História e cultura de moda, por que estudar? Confira 5 motivos fundamentais

Saiba caminhos para aprofundar o conhecimento e expertise em moda e sua trajetória até os dias atuais.

1.058

História e cultura de moda – Antes de mais nada, vamos começar nossa conversa deixando claro que a MODA sem dúvida, é uma MANIFESTAÇÃO HISTÓRICA.

Primeiramente, se você quer saber sobre uma determinada época e como as pessoas se relacionavam nela, seus valores e crenças, procure por uma revista ou livro de moda. Certamente terá um acervo imenso de referências e pistas para pensar cada período da trajetória da humanidade em diferentes contextos.

Veja também a Moda do amanhã, com 10 caminhos para percorrer.

Por que estudar história e cultura de moda?

 

Investigar, conhecer e se aprofundar nos ensinamentos sobre história e cultura de moda é mergulhar em uma imensidão de recursos visuais, de comportamento e simbolismos presentes em suas expressões.

Nesse sentido, é possível afirmar que os acontecimentos da moda são norteadores de uma cultura muito mais ampla e repleta de sentido.

Por isso que se aprofundar nos caminhos que fizeram da moda como ela é hoje, permite entender mais sobre suas vertentes, sobre o consumo de moda. Desta forma,  permite aperfeiçoar as estratégias de branding, criação e concepção de campanhas de moda, por exemplo.

Em outras palavras, ter expertise numa área requer conhecimento transdisciplinar que, sem dúvida, nos diferencia de outros profissionais e nos projeta um degrau acima na nossa atuação profissional.

Confira também O que são tendências e como investigá-las.

 

Os motivos fundamentais

 

Juntamente com esse pensamento, elenquei abaixo alguns PORQUÊS que deixam evidente a importância em ESTUDAR HISTÓRIA E CULTURA DE MODA.  Assim como, sua relevância para a atuação de profissionais das áreas de moda, estilo, imagem, publicidade, entre outros.

Vamos aos 5 motivos fundamentais para estudar história e cultura da moda:

1. Em primeiro lugar, a moda é um fenômeno histórico-sócio-cultural que manifesta valores, hábitos, usos, costumes de um determinado período. Nesse sentido, entender a dinâmica da moda, permite compreender suas expressões atuais.

2. Do mesmo modo, a história aborda o passado para entender o presente e planejar o futuro. Logo, ela nos ajuda a entender e criar estratégias para o agora.

Você também pode gostar!

3. Assim como, a história e cultura da moda influência e dá sentido aos gostos, rituais de aparência e desejos de consumo. Por isso, compreenda-la é criar um diferencial e valor profundo ao seu trabalho criativo, de branding, de  consultoria e de vendas.

4. Justamente por isso, que conhecer história e cultura de moda permite ter maior repertório CULTURAL e VISUAL, o que gera embasamento argumentativo para vender melhor, criar melhor, consultorar e orientar melhor.

5. Contudo, diante do exposto, é importante saber que toda concepção que temos sobre as linguagens das roupas, possuem uma origem histórica-cultural.  Por exemplo, quando elegemos um estilo como clássico ou despojado, sofisticado ou simplório, formal ou informal são categorias simbólicas criadas a partir de contextos específicos que foram ressignificados em diferentes momentos. Assim, conhecer a trajetória histórica e cultural da moda é muito importante.

CONCORDA? Diz nos comentários o que achou!

Veja também: Linho, história e significado.

Se interessa em aprofundar seu conhecimento cultura de moda?

 

A professora Carol Siq, doutora na área e com mais de 15 anos de experiência em moda está com vagas abertas para o CURSO online e ao vivo sobre a HISTÓRIA E CULTURA DA MODA CONTEMPORÂNEA.

O curso será de 09 a 30 de setembro, com duração de 12 horas em que serão abordados 220 anos de moda. E AINDA, a professora promete fazer você mergulhar na história dos acontecimentos da moda contemporânea, do século XIX ao XXI, e entender melhor como as manifestações de cada período influenciaram e influenciam valores, crenças, gostos, estéticas e rituais culturais que vivemos ainda hoje.

E mais, as inscrições com desconto especial para o cupom FASHIONBUBBLES estão abertas.

É só acessar o link da bio do @share.siq e saber mais.

Saiba mais sobre Carol Siq

Carol Siq, professora universitária e de cursos livres e, mentora de negócios de moda.  Possui experiência de mais 15 anos no mercado de moda, com expertise em consumo, branding, tendências e cultura/história da moda.

Na área acadêmica é doutora em História pela UEM, na linha de pesquisa: História, Cultura e Narrativas, com estudo sobre a Moda brasileira no século XXI. Mestra em Ciências Sociais pela UNIOESTE, na linha de pesquisa: Cultura, Fronteiras e Identidades. Pós-Graduada em Moda: Criatividade, Gestão e Comunicação e Graduada em Moda pela UEM.

É autora do livro “Linguagem visual”; organizadora/autora do livro “História, Moda e Meios de comunicação”(2018); e autora do capítulo: A influência da mídia de moda e a identidade de modelos negras” do livro: Indumentária e moda: caminhos diversos (2014).

É vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em História, Moda e Cultura (La-Moda – CNPQ/UEM).

MAIS SOBRE: @share.siq

https://www.instagram.com/p/CDtpx3XBL_A/?utm_source=ig_web_copy_link

você pode gostar também