Alexander Petrov – Beleza e inspiração em pinturas animadas

O Alexander Petrov é um cineasta de animação russo que desenvolve filmes pintando-os a óleo, com os dedos, sobre vidro, quadro por quadro, num estilo…

Compartilhe

alexander-petrov2.jpg

O Alexander Petrov é um cineasta de animação russo que desenvolve filmes pintando-os a óleo, com os dedos, sobre vidro, quadro por quadro, num estilo que lembra o Impressionismo.

“Alexander Petrov começou sua carreira em animação em 1981. As referências literárias são uma constante em seus filmes. Seu primeiro filme “Cow” (1988), explora o relacionamento entre um menino e a vaca adorada por sua família baseado na história do escritor soviético Andrei Platonov.

Seu próximo filme, “The Dream of a Ridicolous Man” (1992), conta a história de um personagem que desesperado para encontrar respostas para algumas das mais importantes questões comete suicídio, versão de uma história de F. Dostoievski.
“The Mermaid” (1996), foi seu terceiro filme. Mas foi com seu filme “The Old Man and the Sea” (1999) que Alexander Petrov ganha notoriedade mundial vencendo o

Oscar de melhor curta de animação em 2000. O filme é uma homenagem a Ernest Hemingway. Neste último trabalho Alexander Petrov atinge o apse de sua primorosa técnica. Cada fotograma de animação é uma linda pintura feita com dedos e pincéis em uma placa de vidro. A produção ficou por conta da “Production Pascal Blais Animation” de Montreal.

Este filme demorou cerca de dois anos para ser finalizado gastando cerca 29.000 fotogramas pintados. Cada pintura era rigorosa e exaustivamente trabalhada por Petrov até chegar a um resultado que ele aprovasse. O que caracteriza, perfeccionismo de sua arte.”

Filmografia
1996 – 1999 “Old Man and the Sea”
1994 – 1996 “The Mermaid”
1990 – 1992 “The Dream of a Ridiculous Man”
1987 – 1988 “The Cow”

Leia matéria completa e saiba mais sobre animação no site EBA – UFMG.

Veja entrevista com o diretor russo no UOL Cinema.

Veja mais trabalhos de Alexander Petrov no Youtube.

“Animação Independente refere-se a um esquema de trabalho no qual o artista procura ter um controle mais pessoal da obra, dedicando-se a uma experimentação com técnica alternativas de animação tais como animação direta na película, de areia, com carvão, pixilation, stop-motion, com recortes, com tintas, etc.

A Animação Independente tomou impulso real após a Segunda Guerra Mundial, apesar dos diversos trabalhos que podem ser citados no período anterior à guerra. Nos anos 60, os animadores, especialmente os do National Film Board of Canada e do Zagreb Studio (Iugoslávia), já dominavam a premiação do Oscar substituindo os então decadentes estúdios americanos.

Leia matéria completa e saiba mais sobre animação no site EBA – UFMG.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem é o participante favorito?

Entramos no top 15 do BBB 24, e muitas pessoas já possuem seus participantes favoritos no jogo. Qual dos brothers você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias