Lingerie: Conheça um pouco da história da roupa de baixo que agora só quer aparecer

  De Vilã à Mocinha: A Saga da Lingerie A moda sempre impôs seu estilo à beleza e vice-versa. Até o início do século XX, a mulher sofreu…

Compartilhe

 

De Vilã à Mocinha: A Saga da Lingerie


A moda sempre impôs seu estilo à beleza e vice-versa. Até o início do século XX, a mulher sofreu muito em nome dos padrões estéticos. Os espartilhos, usados por mais de quatrocentos anos para afinar a cintura eram desconfortáveis e causavam problemas à saúde. O sutiã, ao contrário da função que exerce hoje, deixar o corpo da mulher mais bonito e sexy, era usado para achatar os seios e empurrá-los para baixo.

Foto: reprodução

Espartilho

Foto: reprodução

Silhueta em S – 1900

Foto: reprodução

Lingerie – 1920

     Na década de 60, as feministas queimaram sutiãs em praça pública para expressar a necessidade de mudança do papel da mulher na sociedade, iniciando o período em que prevalecia a imagem da mulher masculinizada, necessária para a entrada no mercado de trabalho.

As roupas que a tornavam invisível sexualmente, acentuando, em vez disso, a sua competência profissional, dominaram os anos 80. Mas, nesta mesma época, com o inicio do culto ao corpo e a influência da cantora Madonna, que recriou a moda-fetiche usando em seus shows roupas altamente sensuais, iniciava-se um movimento de modificação da relação feminina com a lingerie.

A mulher ideal deveria ter êxito profissional e pessoal, ter o corpo bonito, mas não poderia deixar de lado a sensualidade e o erotismo. E é esta a idéia que prevalece no século XXI, as mulheres progrediram socialmente e profissionalmente, tornaram-se cada vez mais independentes e respeitadas, e de símbolo da opressão feminina, o sutiã tornou-se item indispensável para a sedução e beleza.

Foto: reprodução

Foto Madonna com sutiã cone

     Atento às necessidades da mulher moderna, as confecções de lingerie investiram no desenvolvimento e design de tecidos. A evolução tecnológica possibilitou o surgimento de novos materiais e já estão disponíveis no mercado calcinhas aromáticas, anti-celulite, que diminuem a barriga ou que levantam o bumbum, e sutiãs que aumentam e modelam os seios. No Brasil, o mercado de lingerie está em plena expansão.

Produção de Moda íntima no Brasil

O Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região reúne mais de 900 empresas de confecção de lingerie, moda praia e fitness, na região serrana do Rio de Janeiro, é um exemplo do sucesso do setor. O faturamento das empresas que formam o Pólo chega a R$ 600 milhões e o volume das exportações não para de crescer: em 2004, foram US$ 4,6 milhões. As peças produzidas no Pólo de Moda Íntima já podem ser encontradas em países como Espanha, Portugal, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos.

O universo das Lingeries também já foi palco de novelas

     A personagem de Claudia Raia na novela “Belíssima” da Globo usa sempre o sutiã como item de destaque no figurino. Como a novela no Brasil reflete e influencia mudanças de comportamento e as lingeries estão cada vez mais bonitas, pode-se prever que esta peça do vestuário dará mais um passo na evolução da sua história na moda nacional.

O Fashion Bubbles nasceu de uma marca de lingeries

A origem do portal Fashion Bubbles foi um blog, Bastidores da Moda, criado por Denise Pitta em janeiro de 2006, que após se formar em moda, resolveu empreender montando uma marca de lingeries chamada Lility, com uma sócia, Giuliana Possato.

No blog, Denise contava suas aventuras na moda, mostrando um pouco do que está por traz do glamour.  Esse blog, depois virou o Fashion Bubbles, nome intitulado pelo sócio na época e irmão Edgard Pitta.

Com o passar dos anos o Fashion Bubbles se transformou em um portal com mais de 10 mil artigos publicados, que vai fazer 15 anos de existência e já teve nesse período mais 110 milhões de visitas.

Encontrei este artigo bem bacana no site http://meninasdamoda.uol.com.br/ que possui um bom conteúdo de moda, com entrevistas, artigos, etc.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai sair; Alane, Bia ou Raquele?

Alane, Beatriz e Raquele estão no Paredão desta semana, e na terça, uma delas vai se despedir da casa! Quem você quer eliminar? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias