Ivanildo Nunes e a sofisticação artesanal – Grandes estilistas brasileiros

Conheça o trabalho consciente e deslumbrante de Ivanildo Nunes: a alta-costura brasileira que busca valorizar o artesanato ancestral.

- Continue depois da Publicidade -

Contando já com algumas décadas de trabalho, o estilista Ivanildo Nunes construiu uma carreira de muito sucesso dentro da moda de luxo – e não apenas no Brasil! Afinal, no setor da alta-costura, o designer tem conquistado seguidores ao redor do mundo. Em seguida, conheça os seus modelos de sonho.

 

Quem é Ivanildo Nunes?

 

 

Retrato de Ivanildo Nunes posando sorrindo sentado a desenhar em um papel
Ivanildo Nunes. Crédito: @evebutterfly. Fonte: @ivanildonunesoficial

 

Ivanildo Nunes é um estilista cearense que  ficou conhecido por luxuosos vestidos de festa, idealizados a partir do uso criativo do artesanato do Ceará, em especial da renda richelieu. Seu trabalho promove o resgate e valorização das rendeiras e de suas técnicas ancestrais.

Natural de Tutóia, interior do Maranhão, Ivanildo Nunes se mudou aos 11 anos para Fortaleza, no Ceará.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

vestido de festa artesanal Ivanildo Nunes
Ivanildo Nunes e seus vestidos sonhos, trabalhados em rendas artesanais. Fonte: @ivanildonunesoficial

 

A trajetória de Ivanildo Nunes

 

- Continue depois da Publicidade -

Como muitos outros estilistas, a relação do brasileiro Ivanildo Nunes com a moda começou ainda cedo. Quando muito jovem, aos 13 anos, ele começou a criar vestidos de bonecas para que a mãe os vendesse.

Acima de tudo, essa é uma história de superação. Mas, além disso, é a história de alguém que pôde contar com apoio no seio familiar.

Como Ivanildo contou: “Primeiro eu queria parabenizar minha mãe. Que em 1985 não sentiu preconceito em ver um filho fazendo vestidos para bonecas. Ela comprava bonecas parecidas com a barbie. Eram imitações. Não tinham cabelo. Eu colocava cabelos nas bonecas e as vestia com roupas de festa e o trabalho de vender ficava por conta da minha mãe. Minha história começa aí”.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

vestido de noiva com renda artesanal do Ceará Ivanildo Nunes
Ivanildo Nunes e seus vestidos sonhos, trabalhados em rendas artesanais. Fonte: @ivanildonunesoficial

 

 

Empreendedorismo na moda

 

Nunes começou a empreender com a confecção de moda praia ainda muito jovem, aos 17 anos, também no Ceará. Foi nesse negócio, no qual ficou por 15 anos, que ele começou a usar técnicas de artesanato local na criação de peças.

Em 2005 ele retornou à sua cidade natal, Tutóia-MA . Lá, inovou em um primeiro desfile ao usar a fibra de buriti em vestidos de luxo. Desde então, a sua carreira tomou corpo e apenas evoluiu.

 

O estilista Ivanildo Nunes no centro da foto posando rodeado de modelos trajando vestidos de noiva brancos feitos com rendas e outras técnicas
Evento “O Povo Noivas”, em 2016. Crédito: Anderson de Deus. Fonte Facebook Ivanildo Nunes

 

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Você também pode gostar!

Dragão Fashion Brasil (DFB) e as semanas de moda

 

 

Logo depois, em 2006, Ivanildo participou do Dragão Fashion Brasil (DFB), o concurso de novos talentos que veio a se consolidar como um dos maiores da América Latina. Desde então, vieram muitos outros eventos.  Dentre eles, por exemplo, desfiles na Feira Nacional da Indústria Têxtil (FENIT), na Sinditextil e na Casa de Criadores em São Paulo.

Além de um estilo sofisticado e um acabamento singular, o seu trabalho explora algumas das riquezas culturais do Brasil: a renda de bilro, Richelieu e renascença, além do bordado e do croché.

Ivanildo é formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, também concluiu uma pós-graduado em Criação e Desenvolvimento de Produto de Moda.

 

 

Duas modelos posando contra uma parede com vestidos de festa em tons de laranja e azul do estilista Ivanildo Nunes
Modelos da coleção DFB Festival 2020. Crédito: @hugodigenario / @widemodels. Fonte: @ivanildonunesoficial

 

 

Apesar de ter trabalhado com outras propostas, como, por exemplo, a moda praia, foi nos vestidos de gala e de noiva que o estilista se lançou no Brasil e no mundo. Antes de mais nada, a sua maior inovação foi a união de técnicas de artesanato com a moda de luxo.

Desse modo, Ivanildo Nunes se mantem no setor da alta-costura por o considerar um trabalho de arte. Afinal, cada peça é única e feita com total atenção– e com muito menos restrições de orçamento!

Seja como for, uma das suas grandes questões foi e segue sendo a moda sustentável e a valorização do artesanato tradicional cearense.

 

 

O Ivanildo Nunes posando ao lado da Miss Ceará 2019, trajando um vestido amarelo do estilista
Ivanildo ao lado de Luana Lobo, Miss Ceará 2019. Fonte: marciatravessoni.com.br

 

 

O Artesanato

 

 

Foto em preto e branco do estilista Ivanildo Nunes a segurar nas mãos uma renda preta ao lado de uma artesã e uma máquina de costura
Comunidade Rechilier Flores do Campo. Fonte: Facebook Ivanildo Nunes

 

 

Em primeiro lugar, o estilista se preocupa em não só explorar, mas mostrar e dar luz a todo o processo de confecção das suas peças. Nesse sentido, ele ajuda a criar oportunidades dignas de trabalho aos artesãos das comunidades que dominam as técnicas empregadas.

