007 – Os ternos de James Bond e curiosidades sobre seus atores

Em homenagem aos 50 anos  da mais bem sucedida série cinematográfica, 007, segue uma aventura pela história dos ternos masculinos ao longo das 5 décadas do agente mais estiloso do cinema

Desde o primeiro filme, lá em 1962, James Bond é referência de estilo para os homens que buscam uma elegância clássica. Ternos, smokings e até mesmo as roupas mais casuais que vestiram os seis atores que já interpretaram o agente 007 – Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig – viraram desejo de consumo dos homens que almejam se vestir bem.

Sean Connery, o primeiro James Bond do cinema, vestiu um terno simples, que ficou conhecido como “Conduit Cut”, mais ajustado na cintura e com dois botões. A intenção era criar o look de um homem bem vestido, mas que não se destacasse na multidão como um ícone fashion.

Com a chegada de George Lazenbye 1979, o segundo 007, o estilo do agente foi repaginado. A ideia era fazer um James Bond mais fashion e com outros tipos de roupa, além dos ternos. Jaquetas esportivas, blazers e blusões foram inseridos no figurino. O clássico terno Conduit Cut também foi revisitado e aparece com lapelas mais largas e bolsos com abas. A cartela de cores foi renovada – o agente chega a usar um terno branco, algo nunca imaginado na era Connery. Depois, com o retorno de Sean Connery, o estilo de James Bond permaneceu mais fashionista.

Em 1973 chega Roger Moore, o terceiro agente da série de filmes. Com a mudança, surgiu a necessidade de distanciar o personagem de Moore daquele vivido por Sean Connery. O terno Conduit Cut foi dispensado para dar espaço à moda dos anos 70, o que trouxe muitos looks em tons de marrom para 007. Os ternos, em geral, foram pouco usados nessa época – o personagem aparecia muito mais com calças e jaquetas esportivas.

Já na era de Timothy Dalton, o quarto James Bond em 1987, os ternos aparecem mais simples e em tons mais discretos. O corte é mais solto e atlético, um reflexo do estilo da época, no final dos anos 80. Todo o charme estava no modo que Dalton usava o terno, com a camisa levemente aberta e a impressão de que a gravata havia se perdido, num clima de “sexta casual”.

Com um novo 007 em 1985, Pierce Brosnan, há também um trabalho muito mais focado no figurino de James Bond. Quem assume esse trabalho é Lindy Hemming, que chamou a atenção dos produtores com sua tese da faculdade, uma pesquisa sobre as roupas de 007.

Logo de cara Lindy já se depara com um desafio: por conta das cenas de ação, era preciso ter muitas e muitas cópias de cada terno de James Bond. Com agenda e orçamento apertados, seria impossível um alfaiate atender a esse pedido. É aí que entra em cena a marca italiana Brioni, que se propôs a doar cinquenta ternos para a produção. Em troca, queria apenas o privilégio de ter seu nome nos créditos. A partir dessa parceria, James Bond vestiu os ternos da Brioni por 15 anos. O modelo mais barato da grife fundada em Roma no ano de 1945 custa cerca de 4 mil euros, ou R$12.500,00, sendo que os melhores paletós, forrados com pele de chinchila, podem custar 40 mil euros.

Fonte: Bond Lifestyle

Related Post

Daniel Craig

Craig alcançou fama internacional em 2006 ao ser escolhido como o sexto ator para interpretar James Bond no cinema, substituindo Pierce Brosnan. Sua estreia no papel em Casino Royale foi muito elogiada pela crítica, conseguindo uma indicação ao BAFTA Award, além de se tornar o filme de maior arrecadação da franquia. A sequência Quantum of Solace veio dois anos depois, e o terceiro filme, Skyfall, foi lançado em 2012.


O estilo de Daniel Craig como James Bond. Fotos: 74fdc e Don’t Walk Naked

Sean Connery

Sean Connery foi o primeiro 007. Na pele do agente James Bond no filme Contra o Satânico Dr. No em 1962, ele inaugurou a mais bem sucedida e longeva série cinematográfica, que em 2013 completou 50 anos, e da qual Connery fez seis filmes oficiais, marcando o personagem de maneira definitiva.

Em 1971, depois de 007 Os Diamantes são Eternos, Connery deixou o personagem (ao menos por doze anos, já que voltaria a ele em 1983, no filme 007 Nunca Diga Nunca Outra Vez, uma refilmagem de 007 Contra a Chantagem Atômica, feita numa produção de menor qualidade e com um Connery já envelhecido e que se revelou um fracasso de crítica e de bilheteria.


Sean Connery como James Bond na década de 60. Foto: Obvious Mag


Sean Connery, o primeiro James Bond do cinema, vestiu um terno simples, que ficou conhecido como “Conduit Cut”, mais ajustado na cintura e com dois botões


A intenção do figurino do 007 era criar o look de um homem bem vestido, mas que não se destacasse na multidão como um ícone fashion

George Lazenby

Antes de ser James Bond, Lazenby era um vendedor de carros, que fazia serviços ocasionais como modelo, tendo sido ainda conhecido como nadador profissional. Suas experiências como ator se resumiram a uma aparição num obscuro longa-metragem italiano desconhecido, além de algumas aparições rápidas em comerciais de televisão.

Lazenby foi escolhido para ser 007 após um encontro ocasional na rua com o produtor Albert R. Broccoli, que o convidou para fazer um entrevista e testes de cena. Após desentendimentos mútuos e o resultado baixo da bilheteria, o contraro que deveria ser de sete filmes foi rompido.

 


Looks de James Bond com George Lazenby. Fotos: Face Punch


Terno de James Bond com George Lazenby. Fotos: James Bond Brasil

Roger Moore

Roger Moore, britânico, interpretou o agente secreto James Bond por sete vezes no cinema de 1973 à 1985 . Moore havia sido cogitado pelos produtores da série de 007 para encarnar o papel do agente secreto antes de Connery. Contudo, por questões contratuais com uma série de tv, não pôde assumir o papel, adiando sua entrada na série alguns anos.


Roger Moore como James Bond – cheio de estilo com gravata borboleta. Foto: Blah Cultural


Looks de James Bond com Roger Moore. Fotos: Filmes e Games e Funzine


Roger Moore como James Bond com terno xadrez. Ele interpretou o agente de 1973 à 1985. Foto: Classik

Timothy Dalton


Timothy Dalton como James Bond – terno com camisa aberta e sem gravata. Foto: Wikia


Ternos de James Bond – Timothy Dalton. Fotos: Elo Universal e Tout le Cine


Terno James Bond – Timothy Dalton. Foto: Bold Black

Pierce Brosnan


A elegância de Pierce Brosnan como James Bond entre 1995 e 2002. Foto: Style Way


Looks de 007 com Pierce Brosnan. Fotos: James Bond Lifestyle e Foolz


Pierce Brosnan e os ternos de 007. Fotos: Fashion Memoir e Alpha Society

James Bond, agente 007

 

Por Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala: Paulistana criadora de conteúdo, em jornalismo e marketing digital, há mais de 13 anos.
Posts Relacionados