Looks com Xadrez Tartan: Conheça história e curiosidades dessa padronagem – Estampas Inverno 2014

998

- Continue depois da Publicidade -

O xadrez não é uma estampa exclusiva do inverno, mas certamente a padronagem é cara da estação – principalmente quando feito nas cores invernais clássicas, como os vermelhos mais fechados.

Para o Inverno 2014 o xadrez da vez é o tartan – aquele xadrez tradicional dos kilts escoceses, composto por linhas de diferentes cores e espessuras. A padronagem já tinha dado as caras no inverno passado, mas de forma bem sutil. Agora a estampa possivelmente será a grande febre da temporada, assim como está sendo no hemisfério norte.

A grande novidade para esta estação é misturar o xadrez com outras estampas e texturas. Pode ser xadrez com xadrez, xadrez com flores. Mas cuidada para não exagerar!

O vermelho ainda é a cor mais explorada no xadrez tartan, mas ele tem aparecido em diversos tons e em diferenciadas cartelas, em combinações mais iluminadas, com bases off-white, ou mais clássicas e fechadas, com bases mais escuras, às vezes até aliado a verdes e azuis.

Assim como praticamente todos os xadrezes, a estampa é democrática e não faz restrições de silhuetas ou situações para seu uso.


Xadrez Tartan – Uma das novidades para 2014 é misturar diferentes padronagens,  no mesmo look. Pode ser xadrez com estampa de bicho, xadrez com xadrez etc.  Bricar com diferentes texturas também é uma boa opção. Mas cuidado para não exagerar!

Influência Celta

Estampas geométricas fazem parte da história humana. Na história da moda ocidental, a origem do xadrez pode ser traçada até a Idade do Ferro (700 –50 a.C.) no Norte da Europa, mas especificamente nos pântanos  da Alemanha  e Dinamarca. Pesquisas arqueológicas escavaram vários sacrifícios humanos, nos quais foi possível identificar as padronagens têxteis das roupas das vítimas. Estas se compunham quase exclusivamente de tecidos com padronagem xadrez em fio de lã, tecido 2X2 cruzado (em forma de losango).

Os pigmentos  de base vegetal davam a cor na lã, naturalmente branca. Um manto encontrado em Thorsberg, Alemanha, comprova uma padronagem xadrez combinando 3 tons de azul; já a roupa de uma jovem de Lønne Hede, Dinamarca, compõe-se de saia e blusa em xadrez azul e vermelho com um barrado em xadrez vermelho e branco. Hoje este xadrez vermelho e branco é conhecido por padronagem “Medevi square” e considerado como a marca registrada do xadrez sueco, assim como a padronagem xadrez branco e preto é conhecido como “Vichy”.

Existe evidência da existência de tartans que datam do século 3 a.C.. Como símbolos dos clãs escoceses, os tartans começaram a ser usados apenas no século XVIII. Diferentes padrões são usados para identificar os clãs. Em 1840, as visitas frequentes da Rainha Vitória a sua propriedade em Balmoral, Escócia, incentivarem a moda de roupas em Tartan.  Após a segunda guerra mundial, kilts e saias de tartã tornaram-se populares.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Escavações arqueológicas, perto de Falkirk descobriram um jarro de terracota com moedas de prata, no qual um pedaço de pano xadrez, nas cores marrom e branca, fora usado como tampa. Referencias à tartans ocorrem em vários documentos, pinturas e ilustrações. Uma carta patente em favor de Hector MacLean of Duart, de 1587, garante a concessão de terras em Islay e detalha o pagamento de 60 ells de tecido nas cores branca, preta e verde (as cores do tartan de caça do clã MacLean of Duart).

Confira abaixo alguns looks para o Inverno 2014 com xadrez tartan:


Looks Inverno 2014 com xadrez tartan.


Camisas com xadrez tartan.


Xadrez tartan aplicado em saias, mini ou lápis.


Xadrez Tartan – Estampas Inverno 2014.


Mix de xadrezes ou tartan aplicado em acessórios.


Xadrez Tartan – Estampas Inverno 2014.


Para o Inverno 2014, o xadrez da vez é o tartan.


Looks Inverno 2014 com xadrez tartan. 


Looks de inverno com xadrez tartan.


Estampas Inverno 2014.


Calça ou saia lápis com a padronagem.

Fotos: Pinterest, We Heart It e Tumblr

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -