Museu Hering promove semana multicultural para celebrar o segundo aniversário

 

No dia 30 de novembro, o Museu Hering completa dois anos de funcionamento e vai comemorar o aniversário promovendo uma semana inteira de eventos multiculturais, abertos ao público. As atrações começam no domingo, 25 de novembro, com a realização do 17º Domingo no Museu e a oficina de decoração natalina com materiais reutilizáveis. No sábado, 1º de dezembro, a programação encerra com atrações de Natal para a comunidade (a partir das 17 horas), culminando com a apresentação da Orquestra de Câmara de Blumenau, às 19 horas.

A Semana de Aniversário terá, ainda, os lançamentos de um livro e do site do Museu, oficinas de moda (customização), palestras e mesas redondas relacionados a moda, cultura e educação (veja programação completa ao final deste release). A gerente de Comunicação Corporativa da Cia Hering, Amélia Malheiros, ressalta que a comemoração de aniversário pretende retratar a proposta multidisciplinar e multicultural do Museu Hering, que desde sua abertura, em 2010, vem se consolidando como um espaço de várias possibilidades, além do resgate e perpetuação da história.

“Nestes dois anos, o Museu Hering recebeu aproximadamente 20 mil visitantes e se consolidou como referência, não apenas sobre o passado, mas da história recente de Blumenau, pela sua modernidade e atualidade. O registro deixado por um visitante em nosso livro de assinaturas define bem a importância deste projeto: este museu é um presente para o futuro”, afirma Amélia.

O acervo da exposição de longa duração “Tempo ao Tempo”, que integra o Museu Hering, traz novas motivações para que se aprecie um patrimônio cultural de forma mais ampla, indo além do histórico e artístico, alcançando a moda e o design, o empreendedorismo e a economia, a indústria e a arquitetura, a publicidade & propaganda, entre outros aspectos.

A gerente de comunicação institucional da Cia Hering e coordenadora do Museu Hering, Amélia Malheiros, mostrou que, dos 20 mil visitantes registrados nestes dois anos, 65% vieram de forma espontânea e 35% através de visitas escolares monitoradas. Quanto à origem, a maioria (41%) era de Blumenau, mas um grande número (37%) veio de outros estados. Amélia fez um resumo dos principais projetos educacionais e de integração, a exemplo do Domingo no Museu, das Oficinas Criativas, atividades com professores, teatros infantis, exposições temporárias, eventos para colaboradores e outras ações fora da casa.

Para 2013, o Museu Hering espera a aprovação de projetos pela Lei de Incentivo à Cultura, com o objetivo de realizar novas ações de formação, preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio relacionado à indústria têxtil e de moda. Além disso, buscará aprovação de projeto para restauro do prédio que abrigou o setor de costura da empresa, construído no início do século XX. A intenção é que este espaço seja a salvaguarda do Arquivo Histórico da Cia Hering. Outras propostas envolvem workshops para estudantes de moda e design e exposições, como contribuição do Museu Hering para novas possibilidades criativas.

Publicação

Alguns destes aspectos estão retratados no livro “Museu Hering: conquistas e possibilidades criativas”, coletânea de artigos assinados por colaboradores do museu. O livro dá sequência ao plano de publicações da instituição, que começou a partir do catálogo “Tempo ao Tempo”, em 2011. Nesta obra, a equipe de profissionais que trabalha cotidianamente com o acervo traz sua visão e interpretações sobre o patrimônio cultural e industrial da Hering, abrindo caminhos para novas ações educativas e expositivas, ao mesmo tempo em que dissemina a experiência do Museu Hering a outros museus e equipes.

O lançamento do livro “Museu Hering: conquistas e possibilidades criativas” faz parte da apresentação das ações de dois anos, que ocorre na segunda-feira (dia 26/11), em dois horários: às 9 horas para jornalistas e autoridades e às 14 horas para a diretoria e lideranças da Cia Hering. Na sexta-feira, dia 30 de novembro, às 18h30 (no Auditório Edith Gaertner da Fundação Cultural de Blumenau), a obra e seu processo de construção coletiva serão temas da palestra da museóloga Marilia Xavier Cury, curadora da exposição “Tempo ao Tempo”, que assina a apresentação do livro.



Enxaimel Type

Outro momento marcante na construção da identidade do Museu Hering será a apresentação do Enxaimel Type, fonte de escrita estilizada, criada especialmente para a instituição e já presente no site do Museo e na obra impressa. A palestra “Enxaimel Type e Multimídias”, ministrada pelos publicitários Vitor Cesar Junior, Jackson Araújo e equipe criativa, aborda a inspiração para a nova tipologia e a sua importância para a identidade visual do Museu. A palestra será na terça-feira, 27 de novembro, às 19 horas. no Auditório do Bloco T da Universidade Regional de Blumenau.

Na quarta-feira, dia 28 (19 horas), uma mesa redonda sobre “A Cadeia Produtiva da Moda”, trará a representante do Ministério da Cultura/Regional Sul, Margarete Costa Morais, para uma abordagem sobre a proposta de contextualizar a criatividade da moda como patrimônio cultural do País. O evento gratuito ocorre no Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes, aberto a profissionais e estudantes das áreas de moda, economia, cultura, história, design, ramos têxtil e de confecções.