Ou seja, a sua posição no setor de luxo ajuda a dar visibilidade ao círculo de produção de técnicas tradicionais. Assim, elas passam a receber uma leitura mais atual e são alçadas ao mais alto nível.

Como resultado, o seu trabalho traz não só formas inovadoras e peças de alta qualidade e bom gosto, mas reconhecimento a um capital cultural e histórico do Ceará.

À frente da sua marca homônima há pouco mais de 10 anos, Ivanildo também atua como consultor em outros projetos de moda.

 

 

 

 

  • Conheça a moda consciente e sustentável de Ronaldo Silvestre, um dos grandes estilistas brasileiros da atualidade.

 

 

Quais as técnicas usadas pelo estilista Ivanildo Nunes?

 

 

Entre as técnicas que Ivanildo Nunes incorpora nos seus modelos estão, por exemplo, a renda de bilro, Richelieu, filé, labirinto, renascença, e o crochê. O seu grande feito foi incorporá-las a tecidos muito finos e nobres, como a organza, para formar looks de grande sofisticação.

Nesse sentido, esse tipo de artesanato e seus artesãos se tornaram indissociáveis do próprio trabalho do estilista.

 

 

Várias modelos posando em um desfile com vestidos pretos da coleção Oscar Niemeyer de Ivanildo Nunes
Modelos da Colecão Oscar Niemeyer. Crédito: Anderson De Deus. Fonte: Facebook Ivanildo Nunes

 

 

Assim como vemos na ação de  Ronaldo Silvestre, o objetivo de Ivanildo é possibilitar que esses artistas tenham na sua arte a sua fonte de renda. Claro, isso de uma forma justa e com a devida valorização.

As peças criadas por Ivanildo Nunes são feitas em colaboração com diversos artesãos, que produzem partes distintas a serem depois unidas. Em outras palavras, os vestidos passam por inúmeros processos até virarem a obra de arte final. Um trabalho que pode levar meses!

Além disso, o estilista também participa de projetos sociais. Por exemplo, em parceria com órgãos como o Ceart, o Coelce e o Sebrae, ministra oficinas e cursos de artesanato e moda.

 

Desfile do estilista Ivanildo Nunes em Paris

 

 

maravilhoso vestido de renda artesanal Ivanildo Nunes
Modelo com o vestido “Catedral”, de Ivanildo Nunes em desfile e diplomação em Paris. Crédito: @davidcapibaribe. Fonte: @ivanildonunesoficial

 

 

O seu estilo singular lhe rendeu notoriedade, e com ele o título de estilista oficial do concurso Miss Ceará e Miss Brasil nos anos 2018 e 2019.

Além disso, em 2019 Ivanildo Nunes foi condecorado pela Divine Académie Française des Arts Lettres e Culture de Paris, na França. O motivo foi o reconhecimento pelo seu trabalho em favor do artesanato local e dos artesãos cearenses.

Sem dúvida, esse resultado tão expressivo é fruto tanto da mente criativa do estilista como do trabalho meticuloso dos artesãos envolvidos.

 

  • Em seguida, aproveite e veja looks de outro grande estilista brasileiro da alta-costura, Vitor Zerbinato.

 

Foto da parte superior de uma modelo posando com um vestido dourado de Ivanildo Nunes
Modelo de Ivanildo Nunes. Crédito: @evebutterfly. Fonte: @ivanildonunesoficial

 

 

A principal novidade do seu trabalho, e a que imprime um caráter singular às suas coleções, é o uso inovador dos materiais e técnicas. Ou seja, a fusão de um acabamento fino e de tecidos de alta qualidade com as rendas e crochês cearenses fez surgir uma moda de destaque internacional. Afinal, o resultado é mesmo incrível!

Além disso, Ivanildo foi então o único designer brasileiro a ser prestigiado por essa academia francesa. Na terra de Coco Channel, Christian Dior e muitos dos mais renomados nomes da alta-costura, essa foi uma grande conquista.

A homenagem foi seguida por um desfile de Ivanildo Nunes, que teve como ponto alto o vestido “Catedral”.

 

 

Modelo posando em Paris, de costas, com o vestido Catedral de Ivanildo Nunes, com Notre Dame ao fundo
Modelo com o vestido “Catedral”, de Ivanildo Nunes. Crédito: @davidcapibaribe. Fonte: @ivanildonunesoficial

 

 

  • Em seguida, veja aqui a conversa da nossa editora chefe Denise Pitta com o estilista Ivanildo Nunes contando sobre sua trajetória e desafios.

 

 

 

A Moda pós-pandemia

 

 

Com a crise sanitária mundial, Ivanildo Nunes aposta que o setor da moda tem se adaptado e seguirá a mudar. Afinal, apesar de a fast fashion dominar o mundo, as pessoas têm consumido com mais consciência e propósito.

Nesse sentido, a moda deixa de ser vista como item descartável para ser tida como bem cultural e identitário. O seu trabalho está nesse nicho, ainda que, todavia, as suas peças não sejam para qualquer bolso.

Seja como for, o seu desejo é mesmo que as suas criações sejam vistas como peças de arte. Acima de tudo, é usando o ambiente digital que o estilista pode dar ainda mais voz aos artesãos e aos seus projetos.

 

 

 

 

Por fim, veja também:

 

Modelo posando em pé com um vestido de festa de renda roxo de Ivanildo Nunes em um fundo escuro com
Modelo com vestido de Ivanildo Nunes. Crédito: @davidcapibaribe. Fonte: Facebook Ivanildo Nunes

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes