Clássicos da Moda – Óculos Ray Ban

222

- Continue depois da Publicidade -

Nos anos 20, após a Primeira Guerra Mundial, a indústria de aviões, que primava pela construção de aeronaves modernas e capazes de alcançar altitudes impressionantes para a época, crescia de forma constante. Os pilotos eram prejudicados pela claridade excessiva do sol sobre as nuvens e sofriam distorções visuais.

A força aérea dos Estados Unidos encomendou a Baush & Lomb (empresa ótica americana fundada em 1849), lentes especiais para combater os danos criados pelos raios UV. Foram cerca de dez anos de pesquisas, mas finalmente foram criadas as lentes verdes de cristal especial capaz de refletir e bloquear um alto nível de luz solar, além de proteger contra os raios ultravioletas e infravermelhos.

O design foi inspirado nas primeiras máscaras criadas para pilotos de avião.  Foi batizado como Anti-Glare Aviator e somente em 1937 passou a ser chamado de Ray Ban (do inglês Ray-Banner ou Raios Banidos), ganhou armação dourada e as ruas do mundo inteiro. Mas foi através do cinema que o Ray Ban obteve grande sucesso. Carregado de estilo, traz uma sensação de liberdade, independência e audácia.

Desde 1999, a marca pertence à empresa italiana Luxottica Group Spa. Além do modelo Aviator, o Wayfarers também atingiu grande sucesso, graças a eterna bonequinha de luxo, Audrey Hapburn.

Sylvester Satallone – O Cobra          /          Audrey Hapburn – Breakfast at Tiffany´s

Nova Campanha da Ray Ban – Never Hide

Ray Ban Icons – Os óculos que foram “sensação” nos anos 1970.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

VÍdeo da Campanha Never Hide

Vídeo da Campanha Vimpires – Década de 1990

Short Film para a campanha Never Hide

Os modelos

“Durante toda sua história a marca RAY-BAN lançou modelos que se tornaram verdadeiros sucessos de mercado e ditaram tendências no mundo da moda. Entre eles, além dos clássicos AVIATOR e WAYFARER (com armações plásticas) estão o SHOOTER (óculos com lentes verdes ou amarelas com armações mais grossas e largas) lançado em 1938; SMALL METAL (versão reduzida e colorida do Aviator); OUTDOORSMAN (muito semelhante ao modelo Shooter); CARAVAN (com formas quadradas); GRADIENT SILVER MIRROR (com lentes espelhadas em degrade); coleção SKI & SPORTS COLLECTION (composta por dois modelos de óculos e lentes para prática de esportes como ski e montanhismo) introduzida na década de 60; AMBERMATIC (que possibilitava a troca de lentes para adequar-se as mais diferentes condições climáticas); WINGS (um modelo unisex definido como aerodinâmico e revolucionário) introduzido na década de 80; STREET NEAT (modelo semelhante ao WINGS com cores mais vivas e brilhantes); e o sistema DiamondHard Scratch-Protection (uma película que recobria a lente tornando-a 10 vezes mais resistente).

“Leia mais no site  Marcas Poderosas.

Leia matéria Óculos de sol – cuidados e recomendações!, onde explica como escolher o óculos ideal para sua saúde.

Leia, também, outros Clássicos da Moda em:Clássicos da Moda – Polo Lacoste, A Camisa Branca – Clássicos da Moda, Clássicos da Moda – All Star, O Terninho – Clássicos da Moda e O Pretinho Básico – Clássicos da Moda.

Fonte – Enciclopédia da Moda, Wikipédia, VilaEquilíbrio, Marcas Poderosas.

Por Leonize Maurilio

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também