Related Post



O Museu Hering

Resgatar, preservar, divulgar e perpetuar a história de uma das marcas de moda mais tradicionais do Brasil é a proposta do Museu Hering. O espaço foi inaugurado em 26 novembro de 2010 e ocupa uma das edificações que compõem o conjunto arquitetônico histórico da unidade matriz da Cia Hering, em Blumenau/SC, uma casa construída no século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.

A exposição permanente “Tempo ao Tempo” integra o acervo do Museu Hering. Os equipamentos, fotografias, indumentárias, amostras, documentos e peças publicitárias contam a saga da família Hering e resumem a origem e a evolução da indústria têxtil em Santa Catarina, da qual a empresa foi uma das pioneiras. Também faz uma reflexão interativa sobre os costumes, os caminhos da moda e a vocação empreendedora dos habitantes do Vale do Itajaí, a partir de 1880 e nas décadas que se seguiram, até a atualidade.

Empreendedorismo, memória do operário e história social do trabalho, história da industrialização e da fabricação da malha no Brasil, história e uso da camiseta, design, moda e arquitetura, publicidade e propaganda são algumas abordagens possíveis a partir do acervo do Museu Hering.

Para isso, o espaço se utiliza de recursos tradicionais (exposição de objetos antigos e painéis expositivos), mas inova com avançadas tecnologias multimídia (terminais touchscreen, visores fotográficos e área de customização).

www.museuhering.com.br

Semana de Aniversário Museu HeringPROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • Dia 25/11 (domingo), às 10 e às 14 horas

Local: Museu Hering
17º Domingo no Museu / Oficina de decoração natalina com materiais reutilizáveis (duas turmas)
* Vagas limitadas / Inscrições pelo telefone (47) 3321-3340 ou museu@hering.com.br

  • Dia 26/11 (segunda-feira), às 9 horas

Local: Museu Hering
Apresentação das ações realizadas no Museu Hering no ano de 2012; lançamento do Livro “Museu Hering: conquistas e possibilidades criativas”; lançamento do site do Museu Hering; lançamento do novo espaço “Criatividade na Moda”.
* Evento para jornalistas e convidados

  • Dia 27/11 (terça-feira), às 19 horas

Local: Auditório do Bloco T da Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Palestra “A nova identidade visual do Museu Hering – um processo de criação colaborativa”, com apresentação do Enxaimel Type, nova tipografia desenvolvida especialmente para a comunicação do Museu Hering. Com o publicitário Vitor Cesar Junior e equipe criativa, de São Paulo.
* Evento voltado para agências, profissionais e estudantes das áreas de design, publicidade e propaganda, história, moda e estilismo, arquitetura, turismo e cultura.
Vagas limitadas / Inscrições pelo telefone (47) 3321-3340

  • Dia 28/11 (quarta-feira), às 19 horas

Local: Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes
Mesa redonda “A Cadeia Produtiva da Moda”, com a participação de Margarete Costa Morais, representante do Ministério da Cultura/Regional Sul
Aberto a profissionais e estudantes das áreas de moda, economia, cultura, história, design, ramos têxtil e de confecções.
* Vagas limitadas / Inscrições pelo telefone (47) 3321-3340 ou museu@hering.com.br

  • Dia: 29/11, às 12h30, 14 e 18 horas

Local: Museu Hering
Oficina Criativa: moda praia em 30 minutos, com três propostas:
•    Das 12h30min às 13 horas: Renove suas rasteirinhas
•    Das 14 horas às 14h30min: Transforme sua saída de praia
•    Das 18 horas às 18h30min: Customize seu biquíni
* Aberto ao publico, com vagas limitadas / Inscrições pelo telefone (47) 3321-3340

  • Dia 29/11, às 19 horas

Local: Museu Hering
I Encontro com profissionais da educação das escolas municipais, estaduais e particulares de Blumenau, com o objetivo de potencializar a parceria entre Museu e Escola, além de discutir as diversas possibilidades educativas de um museu para múltiplas áreas do ensino. Lançamento do livro “A guerra do contestado: um século de vidas e histórias”, de Rosa Maria Tesser.
Evento voltado a professores, coordenadores e diretores das escolas municipais, estaduais e particulares de Blumenau.
Vagas limitadas / Inscrições pelo telefone (47) 3321-3340 (até 23 de novembro)

  • Dia 30/11 (sexta-feira), às 19 horas

Local: Auditório Edith Gaertner da Fundação Cultural de Blumenau
Lançamento do Livro “Museu Hering: Conquistas e Possibilidades Criativas” – com palestra da doutora Marília Xavier Cury, museóloga, professora da Universidade de São Paulo e curadora da exposição permanente Tempo ao Tempo, que integra o acervo do Museu Hering
* Evento voltado a profissionais e estudantes das áreas de história, moda e estilismo, arquitetura, serviço social, turismo e cultura.
Vagas limitadas / Inscrições pelo telefone (47) 3321-3340 (até 23 de novembro)

  • Dia 01/12 (sábado), a partir das 17 horas

Local: Museu Hering
Atrações de Natal para a comunidade e apresentação da Orquestra de Câmara de Blumenau (às 19 horas)
* Evento aberto ao público

Fotos: Charles Steuck

Via Imprensa New Age
Denise Pitta: Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Uma das primeiras blogueiras de moda do país, é idealizadora do Fashion Bubbles, e também CEO do portal que já recebeu mais de 110 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em Janeiro de 2006 e atualmente desenvolve pesquisas de Moda Simbólica, História e Identidade Brasileira na Moda e Inovação. Além de prestar consultoria em novos negócios para Internet. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais