o nome Halloween?

Abóboras de Halloween
Fonte: Getty Images

O termo “Halloween” vem da expressão inglesa “All Hallow’s Eve”. “Véspera de Todos os Santos”, em português. O nome surgiu por cauda da data, comemorada um dia antes do feriado de 1º de novembro.

O Halloween no Brasil

Abóboras de Halloween
Fonte: Getty Images

Apesar de ser considerado uma tradição tipicamente norte-americana, o Halloween se tornou popular no Brasil por estar presente em filmes e séries de TV.

Entretanto, algumas pessoas são contra a adoção da festividade no país. Alguns alegam que o Brasil é rico em cultura popular para adotar uma cultura estrangeira.

A polêmica resultou na criação do Dia do Saci, a partir do decreto-lei nº 2.762/2003.

Está animado para o Halloween deste ano? Ainda não sabe a sua fantasia ou qual maquiagem fazer? Não se preocupe! O Fashion Bubbles está aqui para ajudar! Desse modo, acompanhe o artigo Halloween e não perca as atualizações!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias