História da Moda – A evolução do workwear feminino no século XX

36

Ao longo do século XX as mulheres foram, aos poucos, conquistando diversas vitórias. Hoje, quando colocamos uma saia e uma regata para trabalhar nos dias quentes, não conseguimos nem imaginar como era para as moças que antes não podiam usar nem uma calça para ir trabalhar.

O site Mashable reuniu uma série de fotos originais desde 1899 que mostram um pouco como era essa realidade para elas. As imagens passam pelos vestidos com aros, as saias longas – que foram vagarosamente diminuindo de tamanho, assim como o comprimento das mangas.

As fotos mostram uma moda mais prática, aplicada no dia-a-dia da mulher, um pouco diferente dos estereótipos de cada década com que estamos acostumados a ver em desfiles, editoriais e revistas de moda do passado – mas mantém as principais características.

Confira:

1899

A imagem é datada pelo calendário na parede. Por mais que possa não ser um escritório de verdade, as mulheres britânicas vitorianas de classe média foram empregadas em escritórios no final dos anos 1800.

1911

Mulheres em Londres em trabalho voluntário. Todas elas de cabelos longos, mas presos em coques baixos. A maioria delas com camisas brancas e saias longas – é possível observar que duas delas usam gravatas.

1917

Escritório na Inglaterra, quando as mulheres assumiram o trabalho enquanto os homens lutavam na Primeira Guerra Mundial. Os cabelos continuam presos, mas as camisas já aparecem mais ajustadas. Também é notável que as saias já diminuíram um pouco de tamanho, deixando algumas canelas à mostra.

1920

Mulheres trabalhando no correio britânico durante a época de natal. Nas duas mulheres da frente, uma usa um cardigan e um colar de pérolas, a outra veste um vestido listrado, um indício de que as estampas já começam a aparecer mais.

1932

Mulheres trabalhando com formulários para a conversão de empréstimos de guerra na Inglaterra. Enquanto algumas ainda mantêm os cabelos presos, outras já mostram os fios mais curtos. Outras também já usam blusas sem mangas.

1930 / 1942

À esquerda, uma secretária americana, de cabelos curtos, toda de preto e camisa com leve transparência. À direita, mulheres trabalhando com uma grande variedade de blusas e estampas, muitas de manga curta.

1948 / 1950

À esquerda, Eileen Ford e seu marido atendendo telefonemas da Ford Modeling Agency em Nova York. Ela tem cabelos bem curtos, usa um vestido preto e está descalça. À direita, uma foto publicada no “Picture Post” com a legenda: “Uma mulher usando um vestido preto de seda de Brenner com renda nas mangas, colo e barra, o que não é realmente adequado para o escritório”.

1950

Mulher sendo entrevistada para um emprego em uma agência de fotografia de Keystone. Ela usa os cabelos presos e uma saia xadrez por baixo do sobretudo.

1956

Mulheres em horário de almoço na Califórnia. Os looks são formais e as cores, conservadoras. Os cabelos são curtos e comportados – e elas parecem não dispensar uma meia-calça.

1955 / 1957

Você também pode gostar!

À esquerda, mulheres trabalhando em Londres. As nucas já ficam à mostra e elas parecem mais à vontade para usar acessórios, como lenços, brincos e broches. À direta, mulher com cabelo bem curtinho, toda de preto e de gola alta.

1960

Secretária americana com cabelo chanel escovado, top azul sem manga e saia xadrez também azul.

1968

Nesse escritório de administração de Yorkshire as mulheres já apostam em cores mais vibrantes, entre algumas que ainda investem nos tons pastel. O estilo dos cabelos já varia bastante também, vários escovados e com bastante volume, um look característico dos anos 60.

1970

Um centro de operações em Miami. Aqui já é possível ver looks mais casuais, como o top listrado e os cardigans pendurados nas cadeiras. A mulher do meio usa um cabelo mais solto e natural.

1970 / 1974

À esquerda, a mulher revela o comprimento do vestido acima do joelhoe cabelo super escovado. À direita, as mulheres mantêm os cabelos volumosos e apostam nas estampas.

1975 / 1979

À esquerda, mulher usa uma calça ampla e cardigan com lapela. O cabelo é super produzido e ela não abre mão dos acessórios. À direita, Margaret Tatcher durante sua campanha eleitoral, de blazer e camisa com laço. O cabelo também é bastante produzido.

1980 / 1982

À esquerda, mulher em Boston trabalha com look mais casual e cabelo natural. À direita, o cabelo também aparece mais descontraído, com camisa de manga dobrada e saia de tweed.

1987

Diane Von Furstenberg em seu estúdio. A maquiagem é forte, os brincos são grandes, assim como as pulseiras. O look é todo preto.

1989

Em escritório londrino, o look dessa mulher já é bem colorido, com blazer verde a top amarelo. O cabelo é curto e usado de forma mais natural.

1996

Mulher trabalhando com terno amplo e listrado, cabelos longos, soltos e naturais.

1999

Em um call center alemão, mulher usa top bem ajustado, com leve decote, estampa floral e babados nas mangas. O cabelo é curto e natural.

1999

No mesmo call center, outra mulher com um look bem mais despojado: jaqueta jeans pendurada na cadeira e baby look preta de manga curta que revela uma tatuagem. O cabelo tem luzes e está preso displicentemente.

você pode gostar também